domingo, 28 de fevereiro de 2010

Configuração da Sequência do Boot

Configurar a sequência do boot é de fundamental relevância para os usuários que estão começando a trabalhar com dois sistemas operacionais, por exemplo: Windows e Linux, e que deseja rodar sua versão do Linux direto do CD, e sua máquina não está configurada para que o boot inicie primeiro pelo CD.

Para a realização deste processo, é necessário que o usuário tenha certa experiência na configuração da máquina, principalmente, quanto a configuração de hardware. Dependendo da máquina que você está trabalhando, para trocar a sequência do boot, você terá que pressionar a tecla DEL, F2 ou outra, a qual será listada no momento em que a máquina é ligada, afim de acessar o setup da máquina. Após isso, você terá que usar o teclado, as teclas de navegação, para acessar a opção do boot, e seguir as instruções do setup para alterar a sequência desejada. Abaixo, segue uma breve explicação sobre a Sequência do Boot, que será de ajuda para usuários que estão começando a utilizar essa opção.

Boot Sequence > Durante o processo de boot, o BIOS checa todos os drives disponíveis no sistema, tanto HDs quanto disquetes e até mesmo CD-ROMs. Após sondar para descobrir quais estão disponíveis, o BIOS procura o sistema operacional, passando para ele o controle do sistema. Esta opção permite escolher a seqüência na qual os drives serão checados durante o boot:

A, C : Esta é a opção mais comum. O BIOS irá checar primeiro o drive de disquete à procura de algum sistema operacional e, caso não encontre nada, procurará no disco rígido. Caso você escolha esta opção, jamais poderá deixar um disquete no drive quando for inicializar o sistema, pois, caso contrário, o BIOS tentará sempre dar o boot através dele.

C, A : O disco rígido será checado primeiro, e em seguida o drive de disquete. Selecionando esta opção, o boot demorará algumas frações de segundo a menos e você poderá esquecer disquetes dentro do drive, já que o boot será sempre dado através do disco rígido.

C only : Será checado somente o disco rígido. Quando for necessário dar um boot via disquete, será preciso entrar novamente no Setup e mudar a opção para A, C.

BIOS mais recentes também suportam boot através de um CD-ROM, o qual deverá estar obrigatoriamente ligado numa controladora IDE, pois o BIOS não tem condições de detectar um CD-ROM antigo, ligado em uma placa de som. Neste caso, além das opções de seqüência de boot anteriores, apareceriam opções como “A, C, CD-ROM” ou “CD-ROM, C, A”.

1st Boot, 2nd Boot, 3rd Boot e 4th Boot > Esta opção equivale à anterior, mas é encontrada em BIOS AMI. Basta configurar a ordem da maneira mais conveniente, escolhendo entre drive de disquetes, HD e CD-ROM.

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=cap10-27

Vocês verão que não é algo tão complicado assim de fazer, e que uma vez que você estude, pesquisando em revistas, livros, e principalmente na internet, aprenderão a trocar a sequência do boot, e assim usar o CD com sua versão do Linux. Só lembrando, que este processo só precisa ser configurado apenas uma vez, e que nas outras vezes que você for usar sua máquina, essa configuração, que já foi alterada e salva, permanecerá para uso indefinido, até que você altere novamente, se assim desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário