quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Estudo de Caso: Distribuidora de Medicamentos - (Turma 4º Período SI - UNDB - Noturno)

Uma distribuidora de medicamentos revende seus produtos para empresas públicas e privadas. Para vender para as empresas públicas, ela participa nas licitações  as quais ela tem poder de concorrência. Todavia, não basta apenas querer participar nas licitações, mas precisa está com toda documentação em dia para poder participar do certame. 
Para vender para as empresas privadas, ela faz um levantamento da vida financeira do seu prospectivo cliente, através de softwares especializados. Uma vez que obtém a certidão negativa de débito do cliente, ela começa a atender esse novo cliente.
Para realizar a venda, é necessário que o faturamento da empresa obtenha todos os dados necessários do cliente, como: cnpj, ie, nome, endereco, bairro, cidade, uf, cep, complemento, fone1, fone2, email, contato entre outros. 
Uma vez cadastrado o cliente, será informado os produtos com suas respectivas quantidades, podendo o mesmo ser vendido pela unidade interna e externa. Nesse momento, a quantidade do produto lançado, será reservado automaticamente, impossibilitando que o mesmo seja vendido novamente.
Uma vez lançados todos os produtos, o sistema automaticamente totaliza o pedido e o faturamento informará quem foi o vendedor que atendeu o cliente, qual a forma de pagamento (dinheiro, cheque a vista, cheque pré-datado, boleto). Além disso, informa-se também o número de parcelas e o intervalo de dias entre essas parcelas.
Após finalizada a venda, o faturamento libera o pedido, onde o sistema automaticamente gerará a nota fiscal eletrônica e baixará o estoque da empresa, subtraindo a respectiva quantidade tanto da Reserva como do Estoque. Nesse momento será inserido um registro no Contas a Receber da empresa, com os dados referentes ao pedido, que servirá para prestação de contas.
Para cada produto liberado no pedido é inserido um registro na movimentação de estoque, onde será informado o tipo da movimentação (SV), o favorecido (cliente), produto, qtd, valor unitário, valor total, lote, validade. 
Como toda empresa, ela possui o Contas a Receber e Contas a Pagar. Para o lançamento no Contas à Pagar é necessário que inicialmente seja cadastrado um Fornecedor. Caso o mesmo já esteja cadastrado, o colaborador do financeiro apenas lançará os dados referentes a nota a ser paga, como documento, cod_fornecedor, emissao, vencto, valor. 
Uma vez que uma conta é paga, ou recebida, ela automaticamente cai no Fluxo de Caixa da empresa, com seu respectivo Plano de Conta, possibilitando que o Financeiro da empresa possa acompanhar o saldo da conta corrente a qual foi baixada. O Plano de Contas servirá para totalizar as receitas e despesas da empresa, isto é, agrupará as receitas e despesas, possibilitando uma visão geral da vida financeira da organização.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Estudo de Caso: Transportadora - (Turma 7º Período SI - UNDB - Noturno)

Uma transportadora de grande porte na cidade de São Luís, fecha contratos com transportadoras de fora da capital para fazer suas entregas. Estas entregas são de diversos pesos e tamanhos. Para uma carreta sair do seu destino com suas entregas, é necessário que seja gerado um manifesto de entrega, o qual possui diversos conhecimentos (CTRC), onde esse conhecimento pode ter uma ou mais notas fiscais. É importante mencionar que cada transportadora possui seu número de conhecimento, o que quer dizer que pode ser que ao receber dois manifestos exista o mesmo número de conhecimento, diferenciando apenas a transportadora.
Quando a carreta chega pra ser descarregada, o setor operacional recebe o manifesto e insere todos os conhecimentos no sistema. Cada conhecimento possui: transportadora, numero, emissao, recepcao, nf, cnpj_remetente, doc_destinatario, peso, volume, icms, valor_frete, valor_mercadoria. Cabe ressaltar que tanto o remetente como o destinatario possui informações semelhantes, como: nome, endereco, bairro, cidade, uf, cep, complemento, fone1, fone2, email, contato entre outros.
Devido ao número de carretas que chegam na empresa e principalmente a quantidade de conhecimentos que precisam ser digitados objetivando gerar posteriormente o romaneio de entrega, a transportadora tem uma rotina de importação de conhecimentos em parceria com algumas transportadoras, o que agiliza o processo da empresa, pois ao invés de inserir, um a um, o sistema apenas faz a leitura de todos os conhecimentos e insere no sistema.
Para que a transportadora faça as entregas das mercadoria que chegou na empresa, é necessário que se gere um romaneio de entrega, onde será gerado automaticamente o número do romaneio e a data do mesmo. O operador informará o motorista, a placa, os entregadores. Após isso, ele lançará todos os conhecimentos que farão parte desse romaneio, indicando a transportadora, CTRC.
Antes do motorista sair para fazer as entregas, ele recebe um romaneio assinado pelo conferente com todos os conhecimentos que ele entregará, e ao retornar ele assina esse documento para prestação de contas.
Como a maior parte dos conhecimentos são entregues, a empresa possui uma rotina onde o operador apenas digita o número do romaneio e confirma a baixa de todos os conhecimentos presentes. Mas, uma vez por outra, acontece de um ou outro conhecimento não ser entregue. Quando isso acontece, o operador entra numa rotina de devolução de conhecimento, onde ele informará tanto o número do romaneio, como a transportadora e o número do conhecimento devolvido. Além disso, ele informará o tipo da devolução, que pode ser: endereço não encontrado, pedido não realizado, frete não pago, entre outros.
A empresa possui uma rotina de pagamento chamada de RPA, onde para cada RPA inserido é informado as receitas que compõem este RPA e as despesas do mesmo gerando um saldo líquido. Quando esse saldo é maior que zero, o operador informará se o pagamento será feito em: dinheiro, cheque ou dinheiro+cheque.
Quando o pagamento é feito apenas em dinheiro, o operador escolhe a conta corrente e ao confirmar a inserção do RPA, o sistema lança automaticamente uma saída no fluxo de caixa da empresa. Quando o pagamento é feito apenas em cheque, o operador terá que lançar todos os dados do cheque: banco, agencia, conta_corrente, numero. Ao confirmar a inserção da RPA, o sistema lança esse cheque automaticamente no Contas a Pagar, onde o mesmo só será baixado após a compensação do mesmo na conta corrente da empresa. Caso a RPA seja paga com dinheiro e cheque, acontecerá os lançamentos das rotinas acima mencionada.
Como toda empresa, a mesma possui um financeiro composto de Contas a Pagar, Contas a Receber , Fluxo de Caixa, Plano de Contas e Contas Corrente. Como a empresa recebe suas receitas das transportadoras, fica evidente que as transportadoras são Clientes da empresa. No caso dos motoristas, funcionários, prestadores de serviços e outros, podemos classificá-los como Fornecedores.
Com o objetivo de controlar as despesas e receitas por transportadora, foi inserido no sistema da transportadora um módulo chamado Centro de Custo, onde o financeiro poderá detalhar tanto os recebimentos como os pagamentos por transportadora, possibilitando uma visão geral ao diretor da empresa da vida financeira da sua empresa por transportadora.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Características da Informação - (Turma: 1º Período - Fundamentos de Sistema de Informação - 1º Período Noturno - UNDB - 2013.1)

Precisa: sem erros;
Completa: contém todos fatos importantes;
Econômica: valor informação x custo produção;
Flexível: pode ser usada diversas finalidades;
Confiável: dependente método coleta dados;
Relevante: importante para tomador decisões;
Simples: evitar sobrecarga, alta complexidade;
Em tempo: enviada quando necessária;
Verificável: pode ser checada através outras fontes.

Leia o case de sucesso constante no link abaixo e destaque cada característica possível.

Fonte: http://www.hipernoticias.com.br/TNX/conteudo.php?cid=625&sid=173

Atividade a ser postada até o dia: 26/02/2013

A Importância da Tecnologia da Informação para Contabilidade (Turma: 1º Período de Ciências Contábeis - Noturno - UNDB - 2013.1)

A informática atualmente é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Por outro lado, a contabilidade é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores e, hoje percebe-se um investimento crescente nas organizações em softwares e hardwares ligados à área contábil. As grandes empresas e os escritórios de contabilidade adotam fortemente a informática como ferramenta de trabalho. Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e de melhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensível na atuação do profissional contábil. Antes este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadimensíveis nos dias atuais, graças o computador, o contador esta mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de uma empresa ou em um escritório de contabilidade. 

Fonte:http://www.contabeis.com.br/artigos/75/a-importancia-da-informatica-na-contabilidade/

Baseado nos três artigos apresentados em sala, faça um resumo sobre a "Real Importância da Tecnologia da Informação para a Contabilidade". 
Atividade a ser postada até 20/02/2013

Introdução a Informática (Turma: 1º Período de Ciências Contábeis - Noturno - UNDB - 2013.1)

http://www2.dcc.ufmg.br/disciplinas/ii/ii05-1/introducao_info.pdf

Baseado no link acima, responda as questões abaixo.
Atividade a ser postada até 22/02/2013


1. Descreva as contribuições de Charles Babbage e Blaise Pascal, quanto a história da computação.

2. Mencione quando foi criado o 1º computador eletrônico de grande porte e quais suas características.

3. Qual foi o componente que possibilitou que o computador fosse criado em série.

4. Comente o que levou a criação do CHIP.

5. Mencione e defina as categorias dos CHIPS.

6. Mencione a diferença entre Microcomputador e Microprocessador.

7. Defina CPU.

8. Mencione as operações básicas que um computador executa constantemente.

9. Quanto a capacidade de armazenamento de informação, defina:
a) BIT
b) BYTE
c) KYLOBYTE
d) MEGABYTE
e) GIGABYTE
f) TERABYTE

10. Baseado na capacidade de armazenamento de informação, e diante dos computadores modernos que existem, os dados que são armazenados no computador usa qual medida?

11. Descreva a diferença entre memória RAM e ROM.

12. Mencione alguns componentes que são usados como memória secundária.

13. Defina e exemplifique:
a) Periféricos de entrada.

b) Periféricos de saída.

c) Periféricos de entrada e saída.

14. Conceitue software e sistema operacional.

15. Dentro do que foi estudado, quais são os principais itens que se deve observar quando se vai comprar um computador.

Sistemas: Conceito e Componentes - (Turma: 1º Período - Fundamentos de Sistema de Informação - Noturno - UNDB - 2013.1)


Sistema: conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos
Componentes
Simples: é o que possui poucos elementos ou componentes, e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta.
Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados.
Aberto: interage com seu ambiente, há um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Fechado: Não há qualquer interação com o ambiente em um sistema fechado.
Estável: é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Dinâmico: é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente.
Adaptável: é o que responde ao ambiente mutável. É o que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta às mudanças no ambiente.
Não-adaptável: é o que não muda com um ambiente mutável.
Permanente: é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente uns 10 anos ou mais. Muitas empresas são sistemas permanentes.
Temporário: é o que não existirá por um longo período de tempo.

Atividade a ser postada até o dia: 05/03/2013

Baseado nos conceitos acima, mencione um exemplo de um sistema (Universitário, Hospitalar, Indústria, Saúde, Solar, etc), indicando todos os componentes do sistema. Ao mencionar o sistema, explique, por exemplo: se o mesmo é simples ou complexo. Se for simples, explique o porque e o porque dele não ser complexo. Faça isso para todos os componentes.
Ao final, mencione o objetivo do sistema, entradas, processamento e saída.

4 ferramentas para criar apresentações incríveis

4 ferramentas para criar apresentações incríveis: 1. Haiku Deck

A plataforma permite que você crie slides com imagens de fundo e uma pequena quantidade de textos. Ela fornece uma galeria de imagens para escolher e utiliza palavras em seu slide para ajudar a encontrar o fundo ideal. Além disso, você tem a opção de enviar as suas próprias fotos.


4 ferramentas para criar apresentações incríveis: 2. Prezi

A ferramenta é gratuita e utiliza uma única tela ao invés de lâmias ou slides. Todas as suas informações ficam reunidas em uma única página da maneira que você preferir organizá-las. Você pode criar caminhos em torno da sua tela para que o texto, as imagens e os vídeos apareçam na ordem que você escolher. Existem modelos prontos de apresentação e você pode criar os seus da maneira como preferir.


4 ferramentas para criar apresentações incríveis: 3. ScreenChomp

O ScreenChomp é um aplicativo de captura de tela que possui uma interface amigável e permite que o usuário grave escrita e voz de acordo com o que aparece na tela. Os vídeos podem ser salvos pelo aplicativo e enviados para uma rede social ou e-mails. É ótimo para a criação de tutoriais.


4 ferramentas para criar apresentações incríveis: 4. SnapGuide

O aplicativo gratuito permite que os usuários criem seus próprios passo-a-passo incluindo textos, imagens e vídeos. A ferramenta é útil se o seu trabalho deve ensinar algo, com instruções ou orientações.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/02/13/1004902/4-ferramentas-criar-apresentaces-incriveis.html