segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sistemas: Conceitos e Componentes - (Turma: Sistema Integrado de Gestão - Noturno - FAMA - 2010.2)

Sistema: conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos
Componentes
Simples: é o que possui poucos elementos ou componentes, e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta.
Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados.
Aberto: interage com seu ambiente, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Fechado: Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.
Estável: é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Dinâmico: é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente.
Adaptável: é o que responde ao ambiente mutável. É o que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta às mudanças no ambiente.
Não-adaptável: é o que não muda com um ambiente mutável.
Permanente: é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente uns 10 anos ou mais. Muitas empresas são sistemas permanentes.
Temporário: é o que não existirá por um longo período de tempo.

Atividade
a ser postada até o dia: 28/09/2010

Baseado nos conceitos acima, mencione um exemplo de um sistema (Universitário, Hospitalar, Indústria, etc), indicando todos os componentes do sistema. Ao mecionar o componente, explique, por exemplo: se o mesmo é simples ou complexo. Se for simples, explique o porque e o porque dele não ser complexo. Faça isso para todos os componentes.

44 comentários:

  1. Aluna: Ednéia Gomes Serra
    Curso: Secretariado Executivo.
    Sistema: Universitário. Complexo
    Exemplo: Trabalho na Coordenação de Estágio e Monografia eu considero um sistema complexo porque com ele tomamos vários procedimentos, tanto de estágios quanto de monografias e um se conecta com outro o tempo todo.

    Exemplo: Eu só recebo a monografia se antes o aluno tiver cumprido um estagio com carga horária correspondente a do seu curso, pois o sistema não aceita que esse aluno cole grau sem esses procedimentos onde um depende do outro para conclusão dos dois ser completada.

    Esse sistema não é simples por que ele possui vários elementos, é muito complicado e é um sistema que desenvolve varias coisas onde uma depende da outra e para ser simples ele teria que ser descomplicado e fácil de ser utilizado.

    ResponderExcluir
  2. Ok! Agora você precisa comentar os outros componentes do sistema para completar o seu trabalho.
    Prof. Fábio Vieira

    ResponderExcluir
  3. ALUNA: Jamayna Souza Araujo Duarte
    CURSO: Admintração em análise de Sistema
    SISTEMA:Industrial(Oficina de veículo)

    A Empresa na qual trabalho, possui um sistema simples,pois se trabalha apenas com um programa que da pra controlar todo o funcionamento da mesma, desde a entrada do veículo como o retorno que temos de ter por parte dos clientes para execução dos nossos serviços.
    Esse sistema não é complexo, pois só ultilizamos um tipo se sistema e não precisa de varias pessoas para a execução do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. ALUNA: Jamayna Souza Araujo Duarte
    CURSO: Administração em Análise de Sistema
    Sistema Industrial(Oficina de veículo)

    É um sistema aberto pois interage com os cliestes, e não é um sistema fechado por esse motivo de que precisamos interagir com o cliente pra saber quais as suas reais necessidades.
    Posso dizer que é um sistema estável, pois tem poucas mudanças no nosso ambiente de trabalho,as mudanças que pode ocorrer é a longo prazo.Ex: um lançamento de ferramentas, ou metodos para melhor trabalhar na manutenção dos veiculos.E por não ter mudanças rápidas não posso considerar um sistema dinâmico.
    É um sistema adaptável,pois é uma empresa de pequeno perte, que esta preparada para mudanças que poderão a vir ocorrer, e não adaptável pois ela pode mudar no ambiente.
    É um sistema permanente, pois a empresa devido a seu ramo de atividade durará por longos periodo de tempo. E não é temporario porque a manutenção de veiculo é algo que não há tempo para ser acabado.

    ResponderExcluir
  5. Irmayla Santos de Sousa
    SEC EXECUTIVO
    SISTEMA UNIVERSITARIO SIMPLES BIBLIOTECA

    COMP.SIMPLES -ATENDIMENTO BIBLIOTECA-COMPONENTE SIMPLES PQ OS ALUNOS LEVAM IMEDIATAMENTE O LIVRO PARA CASA.NÃO COMPLEXO PQ HA AGILIDADE NO PROCESSO.


    COMP.COMPLEXO-O SISTEMA ELE É COMLEXO PQ PARA QUE O ALUNO POSSA LEVAR O LIVRO PARA CASA ELE TEM QUE ESTA SEM MULTA E PASSA PELO PROCESSO DE SISTEMA E DEMORA UM POUCO.NÃO SIMPLES PQ ELE PASSA POR TODO ESSE PROCESSO.

    COMP.FECHADO-CONTATO POR E-MAIL DE UMA PESSOA PARA OUTRA NA MESMA EMPRESA EX: PATE PAPO COMP. COMPLEXO.NÃO SIMPLES PQ NÃO HA ESSE TIPO COMUNICAÇÃO NA EMPRESA POIS A CUMUNICAÇÃO ELA É SOMENTE PARA OS COORDENADORES.

    COMP.ESTÁVEL-EMPRETIMO DE UM LIVRO PARA LEVAR PRA CASA COMP. SIMPLES.NÃO COMPLEXO PQ MESMO QUE O SISTEMA NÃO FUNCIONE HA EMPRÉSTIMO MANUAL.

    COMP.DINAMICO-ORDEM DE COORDENADOR OU SEJA,ORDEM VIA E-MAIL PARA OS COLABORADORES EMPRESSOS COMP.SIMPLES.NÃO COMPLEXO PQ ELAS PODEM MANDAR E DISMANDAR A QUALQUER MOMENTO NA BIBLIOTECA.

    COMP.ADAPTAVEL-CÂMERAS EM DIFERENTES AMBIENTES NA BIBLIOTECA.COMP.COMPLEXO.NÃO SIMPLES PQ INTERFERE NO QUE DIZ RESPEITO AOS FUNCIONARIOS AS CÂMERAS NÃO SÃO LOCALIZADAS INADEQUADAMENTE.


    NÃO ADAPTÁVEL- DOCUMENTAÇÃO SE O ALUNO NÃO TIVER NENHUM TIPO DE DOCUMENTO NÃO HAVERA EMPRESTIMO. COMP.SIMPLES.NÃO COMPLEXO PQ TODOS NÓS DEVEMOS SEMPRE ANDAR COM UM DOCUMENTO NA BOLSA.

    COMP PERMANENTE-LOCALIZAÇÃO DA BIBLIOTECA NA FAMA COMP.SIMPLES. NÃO COMPLEXO PQ O ACESSO É FACIL SEM COMPLICAÇÕES.

    COMP.TEMPORÁRIO-SOU EU COMO ESTAGIÁRIA NA BIBLIOTECA COMP.COMPLEXO.NÃO SIMLES PQ ESTOU PROCURANDO UM EMPREGO FIXO E ELES NÃO ME CONTRATAM.















    ,

    ResponderExcluir
  6. Prezada Irmayla,

    Você precisa melhorar suas idéias. Além disso, não escreva tudo em CAIXA ALTA, para evitar a confusão no texto.
    Prof. Fábio Vieira

    ResponderExcluir
  7. Aluna:Soraya Alves Nunes
    Curso:Secretariado Executivo
    Sistema:Universitario.complexo
    Exemplo:Na coordenação de estagio e monografia da Fama, onde eu estou estagiando no momento, observa-se varios componentes interligados,onde um depende do outro para chegar em um objetivo comum.

    Sistema:simples
    Exemplo:O atendimento ao aluno, quando ele vem pedir um encaminhamento de estagio, onde o mesmo só precisa preencher alguns dados simples, e logo em seguida é feito o encaminhamento.

    Sistema:aberto
    Exemplo:na coordenação existe um grande fluxo de entrada de monografias e progetos.

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Nancy
    Curso: Secretariado
    Sistema empresa Detran MA

    Trabalho no Detran e o sistema de uma empresa como essa é o complexo por possuir vários elementos relacionados e inter-relacionados.Não pode ser simples porque a relação ou integração entre componentes é bastante complicada.Também é um sistema fechado pois não ha nenhuma relação com outro ambiente e pode ser também estável pois sofre poucas mudanças e existe ja a bastante tempo sem muitas alterações.

    ResponderExcluir
  9. Aluno: Denise Ataíde de Oliveira
    Curso: Secretariado Executivo
    Sistema: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
    O sistema a ser exemplificado é o IBGE porque é a instituição que trabalho. O meu cargo é supervisora dos recenseadores.
    Sistema Simples: Atendimento dos supervisores aos recenseadores no posto de trabalho também chamado posto de coleta, para o esclarecimento de dúvidas e recebimento das entrevistas realizadas pelo recenseador.
    Sistema Complexo: Para o recenseador receber o seu salário é necessário realizar todas as entrevistas do seu setor e ser supervisionado três vezes. Após a supervisão é liberado pelo sistema o pagamento.
    Sistema Aberto e Adaptável: Quando os recenseadores levam o computador de mão para descarregar as informações do censo no sistema do IBGE para ser analisado quantos domicílios visitados, fechados, moradores recenseados, etc. Após essa transferência é repassado para o computador de mão do supervisor responsável o relatório das entrevistas para ser supervisionado no local onde foi recenseado. Sempre há uma interação com o ambiente externo, porque recebemos informações externas e são transferidos constantemente para o meio interno e repassados para o ambiente externo.
    Sistema Fechado: Não é um sistema fechado, pois há contato constante com os recenseadores, supervisores, coordenadores e as pessoas que são entrevistadas.
    Estável e não adaptável: não são classificados por esses sistemas porque os supervisores e o próprio sistema do IBGE recebem constantemente informações diferentes como a quantidade de domicílios, de pessoas recenseadas.
    Dinâmico: Há entrada de recenseadores e desistência por parte deles, mediante isso não há quantidade exata de recenseadores.
    Permanente: O resultado do Censo será utilizado por 10 anos para as pesquisas para o governo e a população.
    Temporário: Contrato dos recenseadores é limitado tem prazo para terminar.

    ResponderExcluir
  10. Aluno: Daisy Cristhinne
    Curso: Secretariado Executivo - Bilíngue
    Sistema: Mônaco Diesel Caminhões e Ônibus - Ltda

    Trabalho em uma empresa representante da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a mesma utiliza o sistema chamado Sercon. Exerço a função de operadora de caixa.

    Trata-se de um sistema COMPLEXO, pois possue vários elementos interligados entre si, tipo: para eu emitir uma nota fiscal, dá desconto em uma recebimento de uma duplicata, vou precisar integralmente de outros setores. Não é um sistema SIMPLES, pois exige que várias áreas e setores se relacionem, um depende do outro.

    É um sistema ABERTO, justamente porque interage c/ outros setores, tipo: quando vou emitir uma nota fiscal, só a posso fazer se o setor responsável, seja ele assistência técnica ou balcão de peças, tiver gerado a nota no sistema. Não é FECHADO, pois dependo totalmente de outros setores para efetuar digamos que 80% do meu serviço.

    É um sistema ESTÁVEL, pois as diferenças no ambiente não interferem no sistema. É possível mudarem o caixa de lugar, ou fazerem alguma manutenção no local, e mesmo assim continuarei executando minhas tarefas normais de outro computador, utilizando minha senha e meu usuário. Não é um sistema DINÂMICO pois se sofrer alguma mudança no ambiente, o mesmo não sofrerá alterações.

    Trata-se um sistema ADAPTÁVEL, pois é possível meu gestor monitorar do seu computador, sem ter que ir no caixa, pode saber quanto entrou de dinheiro, quantas notas faltam emitir. No momento em que transfiro o dinheiro p/ a tesouraria automaticamente sai do meu caixa. Não é um sistema NÃO - ADAPTÁVEL, pois ele muda após mudanças no ambiente, tipo no momento da transferência.

    É um sistema PERMANENTE pois a nota fiscal é um documento que dura por um longo tempo, 5 anos ou mais. Não é TEMPORÁRIO, justamente porque é necessário arquivá-la por um longo período.

    ResponderExcluir
  11. Ok Soraya. Mas entenda, que o sistema ou é simples ou complexo. O que foi pedido é que vocês explicassem um, indicando o porque, e porque ele não é o outro, como todos os tipos, certo

    ResponderExcluir
  12. Ok Nancy! Quase pronto, falta só os outros componentes.

    ResponderExcluir
  13. Aluna: Ednéia Gomes Serra
    Curso: Secretariado Executivo
    Obs: Espero esta concluindo o meu trabalho.
    Sistema:Universitário,Aberto.
    Trabalho na Coordenação de Estágio e Monografia onde o sistema é aberto, porque os alunos freqüentemente precisão de documentos que nos disponibilizamos através do sistema essa documentação geralmente e devolvida a coordenação para que os dados sejam preenchidos no sistema da faculdade.
    O espaço é aberto para toda e qualquer pessoa que queira entra e fazer a sua solicitação.

    Exemplo: Todos os alunos precisam estagiar em uma empresa só que para que isso aconteça é necessário que a empresa tenha convenio com a faculdade, se não, é feito todo um trâmite legal dentro do sistema da faculdade com empresa solicitada, só depois de tudo concluído é que os alunos poderão fazer o estagio.



    Sistema Universitário Fechado: O sistema não é fechado pois, há interação com o ambiente por completo, e para ser fechado e necessário que não haja interação.

    Sistema Universitário Dinâmico: É dinâmico, porque a dois períodos do ano em que sofre algumas mudanças, tanto no sistema como no ritmo de trabalho de todos no setor.
    Período: Junho a Julho e de Novembro a Dezembro; esses são os períodos em que o sistema muda completamente, pois recebemos monografias o tempo todo, projetos de monografia e relatórios de estágios todos tem que ser postados no sistema da faculdade para que as notas do aluno sejam validadas pelo sistema de banco de dados do aluno.

    Sistema Universitário Estavél:Esse sistema não é estável porque ocorre as mudanças no ambiente que resultam em muitas mudança no sistema.

    Sistema Universitário Adaptável:Porque as mudanças responde ao ambiente, recebe modificações no sistema atravez do ambiente.

    Sistema Universitário Não-adaptável:Ele Não e não-adaptável porque não muda com um ambiente mutável.


    Sistema Universitário Permanente: Ele existe e vai continua por um longo período de tempo, ocorrendo mudanças mais ainda existindo.

    Sistema Universitário Temporário: não é temporário que existirá por um longo período de tempo.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho com informações de processo dos servidores da Semus e trata-se de um sistema complexo, pois para ter o resultado final do processo é necessario passar por vários setores e qualquer informação que não estiver bem esclarecida volta para o meu departamento e deve ser feito a analise do documento (processo) de acordo com o departamento de onde veio e por fim com todos documentos necessarios e informações de fato esclarecidas é que o processo é encaminhado para outro orgão da prefeitura que é mais uma vez analisado para dar o parecer final. Somente depois de muitos trâmites do processo é que o servidor toma conhecimento do resultado do documento solicitado.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Cristiane Silva
    Curso: Secretariado Executivo

    Sistema: Empresa SEBRAE, Complexo.
    No SEBRAE de São Luis eu trabalho no setor de recepção, onde o sistema não é computadorizado o atendimento é por telefone, então não é complexo porque deveria ser pelo computador.

    Sistema: Empresa SEBRAE, Simples.
    O sistema do SEBRAE onde trabalho é muito simples deveria ser tudo pelo computador, seria mais rápido e pratico as recepcionistas tratam com o cliente na forma de tele marketing, não é agendado nada no computador e a ligação não é gravada.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ok Jocileia. Mas você precisa falar de todos os componentes explicando se ele faz parte ou não do seu sistema.

    ResponderExcluir
  18. Ok Cristiane Silva. Mas você precisa falar de todos os componentes explicando se ele faz parte ou não do seu sistema.

    ResponderExcluir
  19. Ok Rosyane Penha. Dê atenção ao sistema simples e fechado, precisa corrigir esses dois itens.

    ResponderExcluir
  20. Faço um estagio na Alfandega da Receita Federal de Sao Luis, o sistema è aberto, pois interage com os outros setores, tipo: encaminhar memorando, oficios, etc.

    Sistema Dinamico:
    Esse sistema sofre muitas mudanças, na Alfandega onde faço meu estagio, este sistema se torna estavel pois estas mudanças nao interfere no setor

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Rosyane Penha dos Santos
    Curso: Administração

    Trabalho na CEMAR e a mesma utiliza um sistema de nome UECOM (sistema comercial).
    É um sistema complexo porque ele é composto por vários elementos dessa forma os setores da companhia estão inter-ligados, visto que o serviço gerado em um setor servi de informação para outro, desse modo ele não pode ser simples já que tem vários elementos interligados a ele.

    È um sistema aberto porque ele interage com os outros ambientes, há um fluxo de entrada e saída em todos os limites do sistema.
    Exemplo: Cadastro de UC (unidade consumidora), a partir dessa informação podemos visualizar todas as informações referentes a essa UC. Desse modo ele não pode ser classificado de sistema fechado visto que há interação no ambiente em que ele esta inserido.

    É um sistema adaptável porque responde as mudanças de ambiente, já que a CEMAR tem como foco clientes então este sistema esta constantemente recebendo informações, por que é através dele que: cadastra unidade consumidora, cadastra medidores, cadastra clientes, abre chamados de solicitações de serviços etc. ele é um sistema dinâmico não podendo ser classificado de sistema não adaptável.

    É um sistema permanente por que ele existirá por um longo período de tempo, visto que enquanto existir clientes fazendo o uso da energia à companhia vai precisar de um sistema que possa lhe dar suporte para armazenar todas as informações que a empresa necessite para garantir a integridade do seu serviço. O sistema não pode ser um sistema temporário por que a partir desse sistema que é alimento os subsistemas também de grande importância para a companhia.

    ResponderExcluir
  22. O Sistema Universitario nunca vai deixar de existir, ocorrendo mudanças ou nao.

    Existe um sistema permanente no meu trabalho que se chama Cotaçao de passagem dos funcionarios, este sistema se torna permanemte porque é feito toda semana.

    No SEBRAE de Sao Luis o sistema da Empresa se torna adaptavel porque está sempre respondendo as mudanças em geral da mesma.

    O sistema do SEBRAE se torna estavel porque é uma empresa que está sempre mantendo seu equilibrio.

    ResponderExcluir
  23. Rosuel Lopes
    CURSO: Administração em Análise de Sistema
    Turno; Noturno Sala 106
    Sistema: controle de Associados
    O sistema utilizado na empresa se Complexo:
    Sistema de Controle de Associados:
    O sistema interliga vários setores com controle completo dos dados dos associados: dados da empresa que trabalho, interligado com o setor jurídicos que informa se o mesmo tem processo com a entidade, processo trabalhista, previdenciário e civil, o sistema interliga com de saúde e segurança do trabalho que controla todos os trabalhadores acidentado nas empresas que a entidade representa dando informação se um associado sofreu qual tipo de acidente no trabalho através do cadastro da CAT - Comunicado de Acidente do Trabalho, o sistema informa ao setor previdenciário o trabalhador que tenha tempo para aposentadoria, (pelo tempo de contribuição, se e aposentadoria especial), interliga com o setor de convenio (controle completo quais associados receber descontos dos convênios da entidade com colégio, universidades e escola de técnica);
    O sistema e aberto: pois há um fluxo de entrada e saída por todos os lados do sistema.
    Outra característica do sistema e que ele e Adaptável, pois pela necessidade da entidade ele foi sendo moldado conforme as necessidade dos usuários do sistema.

    ResponderExcluir
  24. Aluna:Soraya Alves Nunes
    curso:Secretariado Executivo
    Sistema: Universitario Aberto
    Como já foi dito, estou estagiando na coordenação de estágio e monografia da FAMA, e lá o sistema é aberto, onde há uma grande procura, dos alunos, para a liberação dos estagios e entregas de monografias.
    Exemplo: qualquer aluno regularmente matriculado, precisa fazer o estagio obrigatorio, e para isso é necessario alguns domumentos que são prache da empresa, tendo como exemplos encaminhamentos, covênios, dentre outros, para a liberação do estagio, mas existe tambem o estagio extra curricular mas, que de qualquer forma precisa de uma liberação da faculdade.
    Sistema Universitário Fechado: Não é fechado porque, existe total interação com o ambiente.
    Sistema Universitáio Dinâmico: É dinâmico, pelas variações que ocorrem sempre, atualizações nos sistemas, já que exixte um grande fluo de entrada de monografias no final de cada preiodo, dentres outra mudanças, até na questão de estagiarios.
    Sistema Universitário Estável: Não pode ser estavel, pelas constantes mudanças que ocorrem, onde os sistemas são sempre atualizados.
    Sistema Universitário Adaptavel: O sistema é adaptado através das mudanças ocorridas no ambiente.
    Sistema Universitário Não-adaptavel: não pode ser porque, como foi dito o sistema se adapta a ambiente.
    Permanente: Existe desde a criação da instituição, e conserteza irá existir por muito tempo, mesmo sofrendo alterações.
    Temporario: Não pode ser, já que o seu tempo de duração é permanente.

    ResponderExcluir
  25. Aluna:Jociléia Neves Miranda
    Curso: Secretariado Executivo

    Sistema Complexo: trabalho com informações de processo dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o processo passa por diversos departamentos, é necessário diversas assinaturas de acordo com os departamentos que analisam o documento,depois do trâmite na Semus, vai para a SEMAD outro órgão da Prefeitura que dar o parecer final do processo e por fim o servidor toma conhecimento do resultado se foi deferido ou não o processo solicitado. Não é um sistema simples pois é necessáro o trâmite por diversos departamentos.

    Sistema Aberto porque ocorre uma análise do documento (processo)por demais setores da Semus e outro órgão da Prefeitura-Semad.Não é fechado porque depende da análise do documento por outros setores para o resultado do processo solicitado pelos servidores.

    Sistema Estável:pois posso executar o meu trabalho em outros computadores, desde que eu utilize a minha senha.

    Sistema Dinâmico: se houver alguma mudança no ambiente, sofrerá alterações no sitema de protocolo do controle virtual do trâmite dos documentos-processos.

    Sistema Não Adptavel: muda após alterações no ambiente, ou seja, a cada transferência do processo de um departamento para outro.

    Sistema Permanente: pois durará por um longo periodo de tempo,nenhuma previsão para mudanças.

    Sistema temporário: após o resultado final do processo o servidor toma conhecimento e logo após o arquivamento do processo.

    ResponderExcluir
  26. Andrezza Furtado
    Secretariado Executivo
    O sistema a ser exemplificado é a SINC, onde exerco a função de Secretaria.
    SISTEMA SIMPLES: atendimento ao público, recebimento de documentos e processos.
    SISTEMA COMPLEXO: Para se receber os processos, é preciso entrar no sistema chamado STI e é necessario tambem que tenha o despacho do secretario, pra os seus devidos fins.
    SISTEMA ABERTO: Receber as informações dos empresarios e passa-lás ao secretario, para que não ocorra erro de comunicação, e as informações sejam passadas de forma clara para que não ocorra erros.
    SISTEMA FECHADO: Não é um sistema fechado, pois há contato constante com os empresarios.
    ESTAVEL E NÃO ADAPTAVEL: Não sao classificados por esses sistemas porque os secretario recebem informações diferentes de todos os empresarios.
    DINAMICOS: há entrada e saida de empresarios não há quantidade exata de quantos entram e saem por dia da secretaria.
    PERMANENTE: o resultado de relatorios mensais realizados pelos funcionarios é repassado para o secretario pra conhecimento e analise dos resultados.
    TEMPORARIO: contrato de empresas prestadoras de serviços bem como empresa de eventos para realizações de seminarios e palestras promo vidos pela secretaria e contratos de estagiarios que tem prazo para terminar.

    ResponderExcluir
  27. aluna:Nancy
    curso: Secretariado

    O sistema do detran também pode ser dinâmico e adaptável por sofrer mudanças rápidas de acordo com o ambiente,podendo ser também permanente pois é um sistema bem antigo sofrendo apenas mudanças pequenas para daptações com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Erika Fernanda dos Santos
    Curso: ADAS
    Exemplo: UECOM (Sistema utilizado na CEMAR)

    É um sistema complexo, pois a relação entre os elementos estão inter-conectadas, já que as informações são usadas para diversos fins e por todos os setores da empresa.

    Por ser um sistema complexo, ele pode ser aberto e estável em determinadas situações, ou seja, no UECOM são feitas alterações cadastrais, implantação de novos clientes, trocas de medidores, serviços de cortes, identificação de fraudes e débitos, entre outros (sistema aberto) essas informações são resultados de fiscalizações feitas em campo e ao chegar à empresa as mesmas são passadas para o sistema, mais nem todas são possíveis de serem inseridas, pois dependem de algumas alterações do próprio sistema para que isso seja feito (sistema estável), ao verificar tais informações que não foram possíveis de serem repassadas para o sistema, é feito uma solicitação ao setor responsável para que ocorram as mudanças rápidas e necessárias para o processo (sistema dinâmico), logo em seguida o sistema trabalha de forma a atender todas as informações indispensáveis que vão surgindo ao longo do tempo (sistema adaptável). Pelos motivos citados acima ele não pode ser considerado de maneira nenhuma como um sistema não-adaptável, já que surge a cada dia um serviço diferente do outro.

    Provavelmente o UECOM é um sistema permanente, pois está atendendo e suportando todas as informações nele inseridas, tornando-se assim uma ferramenta muito importante para que a CEMAR ofereça aos seus clientes um serviço de qualidade.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Thaís Pereira
    Curso: ADAS
    Sistema: UECOM “Sistema Comercial”

    Trabalhei com este sistema por um bom tempo, posso dizer que não é um SISTEMA SIMPLES, pois não possui poucos elementos e sim um SISTEMA COMPLEXO é altamente relacionado e interconectado com a Empresa e seus diversos setores como as suas funções podemos extrair relatórios, fazer cadastros de unidades consumidoras, baixar as normalizações das mesmas gerar faturas, históricos de fraudes, fazer atualizações cadastrais dentre outros. O mesmo é um SISTEMA ABERTO, pois interage com o ambiente por isso não o chamo de SISTEMA FECHADO onde não existe nenhuma interação com o ambiente. Também não posso dizer que é um SISTEMA ESTÁVEL, pois está em constante mudança devido à demanda da instituição ao qual está locado chamo por este motivo de SISTEMA DINÂNICO. Contudo é um SISTEMA ADAPTÁVEL, pois recebe diariamente modificações, não é um sistema NÃO – ADAPTÁVEL, pois este tipo de sistema não muda. E finalizando ele é um SISTEMA PERMANENTE, pois já existe há vários anos e a empresa não têm motivos para deixa de usá-lo, desse modo ele não pode ser considerado um SISTEMA TEMPORÁRIO.

    ResponderExcluir
  30. Aluno: Mauro Galindo / ADAS
    5º Período Noturno – Sala 106

    Sistema de Controle de Vendas

    O Sistema é muito COMPLEXO, precisa de muitos dados para termos todos os tipos de informações gerenciais, como: vendas do mês, atingimento de metas, comissões dos vendedores... Aonde os setores competentes buscam as informações que lhes forem importantes. Assim, não podendo ser um sistema simples por envolver vários recursos, estando relacionados com vários setores!

    Uma das características do sistema é ser ABERTO, pois os setores, como o RH da empresa, quando precisa saber se um vendedor bateu suas metas para efetuar o pagamento das comissões, ele tem acesso aos dados do setor comercial. Se o sistema fosse fechado, não seria possível o setor ter acesso a tal informação!

    É um sistema DINÂMICO, pois ele permite que seja feita alterações quando necessárias, como por exemplo: um aumento de meta e/ou aumento no percentual da comissão. Não podendo ser estável, pois as mudanças sempre impactam todo o financeiro, não só o da empresa, como o do vendedor!

    O sistema é ADAPTÁVEL, pois mês a mês, sempre temos mudanças importantes, onde procuramos está atualizados com o mercado competitivo. E caso a empresa tivesse um sistema não adaptável, não se manteria num mercado tão competitivo!

    E por fim, é um sistema PERMANENTE, pois a empresa está no mercado há 20 anos e quer se manter por muitos e muitos anos atendendo sempre bem aos seus clientes. E jamais, poderia ser um sistema temporário, pois como se manteria viva, senão tivesse sua carteira de clientes, desde quando começou suas atividades, mantendo-a sempre atualizada?!

    ResponderExcluir
  31. Aluno: Manoel Fernandes Filho
    Curso: Administração em Analise de sistema
    Turma : 106 Noturno
    Sistema: Industrial (Sistema de Planejamento aEM)

    È um Sistema Complexo- Porque tem muitos elementos que são altamente
    Relacionado e interconectado, podemos tanto fazer o planejamento das atividades como requisitar peças e acessórios. Não é Simples- justamente porque existe vários elementos e componentes.

    É Aberto por que tem varias entradas e saídas por todo limite do sistema. Os próprios executantes como os planejadores podem entrar com dados. Não é Fechado porque existem varias entrada.

    É Estável porque as mudanças que acontece nas programações resultam em poucas mudanças no sistema. Logo não é Dinâmico porque não sofre mudanças constantes.

    È não adaptável porque não muda quando tem mudanças no sistema ou ambiente. Não é Adaptável não recebe modificações em resposta ao ambiente.

    È Permanente porque existirar por um logo tempo. E não é Temporário porque sua existência é por um período longo.

    ResponderExcluir
  32. Aluno: PAULO VITOR COSTA DE OLIVEIRA
    Curso: Administração em Analise de sistema
    Turma : 106 Noturno
    Sistema: SIMANTEC

    Bem, o sistema o qual escolhi ele é super abrangente, dentro dele podemos trabalhar diversos tópicos em um sistema empresarial (controle de estoque, lançamento de notas ficais, área da manutenção,faturamento,CPD)

    Então ele se torna um sistema COMPLEXO, devido ter varias finalidades e atribuições de acordo com o setor específico. Cada setor como (Faturamento, almoxarifado, manutenção...) usam o mesmo sistema mais com finalidades diferentes tornando-se então um sistema abrangente e multifuncional fazendo assim que o mesmo não sege um sistema SIMPLES devido as varias finalidades e atribuições que o mesmo possa realizar.

    Ele também se torna um sistema ABERTO devido se apenas 1 único sistema para rede empresarial, onde funcionários do faturamento ou contas a pagar possam ter acesso nas notas lançadas pelo sistema de compras, a área de compras pode ter acesso ao estoque do almoxarifado.
    Caso o sistema fosse FECHADO os demais setores não poderiam ter acesso a esse tipo de informação.

    Ele se torna um sistema DINÂMICO devido o mesmo acompanhar o fluxo de crescimento da empresa, ele sempre passa por processos de atualização conforme exigências dos setores.

    Também se torna um sistema ADAPTÁVEL por exemplo, se a empresa englobar outro setor no seu quadro e o almoxarifado precisar aumentar seu estoque e providenciar um novo material o sistema estará apto a sofrer alterações.
    Sendo assim ele não se encaixa como NÃO ADAPTÁVEL devido o mesmo sofre alterações conforme o crescimento da empresa .


    Ele se torna um sistema PERMANENTE devido essa abrangência de um único sistema poder estar atendendo vários setores.

    E não se torna TEMPORÁRIO pois a empresa adotou ele devido o mesmo gerenciar vários departamentos.

    ResponderExcluir
  33. Aluno: Marconi Silva Sousa
    Curso: Administração em Análise de Sistemas(FAMA)
    Turma: 106 - Noturno

    Trabalho na Empresa Expresso Guanabara S/A(Sistema de Vendas de Passagens)

    O sistema é muito COMPLEXO, onde os vendedores precisam de muitas informações para passar aos seus clientes e colaboradores, tais como: A quantidade de vagas disponíveis por carro, quantidade de horários saindo e chegando, quantidade de funcionários envolvidos para os atendimentos, comissões pagas pelas vendas etc.., Certo é que os todos colaboradores devem ter as informações necessárias para passar aos seus clientes e gerentes, contudo por ser um sistema de vendas interligados em redes(todas as agências informatizadas), não pode ser simples.

    O sistema de vendas é ABERTO, pois todas as agências podem fazer alterações de informações tais como: Mudar data de viagem, horários, poltronas etc.., sendo que o sistema fechado não permiti alterações.

    Diante de um grupo forte como a Expresso Guanabara S/A, que dar oportunidade aos seus colaboradores, e que por cultura da empresa em ser DINÂMICA, permitir que todos cresçam , colocando em prática incentivos, comissões por produtividade, por tempo serviço, por cumprimento de metas alcançadas, além de crescimento profissional, não poderia ser estável com tanto remanejamento de profissional e tecnológico.

    A empresa tem um sistema ADAPTÁVEL, pois busca sempre novos horizontes (linhas para exploração e alternativas nas vendas), sempre se atualizando no mercado, com tecnologias e frotas novas, além de um atendimento diferenciado diante de um mercado com tantas alternativas e competitividades. Se o sistema não fosse adaptável não sobreviveria as exigências de seus clientes.

    O sistema é PERMANENTE, pois a empresa com funcionários admitidos desde a sua fundação a 17 anos e que ainda produzem para a empresa, e que acompanha cada vez mais o seu crescimento tanto tecnológico como financeiro, além de ser uma das maiores empresas do Norte, Nordeste e Centro Oeste,atendendo sempre seus cliente com conforto e qualidade em uma realidade do mercado competitivo e com uma estrutura bastante solida no mercado atual, não poderia ser um sistema temporário, pois tão tal que não sobreviveria tanto tempo.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Aluno: Evaldo Alves da Silva Junior
    Curso: Administração em Analise de sistema
    Turma : 106 Noturno
    Sistema: Mercador/EBS

    Trabalho na empresa M. dias Branco S/A Com. Ind.

    Escolhe falar sobre o processo de previsão das vendas, a princípio utiliza-se uma planilha no Excel, se torna um sistema COMPLEXO por ter vários elementos que precisam sem interconectados, pois temos que fazer a previsão dos três meses futuros e a revisão do mês vigente com data programada para entrega, sendo mais de duzentos itens.

    Após a conclusão em uma planilha especifica, exportamos para o sistema chamado mercador onde são feitas as metas e acompanhamento das vendas para os produtos previstos, dentro deste mesmo processo é exportado para outro sistema que se chama EBS este é responsável em gerar as ordens de compras e informar a quantidade de cada tem no estoque, eles se tornam um sistema ABERTO por ter a opção de modificar as quantidades dos produtos previstos.

    O mercado está sempre mudando, solicitando novos produtos e serviços. Quando existe a demanda de um item com a previsão baixa , podemos solicitar a produção do mesmo por isso se torna um sistema ADAPTÁVEL, onde correspondem as mudanças de pedidos.

    Estes dois sistemas são PERMANENTES, pois o mesmos tem quatro anos de uso e o grupo de pretende continuar.

    Para que ocorra sucesso neste processo é necessário que as informações sejam precisas, caso haja algum erro todos os sistemas envolvidos serão danificados gerando um retrabalho.

    ResponderExcluir
  36. Aluno:Jose Rodrigues de Sousa Filho
    Curso: Administração Marketing
    Turma 106 (noturno)
    Sistema COMPLEXO, onde precisamos de muitos dados ou seja temos que fazer cadastro de todos os produtos (leitura codigo de barra) para que assim possamos ter todos os dados em mãos.
    Sistema é ABERTO onde todos os operacionais (funcionários)cadastrados podem efetuar consultar e assim rastrear as encomendas em sistema. FECHADO, onde somente os funcionários com senha podem ter acesso aos dados das encomendas cadastradas. Sistema ADAPTÁVEL onde temos um programador que com as nossas necessidades o mesmo pode efetuar as mudanças. DINÂMICO, onde os entregadores (courrier) mesmo sem ter acesso ao sistema todos tem ciência que as encomendas para entrega estão em sistema. Portanto é um sistema PERMANENTE sendo que todos os nosso fornecedores tem total confiança em nossa distribuição, com 07 anos no mercado à parceria vem solidificando e criando novos horizontes

    ResponderExcluir
  37. ALUNA: Denise Evellin F. Vieira

    Curso: Administração em Análise de Sistema

    Sistema: Empresa de Recursos Humanos- Planeja RH

    Trabalho na área de RH como Consultora de RH logo assisto vários setores.

    A Planeja RH é um sistema complexo porque é composto por vários elementos quando se
    refere ao setor de seleção e recrutamento por exemplo temos o banco de dados da própria
    empresa e temos acesso ou convênios em outros como no caso o SINE. Desse modo ele não
    pode ser simples, pois têm vários outros elementos interligados.

    É também um sistema aberto, pois nós interagimos com os outros bancos de dados tanto de
    fornecer como de receber candidatos para seleção. Por isso não pode ser um sistema fechado
    pela interação com outro ambiente.

    É um sistema adaptável, pois correspondem as mudanças do ambiente. Trabalhamos um
    clientes ( que vem ser tanto empresas como candidatos) e estamos sujeitos as alterações
    ou modificações de acordo com as informações dadas. Logo ele não pode ser não-adaptável
    porque ele faz parte de um ambiente mutável.

    A Planeja também é um sistema permanente pela sua permanência no mercado visto a
    necessidade que as empresas de consultoria , reestruturação organizacional, treinamentos
    e vários outros serviços que oferecemos. Contudo ele não pode ser temporário pela sua
    sobrevivência a longo prazo.

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Fortunata de Maria Corrêa Gonçalves
    Curso: Administração Hospitalar
    Sistema: Setor financeiro de uma Unidade Hospitalar Pública Estadual.

    É um sistema COMPLEXO, pois para atividades como emissão de notas de empenho, liberação de cotas financeiras e pagamentos, dependemos de autorizações da SES (Secretaria de Saúde do Estado), depois a unidade hospitalar envia cópia do extrato da conta bancaria e em anexo um ofício ao SEPLAN (Secretaria de Planejamento) pedindo autorização para que possa ser realizada a transação necessária.Não é um sistema SIMPLES, pois para realização das atividades é necessário a interação entre vários setores.


    É um sistema ABERTO, pois interage com outros setores, quando há necessidade de gerar uma nota de empenho, esta só poderá ser feita se o setor responsável tiver disponibilizado cota via sistema para a unidade hospitalar. Não é FECHADO, devido está interação entre os setores.


    É um sistema ESTÁVEL, pois as diferenças no ambiente influenciam pouco no sistema. Em caso de algum problema na máquina que trabalho é possível acessar em outra, desde que a mesma seja cadastrada também.Não é um sistema DINÂMICO, porque mesmo que ocorram mudanças no ambiente estas só afetam o sistema de forma mínima.


    Trata-se um sistema ADAPTÁVEL, pois à proporção que desempenho minhas atividades estas podem ser monitoradas pelo meu gestor em seu terminal, fazendo um controle de todas as transações que ocorrem durante o dia.Não é um sistema NÃO - ADAPTÁVEL, porque todas as atividades podem ser monitoradas.


    É um sistema PERMANENTE, pois no serviço público estadual as transações para empenhos e pagamentos sempre ocorrem da mesma maneira, ou seja, pelo mesmo processo de sempre depender de autorizações de outros setores competentes. Documentos como notas de empenhos e ordem bancárias são de longa durabilidade e obrigatoriamente devem compor no processo.Não é TEMPORÁRIO, por se tratar de um sistema do serviço público desenvolvido para os setores financeiros, para pagamentos.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Thalianne Santos Garcia
    Curso : Administração A. Sistemas- 106 noturno

    Universitário complexo
    Trabalho na 18ªSRPRF-MA com geração de pagamentos e processos financeiros, em andamento
    Trabalho em um órgão federal o sistema é complexo, pois não admite erros e falhas, pois possui elementos que se interligam para que a tarefa seja finalizada com sucesso, pois passa por varios setores para que seja feito todo o trabalho ate sua conclusão.
    É um sistema ABERTO, por que necessita do apoio dos outros setores para sua conclusão, ex assinaturas, e letramento de documentos para que seja emitido o valor necessário para que seja feito os processos para ser pago.
    É um sistema ESTÁVEL, pois não altera a ordem dos fatores caso falte alguém para ser concluído o processo
    É um sistema ADPTÁVEL, pois é possível o inspetor que é responsável pelo meu setor monitorar todos os estagiários e o terceirizado, em seus computadores e atividades, pois os computadores são interligados a maquina que ele fica.
    É um sistema PERMANETE, pois os processos gerados são arquivados em um período de, mas ou menos cinco anos para comprovação de pagamentos junto a GRU, a comissão da corregedoria federal.

    ResponderExcluir