segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Auto-aprendizagem através de T.I.

É fato, que a tecnologia da informação (T.I.), se tornou indispensável para o meio educacional, devido ao fato de as informações estarem disponíveis em tempo real, através de sites, fóruns, bibliotecas virtuais, blogs. É por isso, que cada vez mais, alunos, professores, pesquisadores, todos, precisam está cada vez mais antenados com o que a tecnologia tem a oferecer, afim de explorar ao máximos os recursos disponíveis na obtenção do conhecimento.
A auto-aprendizagem, é individual, e requer total responsabilidade da parte do estudante, devido ao fato de o mesmo não está sob pressão e ter total autonomia no processo. Para isso, ele precisa desenvolver a capacidade de aprender, independentemente do professor.
Porém, para que este processo possa fluir suavemente, é necessário que o professor desenvolva a capacidade de pensar do aluno, de gerenciar suas atividades e escolher os seus processos de aprendizagem. É fundamental que se construa um senso crítico no aluno em relação ao processo de aprendizagem, afim de que o mesmo possa se adequar as necessidades, e ultrapassar as barreiras que encontrará no seu caminho.
No entanto, a auto-aprendizagem não é algo tão fácil de ser desenvolvido pelo aluno, devido ao fato de o mesmo já vim do ensino médio, com a cultura de apenas receber as informações do professor, sem questionar, e dialogar sobre as mesmas, fato este que gera um enorme choque no aluno ao entrar na graduação.
Portanto, é necessário, uma quebra de paradigma da parte do aluno, ou seja, ele precisa deixar de ser um simples receptor de informações, e passar a ser um pesquisador, que possa selecionar suas fontes de pesquisa, aprender de forma cooperativa, participando de lista de discussões, foruns, e novos ambientes virtuais de aprendizagem.

3 comentários:

  1. TRABALHAR À AUTONOMIA NO APRENDIZADO CREIO QUE É UM DOS FATORES IMPORTANTÍSSIMOS EM TODA JORNADA ACADêMICA, EMBORA SE TENHA VINDO DE UMA CULTURA DEPENDENTE COM RELAÇÃO AO PROFESSOR, PRECISAMOS INTERNALIZAR O SER AUTÔNOMO COMO FORMA DE ALCANÇAR E VIVENCIAR TEMAS E ASSUNTOS RELACIONADOS AO MEIO EM QUE ESTAMOS INSERIDOS OU NÃO E FUTURAMENTE TER BASE NAS DISCURSSÕES E PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS. ENFIM, PRECISAMOS DEIXAR DE PASSIVOS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.

    THIAGO C. DE ALMEIDA
    3° DE ED. FISICA - UNDB

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  2. O aluno que busca conhecimentos através de pesquisas independentes sejam elas em bibliotecas físicas ou virtuais prática sua autonomia e passar a ser um importante contribuinte durante as aulas. Pois, no momento da discussão de determinado assunto ele interage com o professor e os outros alunos, sem falar que as vezes este aluno traz novidades que até mesmo o professor ainda não conhece, pois vivemos um momento em que a cada minuto surge alguma novidade em múltiplas áreas de conhecimento.
    SIMONE J M MORAES
    3º período - ED FÍSICA - UNDB

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  3. Eu trabalho com crianças, e em meio a um papo, é constante eles chegarem com alguma novidade. Mesmo que seje dentro do conteúdo estudado naquele determinado momento, ou não. É realmente necessário, mostrarmos ao individuo seja criança ou adulto, o quanto a opinião, sugestão ou informação dado por ele, foi de grande valia. Isso o estimula ainda mais, o interesse de estar por dentro das mudanças e novidades que surgem no mundo.

    Rosiane Néri

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