terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sistema de Informação Baseado em Computador - (Turma: Fundamentos de Sistema de Informação - UNDB - 2010.2)

Descreva um sistema que envolva todos os componentes do CBIS, e explique a utilização dos mesmos.

Atividade a ser postada até o dia 22/09/2010

19 comentários:

  1. Sistema de Informação Baseado em Computador - (Turma: Fundamentos de Sistema de Informação - UNDB - 2010.2)

    Vou utilizar um sistema de uma Malharia

    1.Hardware - consiste por trabalhar com equipamentos de hardware como: computador; impressoras; scaners e outros equipamentos como máquinas de costuras e máquinas de estampa de camisas.
    2.Software - consiste em software por utilizar programas adequados para realização de trabalhos gráficos como Corel Draw; Photoshop; Prog. de Cadastro de clientes entre outros.
    3.Banco de dados - consiste em banco de dados por registrar e guardar informações necessárias e importantes tanto de clientes com internos da empresa. Ex.: endereço, telefone, emails e materiais.
    4.telecomunicações - consiste em telecomunicações por ser uma empresa de médio-porte precisa ter seus contatos atualizados e ciente de tudo o que rola de bom na empresa mandando via e-mail promoções que irão surgir, novidades e até mesmo atribuir essas informações pelo próprio site da empresa; utilizar também para atualização de possíveis software de uso.
    5.Pessoas - consiste em pessoas, indispensável pois todo o serviço de corte, costura, estampa da malha, pintura, empacotamento e etc, é responsável por todo sistema transacional da empresa desde armazenamento dos dados até ao produto que irá ser trabalhado.
    6.Procedimentos - consiste em procedimento pois cada área tem que ser feita de acordo com o pedido tais como:
    escolher, recortar e costurar a malha, já fica com a parte de costura em geral;
    imprimir e estampar a arte que foi criado através de programas essa é a parte mais técnica;

    ResponderExcluir
  2. Sistema de Informação Baseado em computador
    Locadora de veículos

    Hardware: Utilizados no escritório: Computadores, Impressoras etc.

    Software: Programas responsáveis pelas locações, cadastros dos clientes etc.

    Telecomunicações: Utilizada no atendimento de clientes, publicidades via internet, televisão, outdoors e etc.

    Pessoas: Consiste nos funcionários de todas as áreas da empresa e até mesmo nos clientes.

    Banco de dados: Guarda um grande volume de informações importantes, como cadastro de clientes etc.

    Procedimentos: É basicamente a “função que cada funcionário” da empresa deve desenvolver para prestar um bom serviço aos clientes.

    ResponderExcluir
  3. Ok Marcus! Mais precisa melhorar o item Telecomunicações e Procedimentos

    ResponderExcluir
  4. Atividade De Fundamentos de Sistema de Informação
    Aluno: Hassã Viana

    Sistema de Informação Baseado em computador
    Escola de Ensino Fundamental


    O Hardware serão os computadores, impressoras, scaners; para a utilização de softwares adequados nesta área, assim como retroprojetores, aparelhos de som e etc., que servirão para o dinamismo e interação nas aulas.

    O Banco de Dados armazenará as informações dos alunos de grande importância como, o nome do aluno e dos pais, endereço, telefone e etc.

    Telecomunicações será utilizado para contato tanto, interno como externo, entre a direção e os funcionários, responsáveis dos alunos, contato direto com a própria empresa de ônibus escolar. Manter seu site atualizado, para mostrar as feiras, oficinas, gincanas e outras atividades exercidas pelos alunos.

    As Pessoas serão os serviços gerais, corpo docente, secretária e a direção da escola, todos aqueles que de alguma forma influenciam e contribuem na escola.

    Software usado será para armazenar as notas e atividades do aluno, que influenciarão na sua
    aprovação, ou não, bem como suas faltas.

    Procedimentos serão as aulas, com o principal objetivo de tornar seu cliente, o aluno, preparado para futuros desafios que encontrará na vida.

    ResponderExcluir
  5. Sistema de Informação Baseado em Computadores (CBIS)
    É um método que utiliza tecnologia de computação para executar algumas ou todas as tarefas desejadas. Pode ser composto de apenas um computador pessoal e software, ou incluir milhares de computadores de diversos tamanhos. Com centenas de impressoras e outros equipamentos, bem como redes de comunicação e banco de dados.
    Sistema de Uma Farmácia Baseado nos Componentes de Computadorizados.

     Hardware – Computadores, impressoras, mouse, processadores, leitora de código de barra. Junto eles acumulam dados e informação. Processa-os e permitem sua visualização.
     Software – É conjunto de programas que permitem que o hardware processe os dados. Ex: Software aplicativo (conjunto de programas )que realizam as funções necessárias para da suporte as atividades,como gerar comprovante de compras, nota fiscal.
     Pessoas- São os indivíduos que trabalham com o sistema. São usuários e operadores de hardware e software.
     Banco de dados- É uma coleção de arquivo, tabelas e outros dados inter-relacionados que armazenam dados tais como: ficha de cadastro de medicamentos, controle de estoque de vendas e total de vendas mensais.
     Telecomunicações- (redes) É um sistema de ligação que permitem o compartilhamento de recursos entre diversos computadores, este sistema é utilizado para facilitar a comunicação entre pessoas mesmo estando no mesmo local.
     Procedimentos- São conjuntos de instruções sobre como combinar os elementos mencionados de processar as informações e gerar as saídas desejadas. Exemplos: verificar receita, confirmar valores, consultar estoque, verificar validade e despachar mercadoria.

    ResponderExcluir
  6. Sistema de Informação Baseado em Computador.
    Como exemplo um sistema usado no Instituto de Pensionista e Aposentados do Maranhão. O órgão é responsável por todos os pensionistas e aposentados do município de São Luís.

    • Hardware – Computares e periféricos, juntos eles aceitam dados e informação a processam e visualizam. São usados nesse sistema, computadores, switchs, servidores, web cam.

    • Software – Conjunto de programas que permite que o hardware processe os dados. É usado um sistema específico chamado de SISPREV WEB. Com ele toda a análise de requerimento e de pagamento de benéficos é realizada.

    • Pessoas – São os usuários e operadores de hardware e software. Foram designadas pessoas devidamente treinadas para a operação no devido sistema.

    • Banco de Dados – É uma coleção de arquivos que armazenam dados e suas respectivas associações. Banco de dados com aproximadamente 5.000 pessoas entre aposentados e pensionistas.

    • Telecomunicações – É um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores. O usuário tem acesso a todo andamentos do processo através da internet. E já existe um projeto para implantação de uma intranet.

    • Procedimentos – Conjunto de instruções que o sistema deve executar. Para o aposentado e pensionista requererem um beneficio existe uma serie de procedimentos que o próprio software realiza, se tudo for realizado corretamente é gerado um processo para cada aposentado e pensionista.

    ResponderExcluir
  7. Sistema de Informação Baseado em Computador

    Como exemplo eu adotei um Hotel. Local onde existe grande circulação de pessoas e informações.

    *Hardware - Todo o equipamento usado pelo hotel, para administar informações. Tais como; Computadores, Impressoras, Redes de comunicação interna e externa.

    *Software - Conjunto de programas usados para administrar o hardware e o fluxo de informações do Hotel.

    *Pessoas - São os funcionários responsáveis pela operação e manutenção do Sistemas De Informação do Hotel.

    *Banco de Dados - Como o proprio nome ja sugere, é um conjunto de dados que são inter-relacionados, e são responsáveis pelo armazenamento de informações especificas, tais como; Nome dos hospedes, data de chegada do hespede, data de saida, data de reserva, folha de pagamento dos funcionários e etc.

    *Telecomunicações - Sistema de troca de informações usado pelo estabelecimento, que permite troca de informações internas e externas. Tais como; a rede local do hotel, a internet, a comunicação das portas eletromagneticas dos quartos com o banco de dados, comunicação dos elevadores com o banco de dados.

    *Procedimentos - Instruções que o sistema e os operadores do sistema devem executar para que ele funcione perfeitamente. No caso de um Hotel, são feitas reservas, checagens de hospedes e produtos que estão disponiveis dentro do Hotel, Organização estratégica de equipes de operados e etc.

    ResponderExcluir
  8. Iomar dos Santos Lisbôa – Aluno do 1º período do Curso de Sistema de Informação da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco de São Luís – UNDB.

    VAMOS TENTAR FALAR UM POUCO DO SISTEMA BANCÁRIO

    Hardware
    É uma ferramenta utilizada num subsistema computacional para as funções de entrada, processamento, armazenamento de dados e saída, este tipo de componente auxiliar numa maior interação homem-máquina, basicamente termos alguns dispositivos de entrada e saída como: computadores, notebooks ou Laptops, palmtops, mouse, teclado, webcam, impressoras multifuncionais, caixas de som, Leitor de código de barras, leitor de marcas ópticas, câmera, máquinas de auto-atendimento e entre outros dispositivos de segurança. “Conjunto de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos com os quais são construídos os computadores e equipamentos periféricos de computação” (GUIMARÃES e LAGES, 1998, p. 159).

    Software
    Ele consiste em programas ao qual são condicionados os resultados do processamento, as informações são dirigidas diretamente para onde sejam necessárias, eles interage diretamente com o usuário (funcionários e clientes), nas máquinas de auto-atendimento, ou em outros estabelecimentos onde não se é possível fazer saques e sim pagamentos, possuem dispositivos e são equipados com programas de segurança, hoje em muito utilizado um chip em cartões para uma maior segurança. “Software não é apenas o programa, mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente...” (SOMMERVILLE, 2003, p. 5).

    Banco de Dados
    Os dados bancários pessoais de cada cliente são introduzidos no sistema de processamento e dele recebido remotamente, assim transformando em informações organizadas de forma a serem recuperadas e/ou modificadas rapidamente de forma fragmentada e segura em alta velocidade (processamento de satélites). Sua função é permitir, de forma eficiente, a inclusão, organização, busca e consulta alteração, manipulação de dados, exclusão, geração e impressão de relatórios a partir de grande quantidade de dados. Alguns exemplos de Sistema de Banco de Dados - SBDS de uso mais geral: Access (Microsoft), Oracle (Oracle), Informix (IBM), SQL Server (Microsoft), Jasmine (CA) e entre outros. Os sistemas computacionais também precisam armazenar grandes quantidades de dados, instruções e informações mais permanentemente do que o permitido com a memória principal existe outras formas de armazenamento como o secundário que também é denominado permanente, atende a esse propósito. “Uma base de dados bem projetada e bem gerenciada é uma ferramenta extremamente valiosa no suporte no suporte à tomada de dados” (STAIR e REYNOLDS, 2006, p. 157).

    ResponderExcluir
  9. Iomar dos Santos Lisbôa.

    CONTINUAÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO

    Procedimentos
    Os procedimentos bancários consistem em regras usadas pelas pessoas para operar em conformidade com os requisitos financeiros, estratégias, a aplicação da política financeira emitida pela empresa sede, preparando os relatórios de fechamento financeiro no tempo determinado, fornecendo detalhes do sistema de seus correntista e investidores ao departamento financeiro de cada banco, enviando declarações de imposto de renda de acordo com legislação local. Fazer a manutenção do banco de dados de clientes e investidores, gerenciando contas e contas a receber, seguindo os procedimentos financeiros da empresa para que todos os setores estejam trabalhando em comum acordo com a administração, a equipe de vendas, o departamento de marketing e as partes terceirizadas de serviços para melhorar o fluxo de informações. “As palavras impressas no papel são tangíveis e duram bastante. No computador, não têm uma realidade sólida e são extremamente frágeis” (Alberto Manguel, escritor argentino-canadense).

    Pessoas
    É o elemento mais importante de qualquer tipo de sistema, pois computadores e programas são ferramentas de sistema e precisam de recursos humanos, são apenas parte de um determinado sistema. Pessoas estão relacionadas aos profissionais e usuários do sistema bancário, são responsáveis pelo bom organizamento financeiro de uma determinada instituição bancária e/ou financeira desde a utilização de software para armazenamento de dados, melhorando as informações e levando soluções para uma melhoria de procedimentos e aperfeiçoamento dos produtos oferecidos aos clientes e correntistas de uma determinada instituição bancária. “As máquinas, um dia, talvez venham a pensar. Mas nunca terão sonhos” (Theodor Heuss, político alemão).

    ResponderExcluir
  10. Ok Hassã Viana! Mais você precisa melhorar o item "telecomunicações" e "software"

    ResponderExcluir
  11. Ana Jéssica Ramos Araujo
    Sistema de informação baseados em computador (CBIS) é composto de hardware, software, bancos de dados,telecomunicações, pessoas e procedimentos que são configurados para coletar, manipular, armazenar e processar os dados em informação.

    Hardware- são usados para executar as atividades de entradas de dados, processar, armazenar e gerar saídas das informações. Os dispositivos de entrada abrangem teclados, dispositivos de scanners automáticos, equipamentos de leitura de caracteres em tintas magnéticas, entre outros.

    Software- é o programa de computador usado para possibilitar a operação do equipamento, sua principal função é conduzir os trabalhos do HARDWARE. Existem dois tipos básicos de software: software de sistema ou software basic (que controla as operações básicas do computador, como ligar e imprimir), e software aplicativo (que ajudam usuários a criar uma planilha eletrônica e a solucionar problemas especifico)

    Bancos de dados-é uma coleção organizada de fatos e de informações. O seu objetivo é possibilitar um ambiente que seja adequado e para recuperação de armazenamento de informação.

    Telecomunicação- referem-se a transição eletrônicas de sinais para comunicações que proporcionam a ligação dos sistemas de computadores, incluindo meios com telefone, radio e televisão. O meio de telecomunicação é qualquer coisa que transporte um sinal eletrônico, entre os dispositivos de envios e recebimentos.

    Pessoas- é o componente mais importante do sistema de informação,inserindo aqueles que gerenciam, executam, programam, e mantém o
    sistema.

    Procedimentos- são as estratégias, as políticas, os métodos e as regras para se usar um CBIS.

    ResponderExcluir
  12. Danielson Júnior

    Meu exemplo envolve o Sistema Mentor, utilizado no anterior local de trabalho.

    Hardware: Equipamentos de computador para executar entradas e saída(monitores, impressoras, plotters, etc.) No caso, esses itens são usados no local referido.

    Software: programas para operações de equipamentos. O software principal era o Sistema Mentor, que gerenciava informações de alunos e funcionários e gerava relatórios sobre os mesmos.

    Banco de Dados: coleção organizada de fatos e informações. O utilizado era o software Microsoft Sql Server 2008.

    Telecomunicações: tranmissões eletrônicas de sinais para que se possa haver comunicação, ligação entre os sistemas. No caso, telefones, rádios-escutas eram utilizados pelos funcionários, além do e-mail, que utiliza a intranet.

    Pessoas: elemento mais importante dos sistemas de informação. Para o exemplo: técnicos de TI, secretários, gestores financeiros, gestores acadêmicos, etc...

    Procedimentos: políticas e estratégias para se usar um SIC. Um procedimento relevante era o de fazer backup do banco de dados e planilhas, relatórios de setores financeiros e acadêmicos.


    Danielson Júnior

    ResponderExcluir
  13. Dante Souza e Souza

    Exemplo: Sistema de Compras Odebrecht Píer IV

    Hardware: Estações de trabalho, Fax, Impressoras, sistema de rede (switches e cabos), Servidores

    Software: Sistema operacional Windows, Microsoft Outlook e Excel.

    Banco de Dados: Nossa pasta de trabalho na rede e nossos bancos de mensagens de email. Bastante simples e não integrado

    Telecomunicações: Sistema de telefonia e Voip. Sistema de Internet e Intranet gerenciados pelo portal nacional da Odebrecht com servidor remoto instalado em SP com link digital da Oi telecomunicações

    Pessoas: Nosso corpo de profissionais, responsáveis tanto pelas solicitações de material como suas aprovações junto à diretoria da Vale e da Odebrecht, os compradores, nosso gerente direto e o pessoal do almoxarifado e financeiro

    Procedimentos: Nossa rotina de recepção e processamento das solicitações de materiais, nossa rotina de compras em si com todas as suas fases: recepção da solicitação, cotação, análise das respostas, negociações e a compra propriamente dita.

    ResponderExcluir
  14. Sistema de Informação Baseado em Computador - (Turma: Fundamentos de Sistema de Informação - UNDB - 2010.2)
    Felipe Rodrigues Freire


    Vou utilizar um sistema de um posto de gasolina

    1.Hardware - consiste por trabalhar com equipamentos de hardware como: computador; impressoras; e outros equipamentos como maquina de ler cartao de credito.
    2.Software - consiste em software por utilizar programas adequados para realização de pagamentos via cartão de crédito.
    3.Banco de dados - consiste em banco de dados por registrar e guardar informações necessárias e importantes de clientes “VIP” que podem receber promoções. Ex.: endereço, telefone,email
    4.telecomunicações – Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza, ou seja, na relação de frentista e cliente está tendo telecomunicação, ao fazer propagandas via radio, televisão,folders do preço da gasolina está em promoção ou não.

    5.Pessoas - o elemento mais importante de qualquer tipo de sistema, indispensável pois todo o serviço necessita de pessoas a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata,então na abordagem do cliente, saber qual escolha do combustível , forma de pagamento, utilização do computador para passar o cartão utiliza-se pessoas
    6. Procedimentos - É a escolha de qual bomba tem certo tipo de combustível, que dependendo da forma de pagamento pode se utilizar o computador ou não,se for utiliza-lo qual a escolha de pagamento.


    Felipe Rodrigues Freire

    ResponderExcluir