sexta-feira, 19 de março de 2010

Alunos não usam sistemas virtuais para comunicar e interagir

Prezados alunos do curso de educação física, 3º p, - 1.2010.

Acessem o link abaixo e comentem onde vocês se enquandram neste processo.

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=8350

sábado, 6 de março de 2010

WebChatFreeNode - Ubuntu Brasil

Prezados,

Se vocês desejarem um suporte on-line da comunidade ubuntu, eis o link.

WebChatFreeNode - Ubuntu Brasil

quinta-feira, 4 de março de 2010

Auditor: justiceiro ou parceiro?

Tendo em vista que o auditor se insere na intimidade da empresa, e nas suas verificações, ao apontar os erros, defeitos, e problemas, ele é visto muitas vezes como um detetive justiceiro, razão pela qual sua presença é vista com pouca simpatia.
Através de controles internos e ferramentas apropriadas, o auditor tem uma visão aguçada, que lhe proporciona enxergar os erros com mais facilidade, através das ferramentas de checagem e inspeção, que são de fundamental importância para o profissional de sistemas.
Numa organização, o centro de tecnologia da informação, também conhecido como C.P.D., possui um ambiente de segurança lógica e física, com suas operações reservadas, em ambientes controlados. Estes, são precisamente os pontos essenciais do trabalho executado por um especialista de sistemas em apoio à auditoria contábil.
No entanto, ao invés do especialista em sistemas fazer uma parceria com o auditor, e
buscar melhores soluções para a organização, cria-se um atrito de ambos os lados, pois os mesmos buscam usar ao extremo o seu conhecimento para provar quem está errado, ao invés de buscar o bem da organização. Em geral, acaba‑se por não tirar proveito dos benefícios e perde‑se a oportunidade de se aprender um pouco mais sobre como administrar convenientemente uma relação profissional.
Portanto, faz-se necessário que o profissional de sistemas passe a ter uma atitude positivamente crítica aliada aos conhecimentos técnicos necessários, afim de efetuar uma intensa avaliação de sistemas, não apenas os tradicionais da área financeira, oferecendo a organização algo a mais que a ajude em seus problemas.
Para que o auditor se torne um parceiro da organização, ele precisa ter uma participação plena nas decisões estratégicas da empresa, proporcionando serviços especializados em avaliação de sistemas, de forma ampla, nas mais diversas aplicações, apresentando sugestões que a ajudem a se manter atuante em seu negócio, e não apenas um prestador de serviços, indiferente e contido.

Sistema de Informação: Características da Informação

Para falarmos das características da informação, faz-se necessário entender a importância da captação de dados, os quais uma vez processados, irão gerar a informação desejada para o individuo/organização.
Portanto, é fundamental que o método utilizado para captar os dados seja extremamente eficiente, testado, retestado, afim de evitar falhas no processo e consequentemente, gerar informação que oriente o profissional nas suas decisões, as quais poderão maximizar o lucro e minimizar o custo da organização, ou, no caso de falhas, estas decisões equívocadas, poderão gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos. Por esse motivo, a importância da informação pode apresentar várias diferenças dependendo do valor que é atribuído para cada uma das suas características, conforme podemos observar abaixo:
Precisa: sem erros
Completa: contém todos fatos importantes
Econômica: valor informação x custo produção
Flexível: pode ser usada diversas finalidades
Confiável: dependente método coleta dados
Relevante: importante para tomador decisões
Simples: evitar sobrecarga, alta complexidade
Em tempo: enviada quando necessária
Verificável: pode ser checada através outras fontes
Portanto, é imprescindivel que cada profissional do sistema de informaçao, como também os administradores que fazem parte do desenvolvimento do sistema de informação da organização, desenvolva o S.I., utilizando todas as ferramentas possíveis para obter uma informação com todas as características acima, o que será de total valia pra organização, tanto no alcance de sua visão, como sua missão.