domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Importância da Tecnologia da Informação para Contabilidade (Turma: 1º Período de Ciências Contábeis - Noturno - UNDB - 2013.1)

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade. 

Fonte:http://www.contabeis.com.br/artigos/75/a-importancia-da-informatica-na-contabilidade/

Baseado nos três artigos apresentados em sala, faça um resumo sobre a "Real Importância da Tecnologia da Informação para a Contabilidade". 
Atividade a ser postada até 20/02/2013

54 comentários:

  1. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Geovan Araujo Goes Junior

    A IMPORTANCIA DA INFORMATICA PARA A CONTABILIDADE
    O avanço da informática vem desde os anos 30, mas oficialmente apenas se consolidou em 1956 com uma conferencia de verão em Dartmouth college, NH, USA. No mundo contábil a informática só ganhou força no final década de 1980 quando a “revolução” aconteceu. A revolução foi ocasionada pela ligação de comunicação, informática e modernização do mercado.
    A informática foi de extrema importância para a contabilidade trazendo não apenas a modernização, mas também tirando um sobre peso do contador, que deixou de usar grande quantidade de papel e isso fez também com que houvesse diminuição do desmatamento e, passando assim de forma mais rápida a arquivar e armazenar uma grande quantidade de informações em questão minutos, o que levaria para ser processado em horas ou ate mesmo dias. A contabilidade é umas das profissões que melhor soube aproveitar os benefícios da informática para o mercado em geral, essa informatização vem com que o mercado contábil crescesse e se tornasse mais valorizado ao contrario de outras áreas, que em decorrência dessa modernização fez com as pessoas perdessem empregos.
    As empresas que hoje buscam uma maior abrangência e visões no mercado estão sempre aliadas a um bom programa de informática, maquinas modernas e suporte para que possam realizar tarefas rápidas, em grande quantidade e sem perder a qualidade. Mas sempre deixando claro que, o contador ainda tem o papel mais importante e fundamental que, é de sempre fazer a ultima analise das informações processada e tomar as decisões.
    Concluímos que, a contabilidade não se tornou totalmente dependente da informática. Mas que a contabilidade soube se aliar juntamente com a informática para aproveitar o que de melhor ela pode proporcionar, fazendo assim com que a contabilidade pudesse “despontar” para o mundo não só em termos de modernização, mas de um modo geral em varias áreas e se tornasse umas das profissões do futuro.

    ResponderExcluir
  2. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Naylla Fernanda Rodrigues Gonçalves

    A importância da informática na Contabilidade

    A contabilidade sempre estive presente nas empresas e instituições, porém em outros tempos era exercitada de maneira simples e manual.
    Com o passar dos anos e o surgimento da informática, os processos de execução na atividade contábil como por exemplo; relatórios e bancos de dados, passaram a ser digitalizados proporcionando assim, maior rapidez e eficiência ao sistema contábil.
    Rapidamente muitas empresas se adaptaram ao novo sistema de informação, visto que com a utilização do mesmo, haveria maior aproveitamento, organização e praticidade no desenvolver de suas tarefas. Algumas empresas pequenas tentaram resistir a informatização mas acabaram aderindo naturalmente a esta evolução.
    Observa - se que a informatização se tornou imprescindível no sistema contábil das empresas, sendo responsável por um controle eficiente em todas as áreas e estas estão sempre buscando e atualizando como novas tecnologias, tornando a contabilidade ainda mais rápida e segura, assim trazendo mais comodidade ao profissionais da área e a seus clientes.

    ResponderExcluir
  3. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Malena Freitas Lindoso

    O sistema informatizado na contabilidade no decorrer da história vem facilitando o trabalho do profissional em seu dia-a-dia. Serviços que duravam horas de relógio passaram a ser feitos em minutos, a postura do contador atrás de uma "montanha" de papel foi mudada graças a tecnologia.
    A execução do trabalho contábil foi alterada, com o surgimento da informática a facilidade de registros de operações e emissão de relatórios foi notória. A atuação da informática nas empresas transformou expressivamente a atividade contábil.
    A informática facilita, torna o trabalho seguro, confiante e rápido, só que algumas empresas de pequeno e médio porte estão encontrando dificuldades em aplicar esse procedimento. Sair de seu sistema convencional, como no caso as máquinas de escrever, e partir para algo informatizado não é fácil, pois a maioria das empresas não se preocupam em investir na organização administrativa e sim nas questões comerciais.
    Por outro lado as empresas que adotam o sistema informatizado e são orientadas a usá-lo corretamente estão tendo bons resultados. O avanço da produtividade, a melhoria dos serviços, funcionários mais aptos a trabalhar, fácil acesso as informações da empresa, são mudanças positivas que levou as mesmas a optarem pela informatização.
    Conclui-se que no munto atual a informática é fundamental em todos os segmentos da civilização, não existem mais serviços de contabilidade feito a mão. Com o avanço tecnológico o contador ganhou maior espaço no mercado. De fato, o profissional que acompanha as inovações tecnológicas, encontra várias oportunidades de atuar em diversos níveis organizacionais públicos e privado.

    ResponderExcluir
  4. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Carlos Alberto Lima Cruz

    A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A CONTABILIDADE
    De fato hoje a informática se tornou uma ferramenta indispensável para a contabilidade. Devido o Patrimônio (principal objeto de estudo da contabilidade) sofrer variações no decorrer de seus estudos, foram surgindo diversas necessidades que muitas das vezes não poderiam ser supridas manualmente. Números cada vez maiores de lançamentos, novas exigências do governo com os impostos, formalização de novas leis, demonstrações financeiras cada vez mais elaboradas, são fatores que contribuíram pra que a informática tomasse seu papel de necessária dentro do campo contábil.
    A informatização contábil acaba trazendo inúmeros benefícios para as empresas que as adota. São resultados extraordinariamente significativos como: o aumento da produtividade, a velocidade de processamentos, melhoria da qualidade dos serviços de impressão nos relatórios, rápida conectividade com órgãos Federais, Estaduais e Municipais, sem falar em um número maior de informações acessíveis. Fazendo uma relação da evolução contábil, percebemos que a maioria dos trabalhos dos profissionais da Contabilidade era realizada em maquinas de datilografar e calculadoras analógicas, tornando o trabalhado desses profissionais árduo. Antes o trabalho era braçal, desde os preenchimentos das guias até os relatórios financeiros. Hoje em dia é tudo mais simples (graças a Informática e Comunicação). Dispomos das Notas Fiscais eletrônicas, em que os mesmos dados gerados por elas podem ser integralizados com um departamento fiscal de um software contábil; um grande aumento de produtividade, e velocidade de processamentos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Jéssica Helena Viana Ferreira

    A Importância da Tecnologia da Informação para Contabilidade

    A tecnologia desencadeou uma série de transformações, inclusive na contabilidade. Algumas décadas anteriores a falta da tecnologia permitia uma apuração mais lenta dos dados, onde as tarefas eram realizadas manualmente. Com o avanço tecnológico hábitos foram modificados e ofereceu a contabilidade uma maneira mais rápida, interativa, flexível e precisa de detectar e resolver situações empresariais.
    Com isso, surgiram novos desafios, devido esse avanço, como o estudo para manusear adequadamente tais maquinas, pois muitas empresas investem em equipamentos tecnológicos, mas não são orientados, gerando um desconforto ao utilizar sistemas informatizados.
    No setor contábil algumas vantagens são notadas, exemplificando temos : o aumento da produtividade, melhor qualidade dos serviços, um elevado estimulo para os profissionais da área e facilidade de acesso as informações, esses são alguns aspectos que justificam o uso da informática pelas empresas.
    Vale ressaltar que não é apenas a tecnologia que trará benefícios a uma empresa, tudo ainda depende do raciocínio humano, o computador ainda não é capaz de oferecer um tratamento diferencial para casa situação, demonstrando que a tecnologia e o ser humano se complementam, mas é necessário que o contador esteja acompanhando as inovações tecnológicas para obter uma visão mais ampla de vários setores .

    ResponderExcluir
  6. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação 
    Professor: Fábio Vieira 
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo 
    Aluno (a): Anderson Alves Dias

    A contabilidade ao longo do tempo vem se aperfeiçoando com métodos eficazes e práticos, onde a exigência da rapidez, agilidade e melhor desempenho são colocados como objetivo principal, pois como dizemos na contabilidade, “tempo é dinheiro” e por isso quanto melhor for o método a ser usado para atender as demandas, melhores serão os resultados e reconhecimentos por parte dos clientes.
    Um dos métodos aplicados para atender as exigências do mercado, foram os sistemas informatizados, nos quais vieram com tecnologias mais agíeis e superiores a mente humana, onde na atualidade as pequenas e médias empresas ainda estão se habituando aos sistemas, ainda em fase de descoberta, enfrentando dificuldades nos novos procedimentos das máquinas de calcular e escrever.
    Sua implantação desde a década de 80 vem desencadeando series de fatores, desde revoluções a soluções viáveis, dentre elas a junção entre computador e telefonia, conhecida atualmente como tecnologia da informação, elevando a informática a um papel de estratégia nas empresas.
    A informática na contabilidade foi crucial, pois diminui as papeladas e tempo gasto para a avaliação de cada um, trazendo com isso melhores resultados nos negócios, necessitando, somente nas grandes empresas, de uma estrutura mais completa, como na utilização de rede para a geração de informações (relatórios).
    Algumas das melhorias no sistema informatizado na contabilidade são: Aumento de produtividade, facilidade nas informações da empresa, maior segurança nas informações e menos espaço físico nos ambientes de trabalho, etc.
    Com isso conclui-se que uma das opções mais eficaz de melhorias feita pelo setor contábil, foi a do sistema informatizado, trazendo muitas vantagens, resultados eficientes, a busca da perfeição e acima de tudo reconhecimento por parte do cliente.
    Ser um bom contador não é somente fazer seu trabalho e sim fazê-lo sempre bem feito buscando superar suas próprias metas.

    ResponderExcluir
  7. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): yuri de sousa melo

    Importancia da informática para a contabilidade

    Diante dos avanços das tecnologias da informação e da informática houve-se um avanço considerável na maneira de se gerar e apresentar informações contábeis.Com isso o contador precisa ter a necessidade de domínio da informática,ou seja, para exercer sua profissão de modo mais capaz e eficiente.
    Os processos de execução do trabalho contábil foram radicalmente alterados nas ultimas décadas,assim como as possibilidades de geração de informação contábil.Deve-se a isso os avanços da tecnologia e informática, os quais proporcionam inúmeras facilidades e diversos outros fatores como segurança,confiabiliadade e rapidez nas informações prestadas.
    A informática proporcionou ao universo da contabilidade inúmeras facilidades, como dito anteriormente, e também novos desafios decorrentes das novas formas de realizar negócios surgidos no mercado.Ela se tornou uma peça fundamental para diversas empresas , principalmentes as grandes, as quais necessitam de uma estrutura informatizada mais completa.Com isso pode-se obter a contabilidade informatizada que agrega o trabalho do contador +(mais) a informática, aumentando assim o maior sucesso do trabalho.Isso trás vantagens como:1)aumento da produtividade;2)melhoria da qualidade dos serviços;3)mais estímulo para os profissionais da área;4)facilidade de acesso as informações da empresa;etc.
    Diante dos aspectos apresentados justifica-se o emprego da informática como sendo positiva para o trabalho na área da contabilidade e também de diversas outras áreas, pois agrega-se o trabalho humano ao trabalho da maquina formando-se assim um eficiente ´´time´´ capaz de fazer um serviço bem feito de maior segurança e confiabilidade.

    ResponderExcluir
  8. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1ºPeriodo
    Aluno(a): Priscila Caetano Silva de Abreu

    Importância da Informática para as Empresas e para Contabilidade

    A informática e seus inúmeros aprimoramentos transforma positivamente o ambiente das mais diversas empresas e na atividade contábil ,trazendo novos recursos e inovações que proporcionam flexibilidade, segurança e rapidez nas informações. Para isso, prioriza sempre melhoras em suas condições de trabalho.
    Hoje o processo de informatização tem se tornado frequente. Porém ,com resistências persistentes sistemas convencionais ainda prevalecem com rigor, seja por falta de investimentos por parte das empresas ou mesmo por uma cultura fortemente enraizada, trazendo restrições ao processo de informatização .
    A substituição de sistemas convencionais por mais modernos represente um aumento de ganho no tempo, ocasionado pela maior velocidade com que transita as informações, gera maior satisfação e estímulo ao trabalho dos profissionais. Bons resultados são sempre esperados através do manuseio da informática, levando-se em conta sempre o bom senso e as vantagens que essa ferramenta oferece.
    A evolução tecnológica traz eficiência na resolução de problemas e processamento de dados, tornando o trabalho de profissionais mais ágil e melhora o resultado das empresas, especialmente as de contabilidade, como também influência diretamente na vida da sociedade. A instantaneidade no processamento de dados e a obtenção de resultados com rapidez facilita o intercâmbio de informações na empresa, oferece com isso, maior produtividade aos diferentes setores envolvidos no negócio realizado.
    Vale ressaltar, entretanto, que as mais diversas tecnologias oferecidas hoje chegaram para fomentar e aprimorar as capacidades humanas, e não para substituí-las. Lembrando sempre que o raciocínio humano e a destreza diferenciada em cada situação específica são características ainda inalcançáveis pela da máquina ,demonstrando que a inteligência humana ainda está bem à frente de qualquer inteligência artificial.

    ResponderExcluir
  9. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1ºPeriodo
    Aluno(a): Lucas Sousa Silva

    É impossível pensar na Contabilidade sem o uso da TI. Imagine que lançamentos contábeis eram feitos manualmente. Eram feitos numa folha com papel carbono para sair em outra. Depois transcritos para o Diário, por meio de gelatina. Hoje, é possível lançar as notas fiscais no programa de Contabilidade e automaticamente já conseguir gerar o boleto de recolhimento de impostos.
    A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade.
    As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuram cada vez mais melhorar esse processo.
    Vejam-se algumas vantagens da contabilidade informatizada:
    Aumento da produtividade;
    Melhoria da qualidade dos serviços;
    Mais estimulo para os profissionais da área;
    Facilidade para a leitura prévia de relatórios;
    Facilidade de acesso às informações da empresa;
    Maior segurança das informações.
    O importante com a evolução da TI na Contabilidade é que os processos de trabalho permitam ter a contabilidade em tempo real. Para isso ela precisa ser uma forte aliada da TI. A Contabilidade é possuidora da informação e para isso nada melhor que usar a tecnologia para disponibilizar a informação para seus usuários em tempo real.

    ResponderExcluir
  10. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1ºPeriodo
    Aluno(a): Rafaell Gomes Prazeres

    A Importância da Infórmatica para a Contabilidade

    A Informática de um modo geral vem se expandindo e sendo desenvolvida com a finalidade de proporcionar ao ser humano facilidade nas suas tarefas diárias, principalmente aquelas que os ocupam por muito tempo. A Informática atualmente é de grande importância para o mundo, não se fazendo diferente na Contabilidade.
    Na Contabilidade, se faz muito necessária a informática, para facilitar o trabalho dos funcionários, porque muitos dos problemas dessa área exigem uma especialização em alguns pontos, como: contabilidade tributária, auditoria, contabilidade de custos.
    Visto que, a informática, é de grande importância, ainda se há um receio de se implantar sistemas informatizados nas empresas. Isso se deve a algumas restrições ou dificuldade, tais como: a insegurança, receio de investir no desconhecido, medo de ficar dependente de pessoas qualificadas na área. Contudo há a necessidade de se implantar os sistemas informatizados, uma vez que eles nos proporcionam um trabalho mais eficaz, produtivo, com menor índice de erros, e sem fadigar o funcionário, sobrando mais tempo para outras funções.
    Com a implantação da informática, a Contabilidade ganhar um novo nome: Contabilidade Informatizada. E empresas que adotaram esse novo conceito, tiveram resultados excelentes, e cada vez mais procuram investir e melhorar esse novo processo. Com a Contabilidade Informatizada, as empresas tiveram benefícios extraordinários, uma vez que a velocidade dos processamentos, com a ajuda do computador, gerou um aumento substancial na produção. Melhorias na qualidade do trabalho também foi um dos resultados gerados através da informatização da Contabilidade, como a impressão eletrônica de relatórios por meio de impressoras eficientes.
    Podemos aqui relatar vários benefícios gerado para a Contabilidade por contas dos sistemas informatizados: a geração de um maior estimulo dos profissionais da área; Facilidade na leitura dos relatórios, antes da impressão, evitando desperdícios; cumprimento de prazos; facilidade no acesso das informações das empresas; segurança nas informações, por meio do backup; redução dos equipamentos físicos no local de trabalho, uma vez que os arquivos podem ser salvos em pendrive, HD externos, CD’s, DVD’s, entre outros dispositivos.
    Portanto, percebemos a grande importância da informática na Contabilidade, pois ela ajuda o profissional com o seu trabalho facilitando-o, gerando mais eficácia e menos transtorno e fadiga. O resultado das empresas é a comprovação de que uma empresa que investe em sistemas informatizados tem muito mais a ganhar do que uma empresa que nos dias de hoje permanece nos modelos antigos de trabalho. E na Contabilidade não é diferente.

    ResponderExcluir
  11. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): Dayane Miranda Correia

    A importância da Informática na Contabilidade

    Vivemos na "era da informatização",mudanças ocorrem a todo instante ,sistemas de informação cada vez mais avançados;que trazem melhorias,inovação,comodidade e outros aspectos na área da contabilidade.
    As empresas buscam sistema eficazes para a tomada de decisões,tecnologias aplicadas que processem dados com rapidez e compartilhem conhecimentos e permitam soluções.
    O profissional contábil pode contar com a informática e seus conteúdos(programas,softwares,
    aplicativos),que proporcionam benefícios e melhorias,como - o aumento da produtividade,economia de tempo,facilidade ao acesso as informações e uma melhor gestão na área de atuação.
    Na atualidade as novas tecnologias também trazem desafios,e nos deparamos com problemas mais complexos,o contador tem a necessidade da busca pelo novo,novos conhecimentos,adaptações as mudanças que ocorrem constantemente,capacitação,uma visão mais abrangente e procurar dominar o segmento do conhecimento específico,para que possa desenvolver com sucesso as novas teorias e técnicas e assim obter excelentes resultados.
    Na era da tecnologia de informação nos deparamos com a Inteligência Artificial, que surgiu desde os anos 30,e utiliza métodos de linguagem,robótica,software inteligente que se comparam com a mente humana e dentro desse conteúdo,exite um área de campo dentro da IA,o Sistema Especialista,muito utilizado na Contabilidade.pois este sistema simula conhecimentos e tomada de decisões Humanas e usa técnicas de raciocínio.Contudo,vemos que Informatização traz grande benefícios e o Homem não consegue viver nos dias atuais sem a Tecnologia,o profissional tem que acompanhar as modificações e utilizar através do conhecimento,competências para estar incluso no mercado e a frente da concorrência.

    ResponderExcluir
  12. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a): José de Ribamar Amaral Filho

    O desenvolvimento da informática acabou afetando diversos segmentos da sociedade e mudou a forma de trabalho das grandes empresas. Esse desenvolvimento acabou modificando a vida de muitos profissionais, inclusive a do contador. Hoje, a contabilidade é bem diferente de 15 anos atrás, não em seus conceitos, mas na forma como os resultados são gerados e apresentados.
    A informática facilitou diversos processos contábeis, nos dando uma maior velocidade, segurança e confiabilidade nas informações e tornando-se uma importante ferramenta para a empresa e para o profissional.
    Com a alta competitividade do mercado que exige cada vez mais resultado em um curto período de tempo, os contadores podem realizar seus trabalhos de forma mais rápida, manipulando dados, gerando relatórios e obtendo resultados mais precisos graças à informática.
    Hoje as grandes empresas necessitam de uma estrutura informatizada, até em função das exigências governamentais. Com a ajuda da informática, os profissionais garantem uma melhoria em seus serviços, aumento da produtividade e etc. Porém algumas empresas de pequeno e médio porte ainda nãose informatizaram, por diversos fatores, como: insegurança, falta de recursos, etc.
    Com o avanço tecnológico os cientistas começaram a desenvolver sistemas com inteligência artificial, ou seja, sistemas que imitam a mente humana. Com isso, os programas de computação vem se tornaram cada vez mais complexos, podendo até aprender com o erro. No entanto, ainda existem algumas limitações que separam a IA da inteligência humana.
    A IA tornou-se bastante benéfica para o mundo dos negócios, e ao contrario do que muitos chegaram a temer, ela auxilia os profissionais e não os substitui. Antes os programas desenvolvidos sem IA realizavam apenas as funções para os quais estes eram escritos e para que fossem adicionadas novas funções era exigido tempo e ainda corria-se o risco de que as novas funções alterassem as outras existentes, o que não ocorre com os programas desenvolvidos com IA.
    Essa tecnologia é formada por alguns membros, dos quais se destacam para a contabilidade os sistemas especialistas. Estes são muito utilizados para aplicações contábeis, pois utilizam fatos, conhecimentos e técnicas para solucionar problemas. Em uma área como a contabilidade, em que determinados problemas exigem conhecimentos especializados em algumas áreas, como: auditoria e contabilidade tributária, esses sistemas se fazem necessários.
    Apesar de toda velocidade, precisão e confiabilidade dos resultados gerados pelas máquinas, tudo ainda depende do raciocínio humano para a tomada de decisão. Os sistemas computacionais ainda não conseguem obter uma flexibilidade e um tratamento diferenciado para cada situação.

    ResponderExcluir
  13. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a):RHUANNA MORAIS COSTA
    A Importância da Infórmatica para a Contabilidade
    Com avanço das tecnologias, a informática, a décadas vem passando por uma longa transformação e aprimoramento, tornando-se de grande necessidade nos dias atuais.
    Entre tantas mudanças na área da informatica, a criação e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), assim conhecida atualmente. Onde as máquinas passam a imitar o célebro humano, criando uma diferença entre o pensamento humano e lógico, na detecção de problemas e nas resoluções dos mesmo. A Inteligência Artificial é uma ciência , cujas as raizes estão nos processos de pensamentos do ser humano. É de grande importancia sabermos que a intelegência humana é um grande dilema por ser muito complexo, pois nao sabemos como funciona exatamente. Mas, sabemos o bastante para fazer certas suposições de como pensamos e assim aplicar essas suposições a um projeto de programas de Inteligência Artificial.
    Com todos os questionamentos gerados em torno da IA, sabemos que o computador mesmo substituindo o homem em certos fatores, nao poderar superar na questao de tomadas de decisões que envolvem a emoção. Pois, a IA veio com objetivo de fomentar as capacidades humanas e nao para substitui-las.
    É de grande importancia sabermos que a Inteligencia Artificial, nos possibilita conexões com outras pessoas, computadores, troca de conhecimento entre vários fatores. Sendo que IA, vem se tornando presente nas atuais tecnologia de hoje utilizadas dentro das empresas. Como por exemplo, nas áreas de distribuição e recuperação de informação, programas e administração de recursos complexos, database, suporte ao usuario, manufaturas entre outros.
    Dentro da IA, está inseridos vários ramos da tecnologia da informação, dentre eles a linguagem natural que é aquela lida e escrita por nos humano, a robótica que desempenha tarefas físicas, os sistemas perceptivos que simula os sentidos humanos, os sistemas especialistas que simula o conhecimento e tomadas de decisões humanas, as redes neurais que simula e estrutura fisica de celebros e o software inteligente que desenvolve software que utiliza tecnicas inteligentes artificias. Os mais importantes dentre eles são os Sistemas Especialistas que apresenta grande desenvolvimento dentro da IA, que culminou na época da revolução na área computacional, onde visa a criação e desenvolvimento de programas inseridos no computador que pudesse de certa forma pensar, ou seja, resolver problemas de maneiras consideradas inteligentes como se fossem feitas pelo homem. A criação dos Sistemas Especialistas nao é algo fácil, pois requer conhecimento, competência e uma seria análise para o seu desenvolvimento e sucesso, onde requer uma pessoa com todas essas habilidades. E a Redes Neurais é um programa, que serve para detectar padrões de atividades em meio a grandes quantidades de dados, ou seja, serve para facilitar e localizar algo que esteja fora do comum.
    Com toda essas informações, podemos dizer que o avanço da tecnologia, principalmente na área da informática, é de grande importância para qualquer área, seja ela na área do lazer, na área social, na área econômica e de trabalho.
    Se voltada na área do trabalho, ou seja, especificamente da contabilidade, podemos ver quanto a informática inserio e mudou o meio contabel, se fazendo de grande importância nesse ramo. Podemos observar essa mudança, se fizermos uma breve análise na história da contabilidade de antes e o de agora.

    ResponderExcluir
  14. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a):thiago aurelio da silva carvalho

    A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA CONTABILIDADE

    A informática proporciona a contabilidade inúmeras facilidades que vão desde lançamentos e processamentos das informações até a geração de relatórios que podem ser produzidos pelo sistema, o que facilitou muito a vida dos profissionais da área. Os avanços podem ser observados quando se compara a forma atual e os métodos adotados há 15 ou 20 anos. Embora não tenham ocorrido mudanças nos conceitos fundamentais, houve um avanço considerável na maneira de se gerar e apresentar informações contábeis.
    Além de acompanhar com mais facilidade as diversas operações desenvolvida em sua área, a visão gerencial do contador possibilita análises e projeções de resultados. Essa visão crítica projeta o profissional de contabilidade para um plano funcional mais interativo, com reflexos altamente positivos para o seu reconhecimento nas grande empresas.
    As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados que podem ser destacados pelo: aumento da produtividade, melhoria das qualidade dos serviços, mais estímulo aos profissionais da área, facilidade para leitura prévia dos relatórios, atendimento as exigências dos órgãos quanto ao cumprimento de prazos, facilidade de acesso as informações da empresa, maior segurança das informações e menos espaço físico no ambiente de trabalho.
    Portanto, a tecnologia da informação demonstra o seu importante papel no segmento contábil, onde cada vez mais se nota a necessidade de uma melhor qualidade das informações contábeis e o progresso na área de informática.Com pesquisa na ciência da computação certamente irá colaborar para a criação de programas utilizando tecnologia da inteligência artificial, especialmente na idealização de sistemas especialistas mais direcionados a atividade contábil, acelerando o processo de valorização do profissional contabilista e a efetivação na função de consultor empresarial.

    ResponderExcluir
  15. cont. RHUANNA MORAIS COSTA
    As microempresas podem optar por programas mais simples, como os programas mais especificos que correspondem as suas principais necessidades sem complicações maiores. Como por exemplo, sistemas simplificados que possam realizar tarefas importantes como controle de caixas e bancos, estoques de mercaodorias, suas obrigações e deveres.
    Já as grandes empresas, não só têm a obrigação como também a necessidade de utilizar os sistemas informatizados, de terem uma boa estrutura de informática mais completa e a ultilização de rede todas as áreas, que possam gerar informação. A ultilização da imformatização atinge todos os setores, gerando intergração entre eles, de maneira que a informação possa fluir com facilidade e rapidez para as áreas que necessitam de qualuer tipo de informação.
    O governo, ao contrario, das pequenas e médias empresas, já exige muito das empresas de grande porte. Tanto o governo municipal, estudal quanto o federal na area tributaria , que se reflete diretamente na área contabel da empresa.
    É de grande importâcia a informatica para a contabilidade, pois as empresas que adotaram a contabilidade informatizadas, tiveram bons resultados e sempre estão em busca de melhoria nesse processo. Podemos citar quais são elas:
    O aumento da produvidade, onde os trabalhos são realizados com rapidez e eficiencia, ou seja, gastam pouco tempo para sua realização;
    A melhoria da qualidade dos serviços em que há um melhor resultado e que são mais consistentes, seguras e exatas ; pois são impressos por boas impressoras.
    Mais estímulos para os profissionais da área pela eficiência, agilidade, facilidade e interesse dos próprios funcionários que é resultado do sistema da informatização.
    Facilidade para a leitura previa de relatórios que são processados pelo sistema, e poderão ser analizados ou até mesmo corrigidos ou alterados em qualquer momento, sendo impressos em ordem.
    Facilidade de acesso às informações da empresa em que podem ser acessadas em qualquer momento, por meio do sistema, dando acesso as informações desejadas ao consultor.
    Maior segurança das informações, onde as informações inseridas estão protegidas e guardadas em arquivos de dados através de cópias de segurança ou backup. Então, a chance de perda do documento é bem pequena.
    Menos espaço físico nos ambientes de trabalho, onde os equipamentos físicos como o monitor, a impressora, o gabinente, o mouse, o estabilizador e a mesa, ultilizam um espaço físico menor.
    Portanto podemos concluir que os fatores que levam a contabilidade a usar a informática pelas empresas, levando sempre em conta as necessidades operacionais e organizacionais das mesmas.

    ResponderExcluir
  16. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno (a):Elcilene da Paz Ribeiro Campos

    A introdução da Informática em 1980 tornou possível o avanço de muitas ciências, dentre elas: a Contabilidade que passa por vários estágios de adaptação até se tornar a ligação entre consumidor e empresa.
    Do livro diário passa-se todos os dados de forma digitalizada para o microcomputador obtendo-se assim, uma forma mais eficiente para armazenamento de dados .
    No final da década de 1980, a ligação entre a informática e as comunicações, tais como: telefonia, alterou a atividade contábil. Dando início a tão esperada tecnologia da informação.
    Algumas empresas resistiram à mudança e decaíram, outras investiram, organizaram seus sistemas e tornaram-se referência ao utilizar os novos recursos tecnológicos dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Isso exigiu dos profissionais de contabilidade mais dinamismo e conhecimento para controlar todas as transações ocorridas por meio do comércio eletrônico em tempo real.
    Manter o controle de toda informação contábil será difícil para o Contador, pois a Inteligência Artificial está interligada entre humano e máquina, dessa forma o conhecimento será daquele que busca se aperfeiçoar para o mercado de trabalho.
    Um programa de IA pode incorporar em seu banco de dados novas informações, já um programa comum só pode fornecer respostas aos problemas para os quais está especificamente programado.
    A tecnologia atual de IA possibilita novas conexões entre pessoas, computadores, conhecimento e o mundo físico.
    Os membros da família de técnicas de Inteligência Artificial estão classificados da seguinte forma: Linguagem Natural, Robótica, Sistemas Perceptivos, Sistemas Especialistas, Redes Neurais, Software Inteligente.
    Os softwares de Inteligência Artificial mais utilizados hoje nos negócios nas aplicações de Contabilidade são os software de Sistemas Especialistas que utilizam conhecimentos e técnicas para resolver problemas que tipicamente exigem habilidades especiais humanas.
    Em algumas áreas os Sistemas Especialistas tiveram aplicações satisfatórias, tais como: Auditoria, Contabilidade Gerencial, Impostos e Redes Neurais, que detecta padrões de atividade em meio a grandes quantidades de dados
    Informatizar as empresas de pequeno, médio e grande porte tornou-se uma necessidade visando melhorar as condições de trabalho, mas algumas empresas, por falta de incentivo ou conhecimento ainda se limitam ou resistem, ou ainda, não o instalam o software de acordo com a necessidade da empresa.
    As empresas de pequeno porte ( microempresas) podem utilizar sistemas mais simples que abrangem: o controle das disponibilidades ( caixa bancos de dados) , controle de contas a pagar( obrigações da empresa), controle das contas a receber ( créditos e direitos da empresa), controle de estoque, controle do imobilizado, escrituração do livro caixa, escrituração fiscal, elaboração do fluxo de caixa. Etc..
    Nas grandes empresas devem ser informatizadas as áreas: Almoxarife / estoque; patrimônio / controle do imobilizado; produção; Vendas; faturamento, cobrança, contas a pagar, contas a receber/crediário; tesouraria/caixa/bancos; contabilidade; carteira fiscal; pessoal ; serviços gerais; serviço médico e assistência social; segurança; transportes, etc..Sendo ideal informatizar todas as áreas da empresa.
    As empresa que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuraram cada vez mais melhorar esse processo.
    Podemos analisar algumas vantagens da contabilidade informatizada, tais como: Aumento da produtividade; melhoria da qualidade dos serviços; mais estímulos para os profissionais da área; facilidade para leitura prévia dos relatórios; atendimento às exigências dos órgãos quanto ao cumprimento de prazos; facilidade de acesso às informações da empresa; maior segurança das informações; Menos espaço físico nos ambientes de trabalho.

    ResponderExcluir
  17. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno(a): HUGO LEONARDO O. DE CARVALHO

    A tecnologia da informação na contabilidade e a inteligência artificial.
    A informática proporciona a contabilidade inúmera facilidades como: o processamento de informações, emissões de relatórios entre outras, além dessas facilidades podemos associar outros fatores como o de segurança, confiabilidade e rapidez na informação.
    Pequenas e médias empresas tem dificuldade de entrar no sistema informatizado, devido o pouco investimento preferindo se preocupar com o aspecto organizacional.
    Essas empresas tem problema para implantação dos sistemas informatizados, devido a insegurança ou falta de informação, dificuldade financeira, receio de ficar dependente de pessoal qualificado e entre outras.
    Nas grandes empresas já é diferente a necessidade de informatizar, pois a necessidade de informação tem que fluir com rapidez sabendo que o ideal é informatizar todas as áreas sendo de grande, médio e pequeno porte, pois informatizando as empresas tem bastantes vantagens como: aumento de produtividade, melhoria na qualidade de serviço, maior segurança da informação e entre outros benefícios.
    Podemos perceber que de algumas décadas para cá vem acontecendo uma verdadeira revolução, devido à ligação entre a informática e as comunicações e isso por consequência afeta diretamente a atividade contábil, possibilitando um grau de flexibilidade e precisão da informação, em tempo real, até poucos anos era impensável.
    Hoje no mundo dos negócios desse novo milênio e muito mais exigente a tecnologia de ponta utilizados nos hardwares e softwares permite não somente o processamento de dados, mas sistemas que processam informações e compartilham conhecimento no mais elevado nível, ou seja, usando a tecnologia da inteligência artificial (AI) para o melhor desenvolvimento de sistemas de processamentos complexos que utilizam informações como ferramenta para decisões estratégicas e competitivas.
    A AI é muito trabalhado para desenvolver funções de um computador a pensar inteligentemente e às vezes tomar suas próprias decisões e até aprender com seus erros, imitando o cérebro humano.
    Daí alguns estudiosos como Laudon classifica AI como uma família que está dividida em sistemas especialistas e redes neurais, onde os sistemas têm como objetivo de desenvolver programas de computador com o sentido de pensar para resolver os problemas de uma maneira que seriam consideradas inteligentes. Já as redes neurais têm como objetivo detectar padrões de atividades fraudulentas em meio a grandes quantidades de dados podendo ser detectado em 45 segundos, o que os seres humanos não conseguiriam fazer.
    Vale ressaltar que não é somente um investimento fabuloso que trará o sucesso nas decisões empresariais, tudo ainda depende do raciocínio humano, porém na sua ausência é uma excelente ferramenta.

    ResponderExcluir
  18. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB
    Disciplina- Tecnologia da Informação
    Curso Ciências Contábeis – 1º Período - Prof: Fabio Fábio Vieira
    Aluna – Sebastiana Lopes Monteiro Gonçalves ( Tiana).

    Resumo
    O aperfeiçoamento da contabilidade com a informatização.
    O homem em sua infinita busca por conhecimentos, melhorias e aperfeiçoamentos, procurou buscar alternativas para o crescimento e desenvolvimento da informatização, foi então que nasceu um presunçoso projeto chamado IA (Inteligência Artificial) que buscava capturar alguns aspectos da inteligência humana e de seu modo de ser e de pensar. Através desse novo projeto IA cria-se uma família de sistemas, a linguagem natural, a robótica, sistemas perceptivos, sistemas especialistas, redes neurais e software inteligente. A criação do sistema especialista foi fundamental para o desenvolvimento nos negócios, como na Contabilidade, esse sistema tem por objetivo simular conhecimentos e a tomada de decisões humanas ele também utiliza fatos, conhecimentos e técnicas de raciocínio para resolver problemas. Trouxe flexibilidade para área contábil. Através dessa nova informatização a contabilidade pôde ser enxergada com outro olhar, pôde se desenvolver em todas as suas áreas como, auditoria, contabilidade gerencial, contabilidade de custos e contabilidade tributária. Hoje a contabilidade tem versatilidade, rapidez e segurança para seus clientes. Hoje também a contabilidade pode trabalhar online com os órgãos Federais, Estaduais e Municipais, através dos sites dos órgãos, podem ser feitos vários procedimentos como, Alterações de empresas na Junta Comercial, a tributação das empresas Simples Nacional, as declarações da Receita Federal e etc. De forma que atualmente as empresas, o fisco e a contabilidade são parceiros, ou seja, trabalham em conjunto, até as compras que nós fazemos hoje, podem ser feitas online, no site e a contabilidade está diretamente ligada a esse novo progresso, os contadores também passaram a exigir uma remuneração melhor pelos seus serviços.
    Porem não devemos esquecer que tudo aida depende do raciocinio humano, pois os sistemas computacionais não conseguem raciocinar sozinhos eles apaenas simulam os nossos conhecimentos e decisões nós os cntrolamos ainda.

    ResponderExcluir
  19. UNDB
    Ciências contábeis/1°periodo
    Tecnologia da Informação Professor Fábio
    Mizael de Jesus Lobato Sousa Junior
    Desde o começo a inteligência artificial causou muita polêmica, pois algumas pessoas ficaram com certo receio por temerem que a tal inteligência ultrapassasse a do homem tomando o seu poder no mundo, mas fizeram promessas muito exageradas na época e assim vieram correspondentes decepções, porque mesmo substituindo os humanos em algumas tarefas, o computador não é capaz de superar o ser humano quando é preciso tomar decisões que envolvem emoção. A inteligência artificial veio para ajudar o homem em suas tarefas e não para substitui-lo, claro que em alguns casos os patrões optam pelo computador por ser mais barato do que pagar o salario do funcionário deixando-o assim desempregado, mas essas são apenas coincidências. Um programa de computador só pode fornecer respostas para aquilo que ele for programado, ou seja, vale ressaltar que a inteligência artificial nunca atingirá a capacidade do especialista humano, porem é uma excelente forma de resolver problemas quando não há um especialista. Um bom exemplo sobre o beneficio da evolução da tecnologia é a comparação entre dois contadores de épocas diferentes, um faz seu trabalho em um computador, o outro manuscrito, a primeira diferença será na caligrafia, em um computador pode-se escolher a fonte preferível, já no meio manuscrito, o funcionário naturalmente precisa ter uma caligrafia boa, outra questão é a da rapidez, alguém com um computador fará os mesmos relatórios e lançamentos muito mais rápido, devido a questão de não ter que transcrever e também a de correção automática.
    A partir do final da década de 1980 uma verdadeira revolução começou a acontecer. Esta revolução decorre da ligação entre a informática e as comunicações; abrindo a estrada para a tecnologia da informação tal que conhecemos hoje; e alteram o papel da informática dentro das empresas e por consequência afetam diretamente a atividade contábil. A contabilidade ganhou status de controladoria em muitas organizações de grande porte, exigindo dos profissionais que atuam nela mais conhecimento e melhor percepção do universo empresarial, com necessidade de domínio de informática e de outro idioma. Nesse aspecto, o contador passou a ter mais participação nas decisões da alta administração, sendo, consequentemente, bastante requisitado e valorizado.
    A maioria das pequenas e médias empresas pouco investiu ou investe em sua organização administrativa, preferindo se preocupar mais com os aspectos comerciais do que organizacionais. Algumas dificuldades enfrentadas pelos empresários para a adoção e implantação dos sistemas informatizados são: insegurança ou falta de informação dos empresários, dificuldades de reestruturação das áreas carentes de informatização, receio de investir no desconhecido, dificuldades financeiras. Mas mesmo assim é sempre recomendável a organização como forma de manter o controle, pois é certo que a informatização ajuda, mas se a empresa não for bem preparada pode atrapalhar. Já nas grandes empresas fica cada vez mais evidente a necessidade de adequada estrutura informatizada nas grandes empresas, diante das exigências dos governos municipal, estadual e federal na área tributária, com reflexos diretos na contabilidade. A estrutura de informatização pode ser de maior ou menor porte, dependendo da necessidade e da conveniência administrativa e financeira.
    As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram bons resultados como: aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos serviços, mais estímulos para os profissionais da área, facilidade para leitura previa dos relatórios, facilidade de acesso às informações da empresa, maior segurança nas informações, menos espaço físico no ambiente de trabalho, dentre outros. Portanto é evidente, que o uso da informática pelas empresas, tanto na contabilidade quanto nas outras áreas é de suma importância para um bom desempenho da empresa.

    ResponderExcluir
  20. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Periodo
    Aluno(a): Nathalie Bezerra de Araújo.

    A Informática na Contabilidade.
    A introdução da informática no dia- a- dia dos brasileiros deu-se somente na década de 1980 e a princípio já pôde- se perceber a significativa importância que teria, pois logo de início observou-se a facilidade que passaram a ter, atividades que levavam horas para serem concluídas como o registro de operações e a emissão de relatórios, que atualmente são terminadas em minutos. Mas foi só a partir da metade da década de 1980 que a informática passou a ser fundamental, pois passou a ser usada como objeto de interação com os clientes, de melhoria para qualidade dos serviços prestados, e obtendo também, informações com maior rapidez.
    Apesar de observarmos que a informática no cotidiano do profissional contábil é de suma importância, ainda há aqueles que se prendem ao sistema mais convencional, trabalhoso e cansativo de concluir atividades, uma das razões seria a falta de um pessoal mais capacitado, pois algumas empresas até chegam a investir em sistemas informatizados, porém existem aquelas pessoas que não se dispõem a atualizar- se frequentemente, pois sabemos que a informática no mundo moderno, evolui constantemente, sendo este um dos motivos da lentidão no processo de atualização dos sistemas informatizados.
    Um programa ou função de programa, que merece e vem ganhando espaço nas empresas é a Inteligência Artificial (A.I), que faz com que o computador tente imitar um ser humano, pensando de forma inteligente. Surgido em 1956, em uma conferência de verão em Dartmouth College, NH, USA, a Inteligência Artificial obteve vários campos de estudo e dentre eles os mais importantes para a contabilidade são os Sistemas Especialistas e as Redes Neurais.
    Os Sistemas Especialistas são muito úteis, pois toma decisões e é programado para possuir um conhecimento bem extenso, que um ser humano levaria certo tempo para adquirir, tornando os trabalhos mais produtivos e rápidos de serem realizados. As redes Neurais têm praticamente as mesmas funções, ou seja, foram criadas para solucionar problemas, mas ao contrário dos Sistemas Especialistas, é bem mais semelhante ao cérebro humano, apesar da enorme diferença que há entre um cérebro humano e esse software, porém o mesmo, assim como o ser humano, aprende com os problemas resolvidos, até mesmo os concluídos de forma errônea, fazendo com que esse programa possua uma boa receptividade perante o público empresarial, contudo esses programas ainda levarão muitas décadas para substituir o pensamento humano que ainda é essencial para toda empresa.

    ResponderExcluir
  21. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Período
    Aluno(a): TÁSSILA RAQUEL MENDES DOS SANTOS

    A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE

    O surgimento da informática trouxe mudanças significativas nas profissões, com a contabilidade não foi diferente, foi preciso acompanhar esse avanço tecnológico, ainda mais por ser uma área que necessita de agilidade.
    A informática na área contábil contribui para a rapidez na execução de tarefas, sendo o contador um profissional que precisa dessa presteza. Há alguns anos esse contador era reconhecido apenas como um guarda livros, mas é um cenário que foge do contexto atual e isso foi graças à tecnologia de programas específicos que realizam partes das tarefas, dando ao contador um novo perfil, de analista, onde fornece informações e auxilia na tomada de decisões. Então, a informatização, hoje, pode ser vista como um instrumento indispensável no campo da contabilidade.
    Apesar da tecnologia da informação tornar os serviços contábeis mais rápidos, algumas pequenas e médias empresas apresentam resistência em investir na informatização, onde estas adotam apenas programas simplificados e isso acaba inibindo o crescimento de tais empresas.
    Empresas de visam o progresso utilizam a inteligência artificial (IA) que é um programa ou funções de um programa mais semelhantes à mente humana, pois tem capacidade de tomar decisões e até mesmo aprender com os erros, porém não substitui o profissional, já que algumas decisões a serem tomadas envolvem emoção e a IA ainda não possui essa função.
    A principal contribuição da IA à contabilidade foram os sistemas especialistas, que facilitam na solução de problemas e tomada de decisões.
    É notável a importante contribuição que tecnologia da informação trouxe à área contábil e é fundamental que o profissional e as empresas se atualizem e sigam tais avanços, pois é uma exigência do mercado atual.

    ResponderExcluir
  22. Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB
    Disciplina- Tecnologia da Informação
    Curso Ciências Contábeis – 1º Período - Prof:Fábio Vieira
    Aluna – Bianca Everton Araujo
    Faz uma comparação que nos tempos antigos as pessoas utilizavam a maquina para fazer seus lançamentos contábeis e hoje em dia os indivíduos usam a informatica como ferramenta .
    Assim decorrendo a ligação entre a informatica e as comunicações alterando o papel da informatica tendo como consequência a atividade contábil.
    Com isso a tecnologia evolui rapidamente , trazendo novos recursos tecnológicos , trazendo as mudanças de hábitos , novas oportunidades e desafios .
    Apesar do sistema de informação contábil ser em tempo real é utilizado a maneira antiga por ter a ver com os princípios atuais da Contabilidade que é preciso uma ação que envolva o conjunto da comunidade contábil e o fato dos sistemas da contabilidade serem concebidos e administrados como sistemas fechados que é possível o contador desencadear ações que tornou o sistema aberto .
    Portanto , é necessário obter processos de trabalhos que possam permitir a contabilidade em tempo real podendo usufruir do potencial disponibilizado pela Tecnologia de Informação .
    Com as mudanças e os avanços tecnológicos utilizamos o desenvolvimento de sistemas de processamento complexos de informações como a ferramenta a Inteligencia Artificial(IA)que é um programa que faz o computador pensar inteligentemente, não é um fenômeno isolado , mas busca capturar algum aspecto da inteligencia dos seres humanos e de seu modo de ser .
    O campo de estudo da Inteligencia Artificial demonstram o trabalho que vem sendo realizado por cientistas da ciência da computação tentando simular habilidades humanas , os sistemas especialistas tem um elevado desenvolvimento , com o objetivo de desenvolver programas de computadores que pudessem em alguns sentidos pensar .
    A criação de sistemas especialistas é necessário competência para desenvolver conhecimento , existindo sensibilidade para qeum desenvolve os sistemas .
    Redes Neurais procuram fraudes em cartão de credito que é treinada para detectar padrões de atividade .
    A informatica proporciona a contabilidade varias facilidades , podendo ter outros fatores como segurança , confiabilidade , e rapidez nas informações prestadas .
    A contabilidade informatizada é um conhecimento de sistemas de informações contábeis que existe uma grande diferença entre a forma de se construir a contabilidade de uma empresa e os métodos adotados ha 15 a 20 anos , embora não ocorra mudanças nos conceitos.
    Assim a contabilidade ganhou status , exigindo do contador mais conhecimento e melhor ato do universo empresarial .

    ResponderExcluir
  23. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1° Período
    Aluno(a): Rogerio Pereira Souza
    O sistema de informação deve fazer parte da formação acadêmica do profissional de contabilidade, visto que aborda diversos ambiente da empresa e gera maior facilidade para apresentação das informações contábeis, além disso, as diversas operações são acompanhadas pelo sistema possibilitando análise e projeções de resultados, e de relatórios minuciosos e de gráficos comparativos e com essa visão o profissional projeta um plano funcional mais interativo. A contabilidade ganhou status de controladoria em muitas organizações de grande porte, e com isso exigindo mais conhecimento e melhor percepção do universo empresarial. A informática facilita inúmeros processamentos para a contabilidade, entretanto, dando mais segurança, confiabilidade e rapidez nas informações prestadas; as pequenas e médias empresas estão em fase de descobrimento da informática, pois só utilizam nas áreas comerciais e administrativas, com utilização de sistema simplificado; e as grandes empresas utilizam as redes em todas as áreas, e a automação atinge praticamente todos os setores, com rapidez para as áreas que se interessam por ela. A importância da informática para a contabilidade é que a velocidade de processamento das informações, o tempo gasto, para se reproduzir um balancete ou outros relatórios da contabilidade nos sistema convencionais, é muito superior ao tempo gasto quando não se utilizam os sistemas informatizados, e que nos sistemas multiusuários e integrados, as informações ou os arquivos de dados podem ser acessados por várias pessoas ao mesmo tempo e em diferentes locais, se houver necessidade. A introdução da informática na década de 1980 havia alterado consideravelmente os processos de trabalho, facilitando o registro das operações e a emissão de relatório. Esta revolução decorre da ligação entre informática e os meios de comunicações, e alteram o papel da informática dentro das empresas e por conseqüência afetam diretamente a atividade contábil. A então nascente tecnologia da informação evoluiu rapidamente e na atualidade os novos recursos tecnológicos e as mudanças de hábitos que eles provocam nas empresas e na sociedade oferecem à contabilidade a oportunidade da velocidade e da interatividade. A inteligência artificial (IA) é um programa ou função de um programa que fazem o computador pensar inteligentemente, ou seja, conseguem tomar suas próprias decisões e até aprender com seus erros, imitando as funções do cérebro humano, mas desde seus primórdios, a IA gerou polêmica, a começar pelo seu próprio nome, considerado presunçoso por alguns, até a definição de seus objetivos e metodologias. O desconhecimento dos princípios que fundamentam a inteligência, por um lado, e dos limites práticos da capacidade de processamento dos computadores, por outro, levou periodicamente a promessas exageradas e as correspondentes decepções, onde mesmo substituindo os humanos em determinadas tarefas, o computador não consegue superar o homem na determinada decisões que envolvem a emoção, portanto o profissional da contabilidade precisar ter uma formação nesses sistemas para auxiliar as máquinas eletrônicas.

    ResponderExcluir
  24. UNDB: UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO
    MATÉRIA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    PROFESSOR: FÁBIO VIEIRA
    ALUNA: NATÁLIA CRISTINA SILVA FERREIRA

    A importância da informática para a
    contabilidade.

    Resumo: Estamos vivendo a Era da
    Informação onde devemos estar cientes dos
    avanços tecnológicos tanto na vida
    profissional contábil quanto na sociedade. A
    contabilidade requer do profissional máximo
    de atenção na hora de analisar e gerenciar
    as informações prestadas e com este avanço
    hoje somos capazes de transmitir essas
    informações com clareza, no prazo determinado
    e com total segurança.
    A cada dia que passa a informática vem
    adquirindo cada vez mais seu espaço na vida
    das pessoas e nas empresas, e não só na
    contabilidade como em outras áreas
    profissionais seu papel e fundamental no
    desenvolvimento dos resultados contribuindo
    também para o aumento da produtividade e
    abrindo portas as informações. Na
    contabilidade os avanços na tecnologia
    necessitam de técnicas inteligentes e
    eficazes aumentando assim a qualidade nas
    informações contábeis, porém o raciocínio
    humano ainda e muitíssimo importante na
    tomada de decisões e resolução de problemas.
    A informática é a ferramenta essencial nos
    processos burocráticos da contabilidade e
    teve grandes progressos nas ultimas décadas,
    passando a ser manuseado tudo de forma
    eletrônica trazendo mais comodidade e
    segurança tanto para o profissional quanto
    para as entidades, porém o contador passou a
    ser mais um analista de contabilidade sem
    deixar suas responsabilidades
    principalmente nos processos de análise
    gerenciais. Portanto com essa evolução sua
    utilização vem ajudando na valorização do
    contador fazendo com que seu trabalho seja
    muito mais reconhecido aumentando o estímulo
    pessoal e profissional dando como resultado
    maior qualidade nas informações.

    ResponderExcluir
  25. UNDB- Ciências Contabeis(1º Período)
    Tecnologia da informação
    Professor: Fábio
    Aluna: Jordane Costa Muniz

    O processo de execução do trabalho contábil foi radicalmente alterado nas últimas décadas, assim como as possibilidades de geração de informação contábil.
    A introdução da informática na década de 1980, já havia alterado consideravelmente os processos de trabalho, facilitando o registro das operações e a emissão de relatórios, porém, foi a partir do final da década de 1980 que uma verdadeira revolução começou a acontecer. Esta revolução decorre da ligação entre a informática e as comunicações, e alteram o papel da informática dentro das empresas e por consequência afetam diretamente a contabilidade.
    A informática proporciona à contabilidade inúmeras facilidades, além da rapidez, confiabilidade e segurança nas informações prestadas. Isso por que a tecnologia da informação evoluiu rapidamente, e na atualidade vemos novos recursos tecnológicos e as mudanças de hábitos que oferecem à contabilidade a possibilidade da interatividade.
    Recursos estes que se encontram presentes em empresas, que possuem uma grande necessidade de uso da tecnologia. As pequenas e médias empresas encontram dificuldades de sair do modo convencional como o uso de calculadora, e entrar no sistema informatizado operando computadores para desenvolver suas atividades. Não há necessidade da criação de núcleos de informática nessas empresas, bastando apenas que elas disponham da área adequada para instalação dos equipamentos.
    Já as grandes empresas precisam de uma estrutura de informática mais completa, inclusive a utilização de redes em todas as áreas que possam que possam gerar informações. As empresas que adotam a contabilidade informatizada tiveram bons resultados e procuram cada vez mais melhorar esses processos. Dentre as vantagens da contabilidade informatizada estão o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos serviços, mais estímulos para os profissionais da área, facilidade de acesso às informações, atendimento as exigências dos órgãos quanto aos prazos, maior segurança das informações, além de outras.
    Outra área em que a tecnologia está bem presente é na inteligência artificial, com a evolução da informática, as máquinas passam a imitar as funções do cérebro humano criando assim uma divisão entre o pensamento humano e o pensamento lógico. A inteligência humana é uma função complexa que os cientistas apenas começaram a entender.
    Segundo O’ BRIEN a inteligência artificial (IA), permite que o computador pense. A Inteligência Artificial imita o processo básico do aprendizado humano por meio do qual as novas informações são absorvidas e se tornam disponíveis para referênci e as futuras.
    O estudo sobre a IA possue dois campos muito importantes que são os Sistemas Especialistas a as Redes Neurais. O objetivo dos cientistas era desenvolver programas de computador que pudessem em alguns sentidos pensar, isto é, resolver problemas de uma maneira que seriam considerados inteligentes e fossem feitos pelo homem.
    A contabilidade é uma área onde existe muita necessidade desses sistemas, pelo fato de tantos problemas contábeis exigirem a especializaçãode determinados segmentos, com o auditoria, contabilidade gerencial, de custos e tributária.
    Fica claro assim que a tecnologia tem tido um progresso rápido e eficaz, estando interligada com várias áreas profissionais inluindo a contabilidade.
    Esse progresso trouxe beneficios para toda a sociedade, que precisa utilizar a informatica ao máximo, lembrando porém que as máquinas por mais inteligentes que sejam, não conseguem superar seu criador, o homem, que é capaz de tomar boas decisões,onde estão envolvidos a inteligencia,a sabedoria e as emoções.

    ResponderExcluir
  26. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Aluna: Luana Miranda Rodrigues
    Curso: Ciências Contabeis (1º período)
    Profº: Fábio Vieira
    Disciplina: Tecnologia da Informação
    Data: 20/02/2013 São Luis-MA
    RESUMO
    A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA A TECNOLOGIA
    Nos últimos anos a tecnologia vem se aperfeiçoando cada vez mais. E como ela está presente em todo lugar, na contabilidade não podia ser diferente, pois é uma área que exige todo cuidado ao obter um programa para trabalhar que seja prático e eficiente. Dai surgiu alguns tipos de tecnologia utilizados nos softwares que além do processamento, compartilhar também informações e conhecimentos. Esse mais novo recurso utiliza a tecnologia da inteligência artificial, também conhecida como (IA).
    Essa inteligência na verdade é uma imitação com o cérebro humano, ela nasceu em 1956 em Dartmoulh College, no começo gerou polêmica até mesmo pelo seu próprio nome. A (IA) pode ser robótica, visão e reconhecimento de voz entre outros, ela existe mais para complementar as capacidades humanas e não para substitui-las, ela é conectada entre computadores, pessoas, conhecimento e na parte física. Em um programa de computador comum, ele só fornece o que está programado e com a (IA), permite que o computador pense, para que forme a (IA) estão incluídos vários membros, como: linguagem natural, robótica, sistemas perceptivos, sistemas especializados, redes neurais, software inteligente. Para a contabilidade são mais usados os softwares de sistemas especialistas, a área contábil exige uma grande necessidade desses sistemas, por ter tantos problemas e eles estão sendo a cada dia mais satisfatórios nas seguintes áreas: Auditoria, contabilidade gerencial, impostos.
    Existe também as redes neurais, que são usadas para detectar fraudes nos cartões de crédito são passado nas máquinas.
    A partir de 1980, começou uma revolução na informática, e ao mesmo tempo que vem a parte positiva de novas aportunidades e desafios no mercado de trabalho. Mesmo com toda tecnologia ainda existem pessoas que trabalha manualmente, muitos profissionais não usam as novas tecnologia ás vezes por medo de não se adaptar, por insegurança, dificuldades financeiras, por não querer depender sempre de alguém e até mesmo por falta de informação. Não podemos trabalhar ou viver sem o uso da tecnologia, pois com ela temos qualidades em nossos serviços, aumento na produtividade, facilidade de acesso as informações, menos espaço físico. Ou seja não podemos viver sem tecnologia, e mesmo para que a contabilidade esteja presente em nossas vidas em tempo real.

    ResponderExcluir
  27. Universidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Professor:Fabio
    Aluna:Regiane de Jesus Castro
    1* período noturno
    Ciências Contabèis

    Atualmente a informatica tem sido uma ferramenta fundamental na área da contabilidade tem contribuído bastante tanto para a empresa como para os clientes porem e necessário adotar processos que permitam a contabilidade em tempo real podendo usar todo o potencial disponível pela informação . A contabilidade ainda conta com as facilidades segurança e na rapidez e os resultados da informatica aplicados a contabilidade tem que ser favoráveis a empresa buscando melhorar as condições de trabalho através da informatização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado nos 3 textos lidos, com certeza você poderia ter falado mais sobre o tema solicitado.

      Excluir
  28. UNDB- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Aluna: Mariana Sousa Reis
    Curso: Ciências Contabeis (1º período)
    Profº: Fábio Vieira
    Disciplina: Tecnologia da Informação
    Data: 20/02/2013 São Luis-MA

    A IMPORTANCIA DA INFORMÁTICA PARA A CONTABILIDADE

    A tecnologia da informática vem proporcionando varias vantagens no mundo contemporâneo, tais como: agilidade, eficaz, confiança, e com isso melhoria nas condições de trabalho.
    Quando se trata em pequenas e medias empresas, muitas dessas já estão aderindo à informatização, mas o numero ainda é pequeno por conta dessas empresas ainda encontrarem certas dificuldades para se adaptarem aos novos sistemas informatizados, e deixando de lado os seus sistemas convencionais.
    Essas pequenas empresas investem pouco na organização administrativa, observando mais o lado comercial. Isso acontece porque não existe nenhuma cobrança de governo. A organização é necessária para que se possa ter um controle da empresa.
    Algumas empresas chegam a aderir os equipamentos para informatizar o processo, mas a falta de informação no que diz respeito à configuração de alguns equipamentos faz com que essas empresas tenham dificuldade para utilizá-los.
    Já nos casos de grandes empresas, podemos perceber uma notável diferença na aceitação de uma estrutura de informática. Torna-se algo indispensável e fundamental para o andamento da contabilidade. Sendo assim, todas as áreas da empresa tem que ter essa estrutura de informatização.
    Muitas empresas que aderem à contabilidade informatizada têm muitos pontos positivos e resultados satisfatórios tais como: aumento da produtividade por conta da rapidez que é gerada, melhoria da qualidade dos serviços, segurança nas informações, uma vez que existem copias de segurança e backup.
    Dessa forma, o investimento em tecnologia da informação corrobora para o surgimento da tecnologia da Inteligência Artificial. Contudo, o investimento nessas tecnologias não é suficiente, pois se faz necessária a utilização do raciocínio humano para a execução de tal tecnologia.

    ResponderExcluir
  29. UNIDADE DE ESNSINO SUPEREIOR DOM BOSCO
    Curso: Ciências Contábeis
    Disciplina: Tecnologia da Informação
    Aluna: Josilene Diniz Sales Azevedo
    Prof: Fábio


    A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA PARA AS EMPRESAS E ESCRITORIOS DE CONTABILIDADE

    O sistema informatizado vem proporcionar as empresas e para os escritórios de contabilidade em geral, a automação das grandes empresas atinge todos os setores. Porem as pequenas enfrentam algumas restrições em relação a insegurança ou a falta de informação, dificuldade de restruturação das áreas carentes de informação, receio em investir no que é desconhecido para ele, a dificuldade financeira, esses são os grandes desafios enfrentados, mesmo diante tudo isso, devemos nos adequar as exigências dos governos estadual municipal e federal nas áreas tributarias com reflexo direto na contabilidade que fica cada vez mais evidente a necessidade de se adequar a uma estrutura informatizada .
    A contabilidade informatizada traz algumas vantagens as empresas que adotaram esse sistema como: aumento da produtividade, a velocidade, agilidade no processamento das informações em relação ao sistema convencional, melhoria na qualidade dos serviços de impressão eletrônica, probabilidade de erros nos programas é muito pequeno, trás mais estímulos para os profissionais da área , o trabalho deixa de ser enfadante e se torna mais estimulante no cumprimento das tarefas, facilita a leitura dos relatórios que pode ser lido previamente na tela antes de serem impressos, atendendo os prazos, facilita o acesso as informações das empresas, maior segurança das informações através de backup dos dados ocupando menos espaço físico.
    Com a tecnologia da informação na contabilidade, os processos de execução dos trabalhos foram alterados radicalmente nas ultimas décadas. Os novos recursos tecnológicos trouxeram mudanças de hábitos que eles provocam nas empresas e na contabilidade a velocidade e a interatividade, possibilitando um grau de flexibilidade e precisão da informação.
    A inteligência artificial é o ramo da ciência da computação dedicado a desenvolver equivalentes computacionais de processos peculiares à cognição humana. É a uma ciência cujas suas raízes estão ligadas ao pensamento do ser humano, um exame como as pessoas pensam, é essencial. A inteligência artificial permite que o computador pense e simplificando a maneira como os programas são formados, onde imita o processo básico do aprendizado humano.
    Podemos dizer que com toda essa tecnologia de forma geral nos não estamos perdendo nada, ao contrario nós ganhamos com os novos modelos de informatizados nos ajuda no desempenho das tarefas e armazenamento de dados com mais segurança comparando ao método antigo onde a pessoa humana era a ferramenta mais importante no sistema convencional, a maquina foi ganhando cada vez mais espaço na esfera da comunicação entre as pessoas com essa evolução vai surgindo novas tecnologias cada vez mais avançadas e nós devemos estar abertos a esses novos avanço da informação.

    ResponderExcluir
  30. UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Matéria: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Vieira
    Curso: Ciências Contábeis 1ºPeriodo
    Aluno(a): Thayane Pereira


    A Tecnologia da Informação, atualmente, ganhou muito prestígio, tornando-se fundamental em todos os setores da sociedade. E na contabilidade não poderia ser diferente.
    Ferramentas como Sistema Especialistas nos ajudam a resolver problemas de maneira rápida, eficaz e com uma porcentagem de confiabilidade maior - o que não era possível décadas atrás. Desta forma, ela nos cede mais tempo para nos dedicarmos a outras atividades, já que não é necessário gastar tanto tempo com certas análises, avaliações de risco e alguns planejamentos.
    As grandes empresas investem de forma intensa na área da informática com a intenção de melhorar os serviços prestados, terem mais segurança, além da pressão dada pelo governo. Assim, não é mais adotados trabalhos manuais.
    Mediante isso, observa-se que a tecnologia tem contribuído e ainda irá contribuir fortemente para o crescimento e a valorização da contabilidade nos dias atuais. Mas é válido lembrar que, mesmo com toda essa inteligência artificial, as máquinas ainda estão longe de se igualar a complexidade cerebral humana, desconhecida até mesmo para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado nos 3 textos lidos, com certeza você poderia ter falado mais sobre o tema solicitado.

      Excluir
  31. UNDB - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
    Curso: Ciências Contábeis – 1º Período
    Disciplina: Tecnologia da Informação
    Professor: Fábio Lopes Vieira
    Aluno: Willian Dutra Vieira

    A tecnologia da informação e a atividade contábil

    A informática vem proporcionando diversas facilidades para quem trabalha no setor contábil, auxiliando em várias atividades, como o monitoramento das despesas e lucros, processamento das informações, geração de gráficos para ajudar na administração da empresa e facilidade na produção de relatórios contábeis feitos pelo próprio sistema. Contribuindo de certa forma para a administração e controle da empresa.
    Geralmente as pequenas e médias empresas pouco investem em sistemas de informação, preocupando-se mais com os aspectos comerciais e fins lucrativos. Estas empresas necessitariam de profissionais especializados e qualificados, o que aumentaria o numero de funcionários e consequentemente elevaria os custos operacionais da empresa.
    É dispensável a criação de núcleos de informática nas pequenas e médias empresas, devendo possuir apenas o necessário para a organização e administração da empresa. As microempresas podem optar por um sistema mais simples, com programas específicos, de acordo com a atividade do estabelecimento, podendo atender as suas necessidades sem maiores complicações, possuindo um sistema melhor e organizado.
    Já as grandes empresas onde o fluxo de atividades e de funcionários é maior, deve possuir uma estrutura de informática mais completa, onde o sistema de redes integre todas as informações de praticamente todos os setores. Todo esse sistema deve ser posto em prática devido às exigências dos governos municipal, estadual e federal na área tributária, com reflexos diretos na contabilidade. O ideal é informatizar todas as áreas da empresa, sendo que a estrutura de informatização deve ser baseada na necessidade administrativa e financeira.
    As empresas que adotaram a contabilidade informatizada tiveram resultados positivos e procurou melhorar o processo, devido principalmente a melhoria na qualidade dos serviços, a rapidez na produção do relatório de contabilidade, além de obter um trabalho de melhor aspecto se comparado com a forma manuscrita que era utilizada antes dos sistemas informatizados. Embora não houve mudanças nos conceitos fundamentais da contabilidade, houve um avanço considerável na maneira de se gerar e apresentar informações contábeis.
    Hoje é necessário adotar processos de trabalho que permitam ter a contabilidade em tempo real, como por exemplo, uma transação realizada a qualquer momento e em qualquer localidade, onde possa gerar um lançamento contábil e a atualização automática dos saldos da conta, sendo assim possível observar e monitorar os resultados da empresa a cada instante.
    O mercado exige melhor qualidade nas informações contábeis e quem trabalha no setor contábil e se utiliza da informática vem utilizando sistemas especialistas para ajudar na solução de alguns problemas como: auditoria, contabilidade gerencial e impostos. A contabilidade é uma área que precisa de inovação tecnológica para ajudar a resolver problemas contábeis, assim como necessita de profissionais com um maior conhecimento e uma melhor percepção do universo empresarial e com domínio em informática.
    A utilização da informática pelas empresas, tanto na contabilidade quanto em outras áreas, levando-se em conta as necessidades operacionais e organizacionais facilita em muitos processos como: facilidade de acesso às informações da empresa, maior segurança das informações e menos espaço físico nos ambientes de trabalho. Reforçando a ideia de que a atividade contábil hoje é muito dependente da informática.

    ResponderExcluir