domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sistemas: Conceito e Componentes - (Turma: 1º Período - Fundamentos de Sistema de Informação - Noturno - UNDB - 2013.1)


Sistema: conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos
Componentes
Simples: é o que possui poucos elementos ou componentes, e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta.
Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados.
Aberto: interage com seu ambiente, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Fechado: Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.
Estável: é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Dinâmico: é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente.
Adaptável: é o que responde ao ambiente mutável. É o que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta às mudanças no ambiente.
Não-adaptável: é o que não muda com um ambiente mutável.
Permanente: é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente uns 10 anos ou mais. Muitas empresas são sistemas permanentes.
Temporário: é o que não existirá por um longo período de tempo.

Atividade a ser postada até o dia: 05/03/2013

Baseado nos conceitos acima, mencione um exemplo de um sistema (Universitário, Hospitalar, Indústria, Saúde, Solar, etc), indicando todos os componentes do sistema. Ao mencionar o sistema, explique, por exemplo: se o mesmo é simples ou complexo. Se for simples, explique o porque e o porque dele não ser complexo. Faça isso para todos os componentes.
Ao final, mencione o objetivo do sistema, entradas, processamento e saída.

21 comentários:

  1. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação
    Profº.: Fábio Lopes Vieira
    Aluna(o): Mayllane S. Campos Lima

    SISTEMA: CONCEITO E COMPONENTES

    O SOFTLAB foi criado para atender as reais necessidades dos laboratórios, o sistema SoftLab é ideal para uso na área diagnóstica. Foi desenvolvido sob as exigências técnicas e padrões de segurança, qualidade e performance, sempre preocupado com inovação e utilizar todos os recursos tecnológicos de uma forma plena.
    É um sistema simples, porque constitui de poucos elementos ou componentes e a relação entre esses componentes são menos regulares; diferente do sistema complexo, que é composto de um grande número de elementos e esse serão bastante inter-relacionado.
    Também é um sistema aberto, pois interage com seu ambiente. Há um fluxo de entradas e saídas com alto grau de interação com o ambiente. O sistema coleta dados primários no ambiente, processa-os e devolve os resultados (saídas) para uso no próprio ambiente. Já no sistema fechado que não há entrada nem saída de energia ou informação, interage apenas nos limites que foram determinados.
    É dinâmico, porque a rotina laboratorial permitiu à empresa fabricar um software que permite rápida adaptação, que sofre modificação rápida e constante, devido às mudanças no seu ambiente ou segmento. O sistema foi criado para usar a tecnologia de replicação, que permite uma integração segura entre unidades e postos de coleta. Ex: de acordo com a demanda de exames ocorre mudança nas configurações nos valores de referências dos mesmos. Já o sistema estável, é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
    Sistema adaptável é o que responde ao ambiente mutável, de acordo com a necessidade do laboratório, esse sistema é modificado, se adequa diante das mudanças do ambiente (demanda). Sistema permanente, já que o sistema integra a empresa há muito anos, porém a empresa busca novos sistemas, com menor números de erros, mais agilidade, menor custo, mas simples para a questão de treinamentos aos funcionários, logo já ambiciona um novo e moderno sistema.

    Objetivo: Cadastrar pacientes, preencher e liberar resultados de exames, ao mesmo tempo, permitir aos usuários, criar exames, laudos pré-definido, assinaturas, controlando as configurações do sistema.

    Entradas: pacientes (clientes), profissionais (bioquímicos, técnicos e administrativos), equipamentos moderno.

    Processamento: atendimento, relatório, gerência, faturamento e resultado.

    Saída: resultados de exames com diagnósticos de confiabilidade.

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  3. Suellen Lopes

    Sistema Universitário
    Para que um sistema possa funcionar adequadamente, as suas partes tem que trabalhar com a mesma finalidade. Em um sistema universitário existem diversos setores como, o atendimento a alunos e interessados, a página na internet, o setor financeiro entre outros que trabalham com o mesmo propósito na qualidade da Instituição. ( Sistema complexo)
    Assim como, informar os alunos sobre atualizações na universidade obtidas pelo corpo docente, discente e reitoria, contribuindo com uma grande parcela na organização. ( Sistema aberto/Entrada: alunos, professores e profissionais na área administrativa )
    Entre essas parcelas que contribuem para o bom funcionamento da universidade são necessárias alternativas, como acrescentar ou não de turmas devido ao custo, substituição de professores que, intensificam a qualidade e a preocupação q a mesma tem com seus estudantes. (Sistema dinâmico) Logo, ter seu calendário alterado todos os anos devido a feriados eventos decorrentes no ano em seus respectivos cursos ( sistema adaptável/ Processamento: palestras e implantação diferenciada de avaliação )
    Portanto, a instituição vai utilizando de novos recursos, se atualizando conforme as necessidades para que possa lançar no mercado de trabalho profissionais totalmente preparados para assumir cargos com excelência.
    ( Sistema permanente / Saída: formar profissionais capacitados)

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  5. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação
    Prof. Fábio Lopes Vieira
    Aluna (o): Israel Costa Souza

    Sistema de Atendimento ao Cliente: Radio Taxi.

    Radio Taxi é um sistema de coleta cadastral e especificação de dados, para direcionamento de taxi no atendimento ao cliente. Integra a relação de uma prestadora de serviços de telemarketing integrada ou não a própria empresa que atende os clientes cadastrando seus dados como: nome, telefone, endereço para futuros atendimentos visando o atendimento rápido e seguro a domicílio ou não, dependendo da localidade do cliente, rapidamente o telefonistas passa os dados aos taxistas localizando a unidade de taxi mais próximo do cliente, via rádio, por linguagens de código próprio, o taxista disponível mais próximo responde e atende o cliente de uma forma rápida e eficaz.

    Sistema simples: envolve poucos componentes bem objetivos, que são: os atendentes, o software de cadastro, a telefonia, e transmissão de dados via rádio ao taxista que rapidamente atende o cliente.

    Sistema Fechado: apesar de várias empresas já adotarem esse sistema, cada empresa tem o seu próprio software de cadastro, sua própria frequência de rádio, e seus próprios atendentes.

    Sistema Estável: na atualidade mesmo com a ampliação da internet ou qualquer outra mudança de comunicação por necessidade ou não esse sistema ainda não aderiu a essas inovações, pela viabilidade, ou mesmo pela falta de modernização.

    Sistema Não adaptável: o ambiente até hoje não interferiu no sistema deis de sua criação, pela simplória importância ou viabilidade do sistema.

    Sistema Permanente: já possui tempo de uso relativo, mas mesmo com a globalização de novas via de comunicação e atendimento o sistema não apresenta necessidade de modificação atualmente.
    Obs: É possível a alteração desse sistema em adaptação em inovação de acréscimo de novos componentes modernos, mas até hoje devida a falta de ideias ou da viabilidade não foi alterado.

    Entrada: atendimento do cliente e cadastro de dados de localização e pessoais do cliente.

    Processamento: Rapidamente o atendente cadastra os dados, e localiza uma unidade de taxi mais próxima disponível para o atendimento, que por sua vez atenderá ao cliente com rapidez e segurança.

    Saída: o atendimento é feio rápido com os dados informados viabilizando a localização mais eficaz do cliente.

    Feedback: a resposta rápida de atendimento devida a comunicação rápida entre os meios, viabiliza o maior atendimento e mais rápido que é captado na satisfação do cliente.

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  6. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação.
    Profº.: Fábio Lopes Vieira.
    Aluno: Wilton Lobato Vieira.

    Sistema Ortodôntico

    Meu sistema ortodôntico fictício foi criado pra trazer qualidade bucal a diversas pessoas de diversas idades.

    Nele é bem visível as suas classificações de sistemas. Tendo um sistema complexo, pois é trabalhamos com manutenção de aparelhos ortodônticos e saúde bucal que com esse processo, têm-se vários elementos relacionados e interconectados. EX: aparelhos e manuseio durante os tratamentos de clientes. Não é considerado um sistema simples, pois esse processo não é descomplicado e nem direto.

    É também um sistema aberto, pois nossos clientes sempre terão resultado imediato de como anda seu atendimento e uma breve previsão de quanto tempo precisará usar nossos serviços. Diferente de um sistema fechado que isola essas informações de seus clientes e não há interação com o ambiente.

    Ele também é um sistema altamente dinâmico, pois temos sempre que agendar as manutenções de rotinas dos nossos pacientes e caso nosso cliente precise modificar sua data de atendimento, rapidamente essas mudanças serão efetuadas possibilitando assim, um acesso mais agradável e favorável ao mesmo. Diferentemente de um sistema estável que não há mudanças rápidas no ambiente prejudicando assim o histórico de atendimento do cliente.

    Considera-se também um sistema adaptável, pois ao percebermos que nossa clientela esta aumentando, estamos investindo em mais tecnologias, em um espaço mais amplo e em mais funcionários para atendermos com grande eficiência nossa grande quantidade de clientes. Já o sistema não-adaptável não se enquadra ao nosso meio, pois nossa área de saúde bucal tem que haver sempre mudanças no nosso meio de trabalho.

    E por fim temos sistema de cadastro de clientes permanente. Apenas por não haver necessidade de mudanças como por exemplo, um sistema temporário.

    O objetivo do meu sistema ortodôntico fictício é termos grande qualidade satisfação de nossos clientes, usando assim os componentes mais adequados ao nosso sistema.

    Entrada: Clientes, Profissionais de saúde bucal, equipamentos de ponta e altamente compatível com a função a ser exercida.

    Saída: Resultados satisfatórios aos clientes.

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  7. Pode se dizer que em uma empresa que presta serviços de montagem e manutenção e instalação de peças e acessórios para carros, trata-se de um sistema complexo, pois diversos elementos interdependentes que são altamente relacionados para se chegar a um propósito.
    É também um sistema dinâmico logo esta em constante mudança e atualização dos bens e serviços para melhor atender a demanda dos serviços prestados. É também adaptável, pois esta preparada para as mudanças do mercado. E ao interagir com o meio e as informações que fluem para dentro do sistema, pode se dizer que ele é aberto.
    E por fim é permanente porque simplesmente se atualiza e não esta em constante mudança.

    Empresa

    Entrada: clientes, serviços, bens, administradores, funcionários.

    Processamento: prestadores de serviços, venda de bens e produtos.

    Saída: clientes satisfeitos com a aquisição de produtos destinados a sua necessidade e aos serviços prestados.

    Objetivo: premiação por melhores serviços, lucro, propaganda.

    Feedback:treinamento para abordar melhor os clientes, reclamações, sugestões de clientes ou ate mesmo de funcionários.



    ÁDERSON CANTANHEDE COSTA

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  8. classificações de sistemas
    Dalton Seixas

    Sistema Bancário

    O sistema bancário é complexo, pois há interação entre os elementos como pessoas, computadores, redes, etc. enfim todos interconectados e já no aberto na há essa interação de vários componentes. É aberto, pois se relaciona com o meio havendo um fluxo de informações como pessoas que trabalham no sistema e clientes, o que não existe no fechado que eh restrito não se relaciona com o meio. É dinâmico havendo mutações rápidas e constantes no ambiente como taxas de juros de modo geral que variam no mês devido a inflação, o valor das ações do banco. É adaptativo, pois há uma necessidade de se adequar constantemente ao mundo capitalista para melhor atender seus clientes de forma rápida e eficaz, exemplo disso, os caixas eletrônicos com novas tecnologias, serviços online e adequações do ambiente ou de equipamentos para diversas deficiências físicas. Banco é um sistema fundamental para a relação financeira entre as pessoas, não é temporário existindo só por um período, pois sempre existirão pessoas para guardar suas reservas, pagar suas contas, fazer transferências etc. sendo assim permanente, existindo por muito e muito tempo.

    Entrada – bancários, funcionários, gerentes, clientes.

    Processamento – atendimento aos clientes, transferências, empréstimos etc

    Saída – saques

    Objetivo - Lucro

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  9. Aluna: Luana Larissa Andrade Lemos

    Sistema de Supermercados

    são empresas voltadas para trabalhar no varejo ou atacado.

    é um sistema complexo pois tem muito elementos e inter-conectado, tais como controle do estoque, saida e entrada de produto, almoxarife, balanço, entre outros.

    é um sistema fechado, pois nem todos tem acesso ao sistema, tais como no setor financeiro apenas tem acesso aos dados quantitativos, fluxo de caixa, e os vendedores apenas tem acesso a quantidade de produtos e estoque.

    é um sistema dinâmico, pois entra e sai produtos

    é adaptável pois caso precise ser feitos outros tipos de relatórios os setores podem vim a criar

    é permanente pois o sistema é fixo

    Entrada - Clientes, funcionários
    Processamento: Atendimento ao cliente, estoque de produtos
    Saida: Vendas, gerar notas
    Objetivo: Lucro

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  10. Aluno: Rafael Duarte C. Rodrigues

    sistema de processos, E-processos;

    O sistema de processo e documentos das Secretarias adquirido recentemente chamado E-PROCESSOS, tem como suas finalidades tornar documentos e processos gerados por algumas secretarias do estado digitalizados. O E-Processos e um sistema complexo, pois abrange várias secretarias com suas diversas funções, sendo assim bem amplo em números de registros, em seu banco de dados.
    Aberto pois ainda está em fase de aprimoramentos, vem sendo realizado alterações que os usuários podem solicitar.
    Dinâmico pois pode ser alterado, caso haja qualquer mudança em relação ao ambiente de trabalho, sendo assim ele e adaptável pois houve várias entrevistas com todos os órgãos, gestores, e servidores que vão utilizar o programa, para um bom encaixe e funcionamento do sistema, como e um sistema e adaptável podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades e um programa feito para ser PERMANENTE, para substituir um outro que durou mais de 10 anos.
    Seus objetivos são além de acelerar as entradas, criações e movimentação de processos e documentos, e torna-los digitais.
    A entrada são os servidores e alguns terceirizados.
    Processamento, criação, edição e movimentação de processos e documentos.
    Saída fácil acesso documentos e processos, tramita lós com maior facilidade entre os órgãos.

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  11. Aluno: Thiago Silva Feitosa
    Empresa de equipamentos tecnológicos

    É considerado um sistema complexo, pois o mesmo é constituído de vários setores no processo de fabricação dos equipamentos, e difere do sistema simples pelo fato de haver do complexo possuir uma ampla interação entre os componentes do sistema.

    É Aberto, pois há entrada e saída de matéria prima para a fabricação dos produtos, diferente do Fechado que não utiliza fontes externas.

    Possui um sistema dinâmico devido as constantes avanços tecnológicos, substituindo as tecnologias atuais, que difere do Estável em que quase não há presença de mudanças.

    É Adaptável devido à chegada de novas tecnologias e serviços para melhor relação entre custo x produção, e o mesmo não pode ser Não adaptável, pois senão a indústria não acompanha o ritmo dos mercados.

    É um Sistema Permanente em relação ao processo de produção dos equipamentos.

    Objetivo: Produzir equipamentos modernos de alto custo benefício e qualidade, para melhor atender as expectativas dos consumidores.

    Entrada: Funcionários, supervisores, equipamentos de montagem.

    Processamento: Linhas de produção, peças ou componentes a serem utilizados no processo de fabricação.

    Saída: Produtos produzidos em perfeito estados, altamente preparados a circularem no mercado.

    Feedback: Assegurar que os equipamentos estão em funcionamento e com as devidas características em funcionamento.

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  12. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
    Turma: 1º Período - Fundamentos de Sistema de Informação - Noturno - UNDB - 2013.1
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação.
    Profº.: Fábio Lopes Vieira.
    Aluno: Diogo Gimenes Netto


    Sistema Metroviário.
    O sistema Metroviário é complexo pois é composto por inúmeros componentes interconectados entre si.
    Equipamentos de informática interagem com sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos.
    Existe um centro de controle e todas as estações e pátios de manobra são interligados. Os trens são controlados remotamente por este centro de controle.
    Um trem pode ser parado ou uma linha inteira desligada apenas com um clique.
    É um sistema aberto e adaptável, pois está em constante adaptação e interage diretamente com o meio ambiente e com as condições climáticas.
    Considero este sistema dinâmico, pois apesar das condições ambientais não alterarem o sistema em si, alteram o seu funcionamento. A velocidade dos trens é reduzida e o tempo de parada nas estações aumenta no caso de chuvas, a linha é desligada em caso de pedestres na via, se um trem apresentar falhas em uma determinada linha, as demais linhas também são prejudicadas pois a velocidade é reduzida para diminuir acúmulo de passageiros nas estações (nem sempre funciona) .
    O sistema metroviário de São Paulo está em operação a mais de 34 anos, por este motivo é um sistema permanente.
    Entrada - funcionários, equipamentos e passageiros.
    Processamento - Manutenção dos equipamentos dividida para cada área competente, transporte de qualidade aos passageiros.
    Saída - sistema operando com qualidade, qualidade de vida aos passageiros, renda aos funcionários, RENDA ao governo, diminuição no transito da cidade, diminuição na poluição ambiental.
    O metrô de São Paulo transporta aproximadamente cinco milhões de pessoas por dia, raramente ocorre uma falha que impossibilite o funcionamento do sistema e quando ocorre rapidamente é normalizado, por este motivo escolhi o Metrô como modelo de sistema.

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  13. Rodrigo Hilário Chaves Melo Barros

    Servidor empresarial - Caema

    Em uma empresa de médio ou grande porte, é extremamente importante e quase que inevitável a existência de um servidor. Servidor de arquivos, servidor de web (intranet), firewall e proxy, uma vez que os dados que são vitais para a empresa não podem vazar ou estar desprotegidos. Citaremos aqui uma empresa de Grande porte, bem como a CAEMA.
    Normalmente, em uma empresa de grande porte, temos um sistema complexo. A quantidade de dados é muito grande e existem muitos componentes interligados principalmente ao servidor. Existe um servidor web (intranet) onde os trabalhadores podem retirar documentos para que possa ser feito alguma alteração, bem como depositar arquivos que foram alterados. É um sistemas fechado, porque os dados da empresa NÃO podem entrar em contato externo, portanto não é classificado como um sistema aberto. São dados pessoais de clientes. Também é um sistema estável, já que os dados dos clientes que são a BASE não fazem o sistema mudar, logo ele não é dinâmico. Não adaptável, o ambiente não faz com que o mesmo mude. Permanente, pois já existe há um certo tempo e vai sobreviver por mais que 10 anos.

    Entradas: clientes(Pagamentos), empreendedores (cartas de viabilidade) Processamento: Atendimento e um relatório.
    Saída: Viabilidade ou não para água e esgoto para o empreendimento e lucros para empresa.

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  14. Aluna: Jéssica Braga

    Características do Sistema de HelpDesk

    - É um sistema COMPLEXO: Cada campo de preenchimento para abertura de chamados são interligados entre si. Ex: Buscar todas as atividades realizadas durante a semana para gerar relatórios.
    - É um sistema ABERTO: Interage com o ambiente mais precisamente com o usuário. Ex: Quando as metas de atendimentos são atingidos ou não.
    - É um sistema DINÂMICO: Sofre mudanças rápidas e constantes devido mudanças nas metas e serviços para atendimento.
    - PERMANENTE: Cadastra atividades diárias a longo prazo, para realizar o cálculo de metas diário, semanal e mensal.

    Objetivo: Fazer abertura de chamados para diversos setores para melhor atender os clientes.

    Entrada: Cadastro da ocorrência
    Processamento: Atendimento aos clientes com agilidade e eficácia
    Saída: Resultados das metas.

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  15. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Turma: 1º Período Sistemas de Informação 2013.1
    Aluno: Wisly Araújo
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação
    Profº : Fábio Lopes Vieira.

    Sistema de uma loja de venda de roupas

    São lojas voltadas para vender a varejo .

    é um sistema complexo, pois possuem vários elementos conectados . por exemplo : estoque, entrada e saída de produtos .
    é um sistema aberto pois interage com o seu próprio ambiente .
    é um sistema dinâmico porque entra e sai produtos da loja .
    ele e permanente pois o sistema pode durar mais de 10 anos .
    Entrada - Clientes e funcionários
    Processamento: Atendimento bom ao cliente .
    Saída: Vendas .
    Objetivo: Gerar Lucro para a loja .

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  16. Ayrton Bruno Borralho Magalhães
    Fiscalização Eletrônica da Receita Federal

    É um sistema complexo pois possui vários elementos relacionados e interligados como Fiscalização Eletrônica age na arrecadação de receita; processa cadastros de empresas em relação a multas e impostos. Está interligado a contabilidade empresarial, que analisa o desempenho de arrecadação.
    É um sistema fechado, só interage naquilo que foi pré-ordenado. O sistema processa o cadastro de empresas em relação de impostos; processa; e toma uma decisão interna em relação a empresa.
    É um sistema dinâmico, vive sofrendo mudanças por causa do seu ambiente. Com a globalização e tecnologia ligadas, o modo de arrecadação está sempre em evolução e em mudanças.
    É adaptável, está sempre preparado a mudanças do ambiente. Ex: imposto interno e externo. Alfandega e imposto portuário.
    Permanente existe a longo período.

    A Fiscalização Eletrônica da Receita tem como entrada os impostos arrecadados da empresas;seu processamento se baseia pra quais setores a arrecadação vai;sua saída se resume em questões se a empresa vai ser multada ou não, a porcentagem da arrecadação ou será fechada.

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  17. Aluna: Adriana Valéria F Muniz

    O sistema de restaurante popular é um espaço que oferece alimentação saudável ao preço acessível de R$ 7.00, em local confortável e de fácil acesso.

    Simples: pois a relação entre os elementos é direta e descomplicada;

    Aberto: interage com o ambiente;

    Estável: mesmo que o ambiente mude o sistema quase não sofre alterações;

    Adaptável: o cardápio é definido de acordo com o público alvo;

    Permanente: pode durar até 10 anos ou mais.

    Entradas: funcionários e clientes

    Objetivos: proporcionar uma refeição de qualidade e que seja capaz de gerar lucros

    Saídas: satisfazer os clientes

    Feedback: é feito através dos próprios clientes que ajudam a melhorar o serviço de atendimento e a refeição servida.

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  18. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Turma: 1º Período Sistemas de Informação 2013.1
    Aluno: João Alexandre Vaz Neto
    Disciplina: Fundamentos de Sistema de Informação
    Profº : Fábio Lopes Vieira

    Empresa de Construção Civil

    É considerada um sistema complexo pois os elementos (diretoria, RH, técnicos, pedreiros, maquinistas, projetistas entre outros) são altamente relacionados entre si, e tal interação faz com que os processos da empresa sejam executados com sucesso.

    É também considerado um sistema aberto, pois há um fluxo intenso entradas e saídas no sistema por exemplo na elaboração de projetos de condomínios, na construção de shoppings, nas pesquisas de mercado, elaboração de orçamentos, entre outras atividades.

    É também um sistema estável, pois a forma como se constrói, desde o levantamento até a fase final da construção sofre poucas mudanças ao longo do tempo.

    Pode ser considerado um sistema adaptável pois segue tendências do ramo no que se diz respeito a uso de material, design e está sujeito a alterações pois os projetos podem ser mudados de acordo com a necessidade do cliente ou da empresa.

    Por fim, é um sistema permamente, pois em geral as empresas do ramo sobrevivem anos no mercado e suas construções duram bem mais de 10 anos.

    As entradas podem ser pesquisas de mercado, material, público alvo; o processamento pode ser o tratamento dessas informações por uma equipe especializada; a saída pode ser o ato de por o projeto em prática e os feedbacks podem ser algumas alterações que geralmente ocorrem ao longo do projeto.

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  19. Aluno: Gabriel Santos Drummond

    O sistema de uma universidade, necessita da informação sobre a matricula dos alunos, professores, outros funcionários, boletim de notas, cursos, etc

    Complexo: tem muitos elementos que estão interagindo entre si e são necessários para o funcionamento do sistema.

    Aberto: interage com o ambiente a sua volta, sendo influenciado em alguns casos por pedido dos alunos ou professores ou abrindo mais vagas/cursos de acordo cm a demanda.

    Estável: não sofre muitas nem severas alterações , mantendo sempre a mesma estrutura padrão.

    Adaptável: muda de acordo com as necessidades do ambiente, buscando sempre agradar o cliente e trazer o maior numero de alunos que puder.

    Permanente: é criado para existir por um longo período de tempo,em quanto a universidade estiver ativa o sistema deve permanecer.


    Entrada: alunos se matriculando (lucro)
    Processamento: período de aula, e pesquisa de mercado objetivando enviar profissionais capacitados pro mercado de trabalho que trarão prestigio para a universidade. (feedback)
    Saída: investimento para trazer mais alunos e gerar mais lucros no futuro.

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  20. ALUNO: Everton Leonardo Santos Fróes.

    Empresa: Centro Elétrico - Ramo de atuação no varejo e atacado, especializada em materiais e equipamentos elétricos e outros.

    O Centro Elétrico usa o software SACI (Sistema de Automação Comercial Integrado) em seu sistema de informações, onde o mesmo é Complexo, pois integra todos os dados e processos da empresa que são relacionados e inter-relacionados, como por exemplo: entrada e saída de produtos, estoque, cadastro de clientes, contas a pagar e etc.
    É sistema Aberto, pois os vários setores da empresa o usam para fazerem entradas e saídas de informações em suas respectivas áreas.
    É Dinâmico e Adaptável, devido a clientes bem exigentes, que necessitam de um atendimento diferencial, com qualidade e rapidez nas informações de produtos e etc. Como é um software que estar no mercado um longo período de tempo juntamente com a empresa, logo ele é um sistema Permanente.

    Entrada: Materiais e equipamentos elétricos de pequeno, médio e grande porte, clientes, profissionais qualificados, gerência.
    Processamento: Atendimento, vendas e serviços.
    Saída: Clientes satisfeitos, materiais e equipamentos elétricos.

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  21. Aluno: Aécio Ferreira Rodrigues
    A CEMAR investiu pesado com o sistema de Leitura imediata, o que possibilita a entrega da fatura do cliente no ato da Leitura do medidor. A partir do momento em que os dados de consumo do cliente são inseridos no Palm do Leiturista, o próprio sistema se encarrega de calcular todas as taxas referentes a esse mesmo cliente.
    Simples: Através da inserção dos dados do cliente no sistema através do Palm, é possível saber logo o valor do consumo a ser pago no referente mês.
    Fechado: Não interage com o sistema.
    Não- adaptável: O sistema de Leitura imediata não muda de acordo com o meio.
    Permanente: Existirá por um longo tempo, motivo pelo qual as maiorias das empresas estão migrando por ser prático e atender suas necessidades.

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