domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sistemas: Conceitos e Componentes - (Turma: Fundamentos de Sistema de Informação - Noturno - UNDB - 2011.1)

Sistema: conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos
Componentes
Simples: é o que possui poucos elementos ou componentes, e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta.
Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados.
Aberto: interage com seu ambiente, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Fechado: Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.
Estável: é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Dinâmico: é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente.
Adaptável: é o que responde ao ambiente mutável. É o que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta às mudanças no ambiente.
Não-adaptável: é o que não muda com um ambiente mutável.
Permanente: é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente uns 10 anos ou mais. Muitas empresas são sistemas permanentes.
Temporário: é o que não existirá por um longo período de tempo.

Atividade a ser postada até o dia: 25/03/2011

Baseado nos conceitos acima, mencione um exemplo de um sistema (Universitário, Hospitalar, Indústria, Saúde, Solar, etc), indicando todos os componentes do sistema. Ao mecionar o componente, explique, por exemplo: se o mesmo é simples ou complexo. Se for simples, explique o porque e o porque dele não ser complexo. Faça isso para todos os componentes.

28 comentários:

  1. Exemplo 1:
    Família
    Componentes:
    Pai, Mãe, Filho, Filha
    * É um sistema aberta pois os seres humanos interagem ininterruptamente com o meio ambiente (escola, trabalho, amigos..)
    * Os elementos são complexos pois os papéis de cada um é bem diferente, são capazes de aprender/mudar de acordo com o feedback, qualquer alteração em um elemento causa reação nos outros (quando o um elemento está com a saúde afetada, por exemplo)
    * O sistema pode ser fechado em estados patológicos quando a família se recusa a interagir, evoluir e permanece refratária às mudanças, essas famílias tendem à uniformização dos elementos.

    Exemplo 2:
    Secretaria de Estado da Infraestrutura - SINFRA
    Componentes:
    GABSEC, SEAOC, SEAOR, SEATRAN, ASSJUR, ASSPLAN, UGAM, CPL
    * É um sistema aberto pois seu objetivo é atender as necessidades da população maranhense, mais especificamente no que diz respeito às estradas estaduais, reforma e implantação de equipamentos públicos e transporte interurbano e por esse motivo interage com o meio recebendo dele essas necessidade e devolvendo em forma de ações públicas.
    * Os elementos são complexos pois as suas atividades são altamente interdependentes. Por exemplo, para a contratação de um obra civil (SEAOC) deve-se ter parecer da ASSJUR, dotação orçamentária (ASSPLAN), autorização do ordenador de despesas (GABSEC), licitação (CPL), empenho (UGAM). Podemos observar que quase todos os componentes são acionados para um único procedimento e a boa ou má conduta de cada elemento interfere diretamente no sucesso da tarefa.

    ResponderExcluir
  2. Blz! No entanto, observe que existe alguns conceitos que não foram abordados ainda. Verifique o que está faltando e conclua o seu trabalho que está indo muito bem.

    ResponderExcluir
  3. 2R SERVIÇOS TÉCNICOS

    COMPONENTES:
    SETOR DE TREINAMENTO, TI, SERVIÇOS GERAIS, DIRETORIA, FINANCEIRO, LOGÍSTICA

    *É UM SISTEMA ABERTO, POIS O SEU OBJETIVO É ATENDER AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS, DE CLIENTES E FUNCIONARIOS QUE ATUEM NA AREA DE SEGURANÇA DO TRABALHA. DEVIDO A ISSO A 2R INTERAGE COM O MEIO RECEBENDO AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS E CLIENTES E DESSA FORMA DESENVOLVE UM PLANEJAMENTO DE CURSOS.

    *NÃO É UM SISTEMA FECHADO, POIS O SISTEMA NÃO ATENDE SOMENTE OS FUNCIONÁRIOS.

    *É UM SISTEMA COMPLEXO, POIS SUA ATIVIDADE FAZ COM QUE OS ELEMENTOS TENHAM UMA INTERAÇÃO MUITO GRANDE ENTRE SI. EX:
    O SETOR DE TREINAMENTO RECEBE UM E-MAIL DE SOLICITAÇÃO DOS CLIENTES, APÓS O RECEBIMENTO DA SOLICITAÇÃO OCORRE A NEGOCIAÇÃO (DIRETORIA), DEPOIS DA NEGOCIAÇÃO O SETOR DE TREINAMENTO CONFIRMA COM OS CLIENTES O AGENDAMENTO SOLICITADO, APÓS ISSO O SETOR DE TREINAMENTO SOLICITA A EMISSÃO DA NOTA FISCAL (FINANCEIRO), INICIA O PROCESSO DE TREINAMENTO – (VERIFICAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE SALAS E PROGRAMAÇÃO DOS INSTRUTORES (LOGÍSTICA), ESTRUTURA E LIMPEZA DAS SALAS (SERVIÇOS GERAIS), VERIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE INFORMÁTICA (TI)) E A REALIZAÇÃO DO TREINAMENTO. PODEMOS VERIFICAR QUE PARA UM ÚNICO PROCESSO SÃO ACIONADOS VÁRIOS SETORES E A BOA OU MÁ COMUNICAÇÃO ENTRES ESSES ELEMENTOS INTERFERE NO SUCESSO NA TAREFA.

    *NÃO É SIMPLES PORQUE TEM VÁRIOS PROCESSOS PARA SE REALIZAR UMA DETERMINADA TAREFA.

    *É UM SISTEMA ESTÁVEL, POIS NÃO APRESENTA GRANDES MUDANÇAS NO SISTEMA. EX: MESMO QUE AS EMPRESAS E OS CLENTES DEIXEM DE FAZER OS CURSOS DE TREINAMENTOS RACS, A 2R NÃO MUDA O PEOCEDIMENTO DE TREINAMENTO, SÓ MUDA A ESTRATÉGICA DO SISTEMA. A 2R SÓ DARIA CURSOS DE CIPA, AUDITOR E ETC.

    *NÃO É DINÂMICO, POIS O SISTEMA DA 2R NUNCA SOFRERÁ MUDANÇAS CONSTANTES, MESMO QUE ACHA MUDANÇAS NO SEU MEIO EXTERNO.


    *É UM SISTEMA NÃO-ADPTÁVEL, POIS NÃO HAVERÁ MUDANÇAS NO SISTEMA DEVIDO A MUDANÇAS NO MEIO. EX: SE A 2R DEIXAR DE DAR TREINAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ELA TERÁ QUE MUDAR O SISTEMA DA EMPRESA.

    *NÃO É ADAPTÁVEL, POIS O SISTEMA NÃO MUDA JUNTO COM O AMBIENTE.

    *É UM SISTEMA PERMANTE, POIS O SISTEMA EXISTE A 6. ESSE SISTEMA
    EXISTE NA 2R DESDE 2006.

    *NÃO É TEMPORÁRIO, POIS EXISTE HÁ MUITO TEMPO.

    ResponderExcluir
  4. A evolução dos computadores no mundo contemporâneo tem sido um beneficio a população, e as empresas. Devido a esse e outros motivos o tema abordado da atividade será o computador, exemplificando e conceituando os componentes do mesmo.
    Quanto ao tipo de sistema simples ou complexo/ fechado ou aberto.
    O computador devido ao fluxo de informações e relações com elementos específicos é considerado um sistema complexo, e o mesmo possui relações indiretas. Já o simples possui apenas poucos elementos ao contrario do computador.
    O computador é também considerado um sistema aberto, pois permite varias entradas e saídas de comunicação (Portas USB, Teclado, impressora, mouse e etc.), e também por essa razão de ter varias entradas e saídas não pode ser considerado um sistema fechado.
    Quando ao tipo de sistema dinâmico ou estável .
    Os microcomputadores e os de grande porte tem uma dinamicidade de informações, basta algumas interações do ambiente que ele responde de forma imediata. Exemplo: Uma pessoa quando digita esta fazendo o uso de um elemento de externo, e recebendo uma informação imediata. Sendo assim ele não pode ser um sistema estável devido à variabilidade no ambiente resultante de uma informação imediata.
    Se tratando da parte externa do computador, ou ate mesmo interna o computador pode ser modificado, dependendo da vontade do usuário. Se o usuário não gostar da velocidade do computador ele pode trocar o processador, se ele quiser maior tamanho, pode aumentar a capacidade de armazenamento colocando mais memória HD. Devido a isso o computador não pode ser considerado não-adaptável, muito pelo contrario é adaptável, pois permite a troca de hardware.
    Apesar da evolução do computador se de forma rápida, considero o mesmo um sistema permanente. Por exemplo: O computador pode ser utilizado por um tempo indeterminado. Diferentemente de um governo que se tem fim certo.

    ResponderExcluir
  5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO - 1° Período
    EUZEBIO BEZERRA DOS SANTOS

    Irei falar do sistema A4 que utilizamos aqui em nossa Empresa, o qual atende diferentes setores, sendo eles Diretoria, Recepção, acadêmico, Gestão de Ti, Lanchonete, financeiro, Cal Center, etc.
    É UM SISTEMA ABERTO, atende todos os setores citados acima podendo alterar as informações armazenadas nele de acordo com a necessidade especifica de cada setor, o mesmo também pode ser considerado aberto por qualquer necessidade que venha surgir na empresa ele pode ser remodelado em seu código fonte, isso é feito pela empresa fabricante do mesmo.
    Fechado: Não o considero um programa fechado, pois o mesmo vem sendo alterado de acordo com nossas necessidades, como já ocorreu algumas vezes.
    Considero-o um sistema complexo, pois podemos executar e atualizar informações ao mesmo tempo em setores diferentes e independentes;
    Simples: Ele é um sistema simples, pois não existe grandes dificuldade na utilização do mesmo para atendimento das demandas que surgem em nosso dia a dia.
    Ele é instável, pois nos possibilita mudanças sem afetar o sistema que já é utilizado; e ao mesmo tempo dinâmico por conta das mudanças que podemos realizar.
    Ele é adaptável, pois vem sendo modelado para as necessidades que temos em nossa instituição, tanto na parte administrativa, quanto na parte que é aberta ao público.
    É um sistema permanente, pois já está entrando em seus dez anos de uso, suprindo nossas necessidades e temos projetos para uma melhora futura.
    Instituto Laboro é uma instituição de ensino de pós-graduação e cursos técnicos e este é o sistema que trabalhamos. (Sistema A4)

    ResponderExcluir
  6. Complementando:
    Exemplo 1: Família
    * Sistema dinâmico pois sofre consequencias imediatas de acordo com as ações de cada elemento e do próprio ambiente. Exemplo: filho de castigo por desrespeito, morte de algum elemento.
    * Sistema adaptável pois se ajusta a um novo quadro apresentado, por exemplo no caso de mudança da família para nova cidade.
    Sistema permanente pois não deixará de existir a aglomeração de pessoas em família.

    Exemplo 2: SINFRA
    *Sistema dinâmico pois, entre outros fatores, seu quadro de funcinários é formado, em sua maioria, por cargos em comissão o que gera grande rotatividade de pessoal.
    *Sistema adptável pois como seu objetivo é atender as necessidades das pessoas, e essas necessidades estão sempre mudando a SINFRA ajusta a dinâmica para a nova tarefa. E também se adapta à mudança de governo que ocorre, pelo menos, a cada 4 anos.
    *Sistema permanente pois já existe a bastante tempo e continuará existindo por muitos outros pois as necessidades que ela supre continuarão também existindo.

    ResponderExcluir
  7. ATIVIDADE , MAURO SÉRGIO
    Fundamentos de SI 1º período:
    UNDB( Unidade de Ensino Superior Dom Bosco): Instituição Universitária
    Vou comentar aqui sobre o Sistema da UNDB, posto que a universidade possui diversos setores, como a DIRETORIA, a SECRETARIA ACADEMICA, a parte ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA e COORDENADORA DE CURSOS, etc...
    É UM SISTEMA ABERTO, pois auxilia e é de atendimento geral a todos seus respectivos componentes, viabilizando situações especifícas em cada Setor interligadas entre si e promovendo assim melhores recursos e qualidade.

    FECHADO: Ele não é um sistema fechado porque sofre modificações em beneficío da organização, estruturação e ensino de qualidade.

    É UM SISTEMA COMPLEXO porque sofre atualizações em suas informações nos diferentes setores da faculdade, disponibilizando melhor eficiência e eficácia.

    SIMPLES: Controle e atendimento, sem acessos inacessíveis ao usuário, de modo rápido e direto para uma demanda melhor para todos.

    ESTÁVEL: capaz de realizar modificações, sem obstruir o sistema já utilizado. E DINÂMICO, pois através dessas mudanças ,reestrutura a base da universidade.

    ADAPTÁVEL: ele é adaptável com o intuito de demonstra em todos as áreas um modelo adequado para a instituição.

    PERMANENTE: Porque já foi Criada e Existe a longo Período juntamente com o Colégio Dom Bosco. Com um futuro promissor para a Educação

    Não é TEMPORÁRIO, pois obtêm êxito, organização e estrutura adequada para alunos, professores, coordenadores, etc...

    ResponderExcluir
  8. vitor Daniel Siqueira Aguiar

    Sistema Hospitalar.

    É considerado um sistema COMPLEXO,pois há constantes interações entre seus elementos(clientes,colaboradores).

    Não é SIMPLES pois não atende somente á colaboradores.

    ABERTO,pois seu objetivo é atender às necessidades dos clientes.

    Não é FECHADO,pois há muito contato com o ambiente.

    DINÂMICO,pode sofrer rápidas e constantes mudanças de acordo com o ambiente,por exemplo: o enfermeiro está fazendo um corativo em um paciente, e chega outro que sofreu um acidente e está muito mal,logicamente o enfermeiro irá atender o que está pior, exatamente nessse momento o sistema sofre mudança.

    Não é ESTÁVEL,pois qualquer mudança no ambiente irá afetar o sistema.

    ADAPTÁVEL,no caso do sistema hospitalar de acordo com a situação que se encontra em um dado momento os colaboradores tentam de melhor maneira possível adaptar-se a situação vivida.

    Não é NÃO-ADAPTÁVEL,pois qualquer que seja a necessidade de mudança,tem que ter a adaptação.

    PERMANENTE,pois uma vez implantado em um determinado lugar para atender às necessidades de uma porcentagem da população,dificílmente saíra de lá,geralmente dura muitos anos.

    Não é TEMPORÁRIO,pois na maioria dos casos um sistema hospitalar existe por muitos anos.

    ResponderExcluir
  9. ROMMEL TIAGO TAVARES ROCHA

    INSTITUIÇÃO DE ENSINO.(UFPI)

    1-SISTEMA COMPLEXO =O SISTEMA INTERAGE COM TODOS COLABORADORES.

    *Ñ É SIMPLES (NO ASPECTO TOTAL)

    ABERTO = FORNECE CONHECIMENTO P/TODOS

    NÃO É FECHADO = INTERAGE COM OUTROS SETORES E COM AS PESSOAS EM VOLTA

    DINÂMICO = ESTÁ SEMPRE EM CONSTANTE MUDANÇAS.
    BUSCANDO MELHORIAS.

    Ñ EESTAVEL = AS MELHORIAS FAZEM PARTE DA EVOLUÇÃO DO SISTEMA.

    PERMANENTE =UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BEM SUCEDIDA SE FORTALESSE DE UMA MANEIRA NATURAL SEMPRE PROSPERANDO.

    NÃO É TEMPORÁRIO, POIS SE HA SUCESSO CONSEQUENTEMENTE A INSTITUIÇÃO SERA PROSPERA.

    ResponderExcluir
  10. Aluno: José Gomes da Silva Filho
    Sistema de venda na lojas Gabryellas.
    Setores: cosultores de vendas, caixas, crediário, setor de entrega/montagem.
    O sitema de vendas na nessa loja é COMPLEXO, pois possui vários procedimentos interligados que fazem a venda se concretizar. Logo não sendo SIMPLES, pois não possui poucos elementos.
    É um sistema ABERTO, pois estar sempre se adaptando as necessidades dos clientes e interagindo com o setores responsáveis. Logo não podendo ser um sistema FECHADO, pois interage com o ambiente.
    O sistema é ESTÁVEL, pois mesmo que algum cliente não aceite o valor de um determinado produto, o mesmo não alterara de preço. Não é um sistema DINÂMICO, pois já possui seus procedimentos padrões, não sofrendo alterações rápidas e constantes.
    É ADAPTÁVEL, pois o cliente é que escolhe a forma de pagamento, podendo parcelar sua compra em 2, 3, 4 cartões de credito, cheque etc... logo não sendo NÃO – ADAPTAVEL, pois se modifica com a escolha de pagamento do cliente.
    É PERMANTETE, pois as lojas Gabryellas já existem a mais de 10 anos, logo não sendo um sistema TEMPORARIO, pois a mesma não existe a um período menor que 10 anos.

    ResponderExcluir
  11. Aluno: Cícero Luís Lima Oliveira

    Sistema Financeiro Brasileiro

    Componentes:
    COMPLEXO - O Sistema Financeiro Brasileiro é complexo tendo em vista a grande variedade de elementos integrantes e a vasta gama de relações entre esses componentes.
    Não é simples pois os fluxos de relacionamento entre os diversos componentes do sistema possuem grande variedade.

    ABERTO - O sistema é aberto em virtude de sua própria natureza pois somente se pode falar em sistema financeiro quando há interação entre agentes poupadores de recursos, agentes intermediários e agentes tomadores de recursos, bem como uma supervisão desse processo por entidades estatais.
    Não é fechado pois se não houvesse interação com o ambiente não haveria sentido de existência para esse sistema.

    ESTÁVEL - Estruturado desde a década de 70, com o formato atual estabelecido desde a constituição de 1988 o Sistema Financeiro Brasileiro é hoje um exemplo de solidez e estabilidade no mundo inteiro. As instituições chave permanecem as mesmas e as mudanças mais significativas como fusões bancárias, ou pontuais quebras de bancos fazem parte da lógica intrínseca do sistema não alterando suas características.
    Não é dinâmico pois ao longo do tempo seus mecanismos permanecem os mesmos, com a mesma lógica de funcionamento.

    ADAPTÁVEL - Mesmo sendo um sistema estável, verificamos que estando tão estreitamente ligado ao ambiente, o sistema bancário brasileiro sofre influência constante e direta dos comportamentos dos agentes econômicos, devendo adaptar-se imediatamente às tendências.
    Não faria sentido ele ser não-adaptável pois o mercado não apresenta estabilidade, variando conforme uma série de fatores políticos, econômicos, sociais...

    PERMANENTE - Considerando que a definição de permanente estabelece duração de 10 anos ou mais para o sistema, facilmente verificamos que o Sistema Financeiro Brasileiro se enquadra na definição visto que sua origem data de 1808 com a criação do Banco do Brasil pela família real portuguesa estendendo-se até nossos dias e com imensa probabilidade de duração por longo período de tempo no futuro.
    Não pode ser temporário visto a comprovada longevidade histórica e a lógica perspectiva de manutenção do sistema.

    ResponderExcluir
  12. SAD-SISTEMA DE APOIO A DECISÃO DE UMA EMPRESA
    COMPONENTES:
    COMPLEXO: estrutura composta por pessoas e organizações interconectadas, logo não é simples
    ABERTO: entrada e saída de informação entre os componentes para a tomada de decisão logo não pode ser fechado, pois precisam desses dados para propor soluções.
    DINÂMICO: pode haver alteração a parti do surgimento de novas soluções
    ADAPTAVEL: mudança no sistema a parti do problema, logo não é estável, pois nesse não sofre mudança
    TEMPORARIO: porque a empresa exige atualizações para se manter no mercado.

    ResponderExcluir
  13. SISTEMA: Colégio Dom Bosco - São Luís/MA.

    Trata-se de um sistema:
    COMPLEXO: Pois os elementos que o compõe (Diretoria, Secretaria, Financeiro, Corpo Docente, Corpo Discente e Funcionários) sao interligados, influenciando sempre no "produto" que é oferecido (Educação).
    ABERTO: Interagindo sempre com seus clientes (alunos, responsáveis, fornecedores).
    DINÂMICO: Capaz de fazer mudanças repentinas de acordo com a necessidade.
    ADAPTÁVEL: Se adapta para melhor atender os clientes, fornecedores e normas.
    PERMANENTE: Pois oferece educação initerrupta para alunos a partir de 1 ano e 6 meses de idade (mini maternal) até aproximadamente aos 17 anos (ensino médio).

    ResponderExcluir
  14. SISTEMA DE RECRUTAMENTO DE UMA OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    O sistema de recrutamento de uma obra de construção civil é considerado um sistema simples, pois possui poucos elementos e a interação entre eles é objetiva e descomplicada.

    Aberto: Porque interage com seu ambiente em alguns procedimentos se a resposta for negativa a empresa encerra o processo imediatamente.

    Não é fechado: Pois as contratações não são realizadas somente para um tipo de profissional.

    Dinâmico: Permite mudanças no perfil de contratações de acordo com a exigência da obra.

    Não pode ser um sistema Estável, porque necessita seguir do cronograma da obra, de acordo com as exigências da obra o sistema de recrutamento precisa acompanhar as mudanças.

    Adaptável: Porque precisa acompanhar qualquer alteração no perfil de contratação que a obra exige e buscar profissionais experientes.

    Não pode ser um sistema Não-adaptável: Porque as contratações são realizadas de acordo com a mudança de fase da obra, tem que trabalhar em sincronia conforme a obra necessita.

    Temporário: Porque quando a obra está em fase de término, o departamento de recrutamento é o primeiro a ser desativado.

    O sistema de recrutamento de uma obra não pode ser Permanente, pois deixa de existir um pouco antes do término completo da obra, quando não há mais a necessidade de contratações.

    ÁREA
    Pedido de Pessoa
    Realizada por Coordenador de Contrato, baseado na necessidade substituição ou aumento de quadro previsto.
    Obs.: Deverá ser descrito a função e o perfil desejado para a vaga.
    GERENTE DE PROJETO
    Aprovação
    Obtenção das aprovações previstas nos procedimentos.
    DEPTO DE PESSOAL
    Solicitação ao setor de captação
    Realizada por Coordenador de Contrato, baseado na necessidade substituição ou aumento de quadro previsto. Obs.: Deverá ser descrito a função e o perfil desejado para a vaga.
    CAPTAÇÃO
    Seleciona candidatos inscritos em seu programa de cadastro, conforme necessidade da empresa (perfil profissional): função, qualificação, sexo, faixa etária, formação.
    CONVOCAÇÃO
    O setor de Captação contacta o candidato e agenda entrevista de seleção. Comunica o Departamento de Pessoal da Empresa
    COMUNICAÇÃO
    O Departamento de Pessoal reenvia à Área comunicação sobre agendamento de entrevista com candidato(s).
    ENTREVISTA DE SELEÇÃO
    O responsável pela contratação ou indicado comparece ao setor de Captação e realiza entrevista de seleção.
    SERVIÇO MÉDICO
    Exame Médico
    Ao ser selecionado para preenchimento da vaga disponibilizada, o candidato recebe a guia de encaminhamento para realização de exames médicos admissionais.
    Restrição médica - A empresa encerra o processo de admissão do candidato.
    PESQUISA
    Ao ser selecionado para preenchimento da vaga disponibilizada, o candidato receberá instruções para retirada de antecedentes criminais que deverá ser encaminhada para a Empresa que realizará pesquisa.
    Antecedentes criminais – A empresa encerra o processo de admissão do candidato.
    Caso contrário

    ADMISSÃO DO CANDIDATO
    O Departamento de Pessoal comunica confirmação da admissão do candidato (Coordenador da Obra, Almoxarifado, transporte). Candidato encaminha ao Departamento de Pessoal cópia de documentação necessária. Preenche e assina documentação para seu Dossiê.

    CONTRATO DE TRABALHO
    Quando toda a documentação estiver regularizada, o Departamento de Pessoal emitirá ao recém-admitido, seu contrato de trabalho.
    TREINAMENTO
    Recém admitido participa de treinamento de Integração e assina documentação necessária.
    CONFERÊNCIA
    O Departamento de Pessoal confere se toda a documentação necessária consta no Dossiê
    ÁREA DE TRABALHO
    Após entregar o contrato de trabalho ao recém admitido, e o mesmo ter recebido treinamento de integração, o Departamento de Pessoal irá encaminhá-lo ao Coordenador de Obra/Empreendimento responsável.

    FIM DO PROCESSO

    PAULO SÉRGIO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. ROMERO LUCINDO SILVA

    COSIPAR (Companhia Siderúrgica do Pará)

    Complexo-Possui muitos elementos e são interligados entre si.
    Ex: Possui um organograma com as seguintes funções.
    Conselho de administração----------------Auditor
    Presidência
    Diretoria de operações----- Diretoria comercial----- Diretoria financeira----- Diretoria de controladoria e sustentabilidade.

    Aberto. Por que interage constantemente com seu ambiente.
    Ex: possui um conselho formado por seis profissionais, que são responsáveis que direcionam estrategicamente a empresa, fiscalizam a gestão do presidente e deliberam as políticas institucionais referentes ao meio ambiente, saúde, segurança do trabalho, responsabilidade social e de proteção ao patrimônio da empresa.

    Estável: As mudanças no ambiente resultam em poucas mudanças no sistema.
    Ex: Instalou nas Usinas de Marabá e Barcarena, laboratórios onde são feitas análises das amostras de ferro-gusa em um moderno equipamento de raio-X, mas poucas mudanças no sistemas.

    Permanente: já está operando no norte do Brasil há mais de 20 anos, o Grupo COSIPAR é dos mais importantes grupos brasileiros no ramo da siderurgia não integrada.

    ResponderExcluir
  18. DIEGO CUTRIM

    ALUMAR

    SIMPLES: NAO É SIMPLES POR POSSUIR INUMEROS COMPONENTESE EM ALGUNS PROCESSOS A INTERCAO ENTRE OS ELEMENTOS NAO DIRETA

    COMPLEXA: É COMPLEXO POR POSSUIR INUMEROS COMPONENTES OU MILHARES SENDO QUE OS MESMOS ESTAM DIRETAMENTE E CONEXAO PARA UMA MELHOR PRODUCAO

    ABERTO: É ABERTO POIS ELE EM VARIOS ASPECTOS ITERAGEM COM O AMBIENTE POR MEIO DE ITENS INTERNOS E EXTERNOS

    FECHADO: NAO É FECHADO POIS ELE INTERAGE EM VARIOS ASPECTOS COM O TODO

    ESTAVEL: NAO É ESTAVEL POR OCORRER VARIAS MUDANCAS NO DECORRER DA PRODUCAO ONDE PODE-SE INFLUENCIAR NA PRODUCAO FINAL

    DINAMICO: NAO É DINAMICO POIS POUCOS OU QUASE NENHUM FATOR EXTERNO ABALA O GERA MUDANCAS NA PRODUCAO

    ADAPTAVEL: É ADAPTAVEL DE ACORDO COM VOLUME DE PRODUCAO ELE RECEBE MUDANCAS DO MEIO AMBIENTE

    NAO ADAPTAVEL: O MESMO MUDA COM O AMBIENTE MUTAVEL

    PERMANENTE: EXISTE HÁ 30 ANOS

    TEMPORARIO: POIS VAI EXISTIR E JA EXISTE POR MUITO TEMPO

    ResponderExcluir
  19. Sistema de Autenticação de Login.

    É um sistema Simples, pois possui poucos elementos, sua interação é descomplicada e direta. Não é Complexa, pois não possui muitos elementos altamente relacionados e inter conectados.

    É um sistema Aberto, sendo que sua interação com o ambiente é limitado, não hã um grande fluxo de entradas e saídas. Não é Fechado, pois o sistema interage com o ambiente.

    É um sistema Estável, as mudanças no ambiente alterarão pouco o sistema ou não alterarão. Não é Dinâmico, pois não sofre mudanças rápidas e constantes no sistema.

    É um sistema Adaptável, segundo a necessidade de mudança no ambiente e sua hierarquia. Não é um sistema Não-Adaptável, pois sim sofre mudança de acordo com a necessidade.

    É um sistema Permanente, vista a sua constante necessidade em vários campos. Não é um sistema Temporário, pois existirá por um longo período de tempo.

    ResponderExcluir
  20. Thomas Kelvin

    Sistema Nervoso
    Complexo – sistema que interage com vários outros sistemas e é composto por nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico.
    Aberto – Interage diretamente com outros sistemas do corpo principalmente com o sistema endócrino que é responsável pela criação de hormônios.
    Dinâmico – Como está ligado as emoções, recebe estímulos externos ao corpo (Experiências vividas)
    Adaptável – Modifica-se de acordo com as interações externas
    Permanente – Sempre existirá do inicio ao fim do ser.

    ResponderExcluir
  21. • CONTROLE DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

    SIMPLES – Pois há pouquíssimos elementos para serem tratados e o trafego das informações dar-se de forma direta e elementar. As informações são geradas de forma completa e direta, numa interação básica.
    Não é COMPLEXO – Pelo fato de não possuir elementos em alta e grande escala interconectados.

    ABERTO - Pois há uma grande variedade e/ou gama para a entrada e saída de dados. Não contendo muitos limites, apenas informações referentes a determinado processo que necessita ser devidamente arquivado. Interação comum e sem nenhuma complexidade, isto é, interage diretamente com o meio ambiente.
    Não é FECHADO – Logo, pela facilidade do acesso e da interação sem muitos obstáculos com o meio ambiente.

    ESTÁVEL – Não haverá mudanças nas informações que serão armazenadas e/ou contidas no sistema, já estarão definidas prontamente. Haverá apenas um aumento no volume das informações. Ou seja, dificilmente irá ocorrer sucessão de estado drástica.
    Não é DINÂMICO – Visto que, não sofrerá mudanças exageradas e repentinas com a sucessão referente ao tempo de execução e a sequência contínua da aplicação.

    ADPTÁVEL – Sendo um sistema “Estável” poderá ocorrer à possibilidade de uma adaptação geral para suportar e/ou comportar o aumento no volume das informações. Podendo assim, mudar em resposta a mudanças no ambiente que está sendo aplicado.
    Não é NÃO ADPTÁVEL – Por ser ADPTÁVEL.

    PERMANENTE – Totalmente voltado para existir e ser suportável durante um bom período de tempo, que podemos considerar ser relativamente longo e durável.
    Não é TEMPORÁRIO – Visto que, será uma aplicação voltada em longo prazo e não existente por um período de tempo proporcionalmente curto.

    Daniel Marcos Santos
    Sistema de Informação - UNDB.

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Cássio Henrique Sousa de Carvalho

    Sistema de Energia Elétrica

    Componetes: Usina de Geração, Subestação Elevadora, Linhas de Transmissão, Subestação Redutora, Distribuição, Consumo.

    É simples, pois possui poucos componentes e a relação entre eles é direta e descomplicada. Não é complexo, porque, como pode-se perceber, possui poucos elementos que não são altamente inter-conectados e relacionados.

    É aberto, pois interage com o ambiente ao qual está submetido, porém não possui um grande fluxo de entradas e saídas por seus limites. Não é fechado, pois possui interação com o ambiente.

    É dinâmico, porque sofre algumas mudanças rápidas e constantes devido as respectivas mudanças ocorrentes no ambiente ao qual está submetido. Não é estável, pois ocorrem mudanças no sistema.

    É adaptável, pois responde ao ambiente mutável e recebe modificações em resposta a mudanças no ambiente. Não é um sistema não-adaptável, pois ele muda com o ambiente mutável.

    É permanente, porque existirá por um longo período de tempo que ultrapassa os 10 anos. Não é temporário, pois é um sistema com existência e funcionamento a longo prazo.

    ResponderExcluir
  23. Jouglas Willians Castro

    "SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ALMOXERIFADO"

    Componentes: Demais setores da empresa (clientes internos); Funcionários do Almoxarifado; Fornecedores de mercadorias;

    Simples: existem poucos elementos interagindo nos processos de entrada (funcionários do Almoxarifado e fornecedores) e saída (solicitantes e funcionários do Almoxarifado); a relação entre os componentes ocorre de forma direta (solicitação online no sistema, ou ficha de solicitação; cadastro de mercadorias novas no sistema, arquivamento de notas fiscais);

    Não é Complexo: não possui elementos que são altamente relacionados e inter-conectados;

    Aberto: ocorre um fluxo de saída (para os demais setores através de suas solicitações) e entrada (aquisição de mercadorias com fornecedores externos) interagindo com o ambiente interno e externo da empresa;

    Não é Fechado: pelo grande fluxo de informações e interações entre os ambientes internos e externos da empresa;

    Dinâmico: mudanças sofridas nos ambientes internos (variações de solicitações por conta de novos funcionários ou criação de novos setores) e externos (fornecedores deixam de distribuir certos produtos ou deixam de existir, preços das mercadorias variam) da empresa são refletidas nos processos de gerenciamento do Almoxarifado;

    Não é Estável: pelos reflexos que as mudanças internas e externas afetam o sistema;

    Adaptável: mudanças nos ambientes internos e externos são respondidas através de mudanças, criação e/ou extinção de certos processos (busca de outros fornecedores caso este não trabalhe mais com certa mercadoria; aquisição de outro tipo de produto com melhor custo/benefício em virtude do grande volume de solicitação deste);

    Permanente: persistirá enquanto for necessários a existência do Almoxarifado e o seu gerenciamento;

    ResponderExcluir
  24. aluna: SULAMITA MONDEGO MACHADO

    SISTEMA SOLAR:

    É um sistema SIMPLES porque, o que cada planeta realiza não interfere nos outros componentes, sendo que a relação direta entre o planeta terra e o sol ocasionam as estações do ano e relação com a lua, causa os dias e noites. Os planetas não são relacionados e interconectados como o sistema COMPLEXO se refere.
    É um sistema ABERTO porque existe a relação com gravidade e temperatura do espaço onde localizam-se. Sendo assim não possuem relação com o sistema FECHADO.
    É um sistema DINÂNICO pois as mudanças climáticas de determinada posição pode influenciar drasticamente as características existentes em cada planeta.
    É um sistema ADAPTÁVEL porque em mais de 4 bilhões de anos de existência, o sistema vem sofrendo diversas mudanças físicas, químicas e estruturais em toda a sua composição como: planetas, estrelas, satélites, asteróides, centauros, cometas e meteoros. Os quais mudam de forma ou são destruídos ou aparecem novas formas de objetos astronômicos.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Aluno: Felipe Augusto R. de Azevedo

    Sistema de vendas do Grupo SBF. O Grupo SBF é um grupo que controla as lojas Centauro, ByTennis, Almax Sports e, atualmente, firmou um acordo inédito com a Nike para expansão das lojas Nike Store no país.

    Complexo - Porque, para concretizar-se as vendas ela passa por alguns procedimentos.

    Aberto - Pois ela interage com seu ambiente, e tem um fluxo de entradas e saidas por todos os limites de sistemas.

    Estável - Visto que os valores dos produtos não haverá mudança de preço, se caso o cliente não aceite o valor estipulado.

    Adaptável - O cliente escolhe a forma de pagamento, se vai ser à vista em dinheiro em espécie, débito em conta, ou nos outros cartões de créditos.

    Permanente - As lojas do grupo SBF existem desde 1981.

    ResponderExcluir
  27. Gabriel Lucas Cantanhede da Silva

    Sistema: Drogaria
    Componentes: Farmacêutico ou Médico responsável, colaboradores de venda e de estoque, Clientes.

    Simples ou Complexo: É simples pois possui poucos elementos, o cliente traz receitas médicas que são avaliadas pelo farmacêutico e então é realizada a venda do medicamento. Não é complexo pela baixa quantidade de componentes e de interação fácil e ágil.

    Aberto ou Fechado: É aberto, pois a concorrência com outras drogarias e também a alta ou baixa venda de certos medicamentos em períodos do ano influenciam no preço dos medicamentos e na sua disponibilidade. Um exemplo claro seria o momento do ano em que a população é normalmente acometida de gripe. Não é fechado, pois há a interação constante com o ambiente.

    Estável ou Dinâmico: É estável pois apesar da interação com o ambiente, as mudanças no sistema normalmente não são significativas. Por exemplo, mesmo com uma alta na venda dos medicamentos contra o vírus H1N1, o processo de venda e a disponibilidade de outros medicamentos não teriam grandes alterações. Não é dinâmico porque mesmo que ocorram alterações, elas não são significativas e nem constantes.

    Adaptável ou Não Adaptável: Não é adaptável pois mesmo que o ambiente mude, o sistema não se altera. Mesmo com o crescimento da importância e da popularidade da internet, a grande maioria das drogarias ainda não oferece a venda de medicamentos através da mesma, por exemplo.

    Permanente ou Temporário: É permanente pois em circunstâncias normais uma drogaria ultrapassa os 10 anos de tempo de "vida".

    ResponderExcluir
  28. ALUNO: YURI CASTELO BRANCO SANTOS
    UNDB - SISTEMA DE INFORMAÇÃO 2011.1 NOTURNO
    SOCIEDADE
    COMPONENTES: PESSOAS
    SISTEMA COMPLEXO: POIS HAVERÁ VARIOS ELEMENTOS AS QUAIS SÃO INTERLIGADAS EM UMA SOCIEDADE: EX: POLITICA, LEIS, IDEOLOGIAS ETC...
    COMPLEXO: POIS SEMPRE TERÁ ELEMENTOS AS QUAIS SEMPRE SERÃO QUESTIONADAS OU COLOCADAS.
    DINAMICO: VAI DEPENDER MUITO DOS ELEMENTOS AS QUAIS PODEM SER DISCUTIDOS EM UMA SOCIEDADE, EX: MORTE DE UM MORADOR, SAIDA DO MELHOR MORADOR, ACIDENTE DIVERSOS , SEMPRE ACONTECERÁ ALGO ROTINEIRO OU NOVO.
    ADAPTAVEL: SIM, SEMPRE VAI HAVER ADAPTAÇÕES DEVIDO VÁRIOS FATORES , POR COMEÇAR LEIS, OUTRO MUDANÇAS EM UMA DETERMINADA AÇÃO DE ALGUM FATOR.
    TEMPORARIO: PORQUE SEMPRE HAVERÁ MUDANÇA.

    ResponderExcluir